O reencontro com os estudos, 38 anos depois

Aos 55 anos, entregadora ganha bolsa do iFood para tirar o diploma do ensino médio e sonha com a universidade —conheça aqui a história da Elaine Zulato.

Quanta coisa acontece em 38 anos? Carreiras são estabelecidas, romances viram casamento, filhos nascem, crescem, se formam e (às vezes até) saem de casa. No caso de Elaine Zulato, 38 anos foi o tempo exato que ela levou pra voltar a estudar. E o iFood tem uma boa parcela de participação nesse reencontro.

A história de Elaine com o iFood começou há três anos, quando ela se cadastrou como entregadora do iFood para complementar a renda da família. Seu marido já estava aposentado havia algum tempo, e só a renda do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não estava sendo suficiente para fechar as contas de casa. 

Como muitas pessoas que procuram emprego após os 50 anos, ela ouviu vários “nãos” até conseguir, no iFood, seu primeiro trabalho fora de casa. “Qualquer emprego que você procure, a primeira coisa que pedem é ter o ensino médio. Sem ele não é possível abrir porta alguma”, diz Elaine.

Hoje, aos 55 anos, ela está a poucos meses de conseguir o diploma do ensino médio para construir uma nova trilha para a segunda metade da vida. Elaine é uma das bolsistas do Meu Diploma do Ensino Médio, o curso de preparação para pessoas entregadoras do iFood para a prova do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A iniciativa é uma parceria entre a foodtech e o Descomplica. 

“Sempre tive vontade de terminar o ensino médio para dar continuidade aos meus estudos e fazer uma faculdade. Quando apareceu a mensagem no app dos entregadores eu falei: ‘vou tentar’”, diz.

De olho no próximo diploma

Há 38 anos, Elaine reprovou um ano do ensino médio. Na época, ela tinha 17 anos e ficou com tanta vergonha que quis largar os estudos. Dali a algum tempo, começou a namorar o futuro marido, casou-se com ele, teve dois filhos… E a volta aos estudos foi ficando pelo caminho. 

Na verdade, o que Elaine fez foi priorizar os estudos dos filhos, que hoje são uma advogada e um comissário de bordo super orgulhosos da nova jornada da mãe. “Eles me dão muito apoio, principalmente minha filha, que fica mais tempo por São Paulo. Eu peço ajuda e ela me apoia com o que lembra. Na redação, foi ela quem me ajudou a colocar as ideias no papel”, diz Elaine recebendo de volta toda a ajuda que deu quando eram os filhos que estavam estudando.

Elaine voltou a estudar no início de 2022. Ela diz que as matérias que tira de letra são biologia e português, e as que precisa estudar um pouco mais são física e matemática. Ela separa pelo menos duas horas por dia para se preparar para a prova, prevista para ser realizada em 28 de agosto. 

Às vezes ela também senta para estudar à noite. No dia anterior à entrevista que ela deu ao iFood News, por exemplo, a entregadora esticou a jornada até as 2h da manhã. “Estudo todos os dias, pois é muita matéria e o tempo até a prova é curto. E também por ter ficado muito tempo sem estudar”, diz.

Se tudo der certo, Elaine planeja descansar um pouquinho depois dessa maratona para então tentar prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e correr atrás também do diploma do ensino superior. “Gosto muito da área de design de interiores e de enfermagem. Sou bem eclética.”

Muita coisa mudou nos 38 anos que separam essas duas Elaines. Se lá no início da década de 1980 ela sentiu vergonha pela reprovação no ensino médio, agora, no início da década de 2020, ela sente orgulho e uma melhora na autoestima por estar próxima de ser aprovada. 

“Com certeza é uma vida nova, que representa um futuro com muito conhecimento. Não conseguia ajudar meus filhos naquela época e agora, se tiver netos, vou poder estudar com eles. Tenho 55 anos, e para mim é um orgulho estar com essa idade e voltar a estudar”, conta.

Para você, Elaine, para sua família e para todos nós. Boa sorte em agosto!

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas