Papo de Entrega com MC Luizão

Para falar de sua trajetória de vida, sua relação com a arte, e seus sonhos, o iFood News conversou com o jovem MC. Confira!

Luís Henrique Alves, de 25 anos, mora com a mãe, a namorada e a filha em Americanópolis, na periferia da cidade de São Paulo, e faz entregas de moto como parceiro do iFood. Foi assim, “De Entrega em Entrega”, que surgiu a ideia de compor uma música sobre o dia a dia do entregador do iFood e como esse trabalho os ajuda a realizar seus sonhos. Com essa música, Luís conseguiu mais destaque no cenário musical, reacendendo a chama de um sonho que foi quase deixado de lado pelo entregador: “De Entrega em Entrega” levou MC Luizão em direção à realização de seus sonhos.

Dessa forma, Luizão mostra em sua música que — como ele costuma dizer por aí — “Tudo no final dá certo. Se não deu certo, é porque ainda não chegou o final”. Para falar de sua trajetória de vida até aqui, os altos e baixos, sua relação com a arte e seus sonhos, o iFood News conversou num pingue-pongue com o jovem MC.

Confira a seguir a entrevista na íntegra:

iFN: Luizão, conta para a gente: quando você começou a trabalhar como entregador no iFood e por que fez essa escolha?

MC Luizão: Bom, eu comecei a trabalhar no iFood um pouco antes da pandemia, por falta de oportunidades no mercado de trabalho e por estar sem um emprego formal. Tive o incentivo de amigos que já trabalhavam com entregas também. Além disso, a entrega é um meio prático de ganhar um dinheiro, de trabalhar pra mim mesmo, podendo fazer os meus próprios horários, e depender de mim pra ter essa renda.

iFN: Quais são as oportunidades e os desafios de ser entregador do iFood?

MC Luizão: Acredito que o iFood foi uma oportunidade e tanto. Com ela aprendi que você depende apenas de você, aprendi a ter mais responsabilidade, fora os lugares que venho conhecendo a cada dia que passa.

Os desafios de ser um entregador são gigantes. Pra muitos pode parecer que não, mas um deles é você saber que precisa da renda e ter que lidar com chuva, frio ou até mesmo muito sol. Temos que nos desafiar todos os dias pra ir atrás do sustento da família, isso sem contar os riscos no trânsito que, querendo ou não, também se torna um desafio.. Então eu saio de casa cedo em busca de lugares em que a demanda de pedido é maior e isso acaba se tornando mais um desafio.

iFN: Como surgiu a ideia da composição da música “De Entrega em Entrega”, que atingiu 3,5 milhões de visualizações no Youtube?

MC Luizão: A música surgiu pouco tempo depois de eu estar trabalhando como entregador, o que foi mais um incentivo para a composição dela. Mas o motivo maior foi analisar o que acontece dentro da comunidade, e fora também. Eu me baseei muito no que a gente vive no dia a dia e na batalha que é pra gente ir em busca dos nossos sonhos.

iFN: Como era o seu dia a dia antes da música? Mudou alguma coisa depois do lançamento?

MC Luizão: O meu dia a dia antes da música não é tão diferente do que eu vivo hoje, sempre lutando pra ter uma vida melhor, sempre indo atrás do que eu almejo com muita determinação e força de vontade pra chegar onde eu tanto quero chegar.

Mudaram, sim, algumas coisas, e continuam mudando. A luta pela melhoria contínua é a mesma, mas a música já me proporcionou várias amizades. Estou bem conhecido na comunidade onde eu moro e venho cada vez mais crescendo no ramo da música! Consegui um contrato na produtora musical Inexplicável Music, que pra mim foi um dos maiores passos até agora. Antes era difícil produzir uma música, gravar um videoclipe, e hoje graças a eles eu consigo fazer tudo isso.

iFN: Como foi gravar o clipe da música “De Entrega em Entrega”?

MC Luizão: Foi uma experiência e tanto. Foi na gravação desse clipe que eu realmente vi que tinha amigos de verdade. Pra gravar o videoclipe, todas as pessoas que eu chamei me ajudaram de alguma forma, e isso pra mim foi incrível. Gravamos em 3 cenários diferentes, me juntei com outros amigos entregadores para fazer um clipe bem legal. Como nos referíamos aos entregadores, eu peguei a bicicleta e fui até o ponto onde ficavam os amigos e outros entregadores, e foi com a ajuda deles que gravamos o videoclipe.

iFN: A gente reparou que, na música, você fala sobre se modificar a cada entrega, no sentido de evoluir. Como a sua história de vida se mistura com a letra dessa música?

MC Luizão: Sim, “de entrega em entrega foi se levantando”. Essa frase se espelha muito no que eu estava vivendo, porque no começo não estava muito animado, sem emprego e sem ter como gravar uma música, isso vai deixando a nossa autoestima muito baixa. Só que cada vez que eu saía para fazer uma entrega eu me motivava mais e mais, porque eu levava o sustento pra casa e sabia que logo conseguiria gravar minhas músicas. E não é que deu certo? Consegui ajudar a família nas contas em casa e também consegui gravar minha música! Então é daí que vem a parte da música em que eu falo de se levantar a cada entrega e se modificar

iFN: Ainda sobre a letra da música, que fala sobre conquistas sem parar de sonhar… Como você vê o lugar onde você esteve no início, o lugar onde está agora e o lugar onde você ainda quer chegar?

MC Luizão: Eu vejo o começo com muito “pé no chão” de onde eu estou agora. Ainda não cheguei onde quero chegar, mas já é um grande avanço! Eu falo de pés no chão porque temos que ter humildade e perseverança pra alcançar nossos objetivos, e isso nunca me faltou. A cada conquista que eu tenho, agradeço muito a Deus. Sempre antes de pedir as coisas pra ele eu faço uma oração, e sempre quando eu consigo o que quero eu agradeço em oração a ele também. Acho isso importante porque acredito que a perseverança, a humildade e a fé, fazem com que cheguemos onde nós queremos. E hoje eu me vejo realizado por tudo o que já conquistei. Isso é o que me motiva pra chegar onde eu quero estar. Quero dar uma condição melhor de vida pra minha família, não vê-los passando nenhuma necessidade e poder proporcionar uma vida que eu não tive pra minha filha de quatro anos.

iFN: E falando em carreira musical, pode falar um pouco dos seus novos projetos?

MC Luizão: Graças à produtora Inexplicável Music, hoje eu consigo gravar minhas músicas e videoclipes que tanto sonhei. Estou com muitos projetos novos, muita música nova. Inclusive estou planejando minha próxima música referindo-se a nós entregadores. Já lancei depois da música “De entrega em Entrega” mais 3 videoclipes, e estou muito feliz com tudo isso que está acontecendo em minha vida.

iFN: Para encerrarmos, Luizão, o que você gostaria de dizer aos entregadores do iFood?

MC Luizão: O que eu tenho a dizer a eles é que, na vida, às vezes se fecha uma porta para abrir outra porta maior, então nunca desista dos seus sonhos e mostre pra você mesmo que você é capaz! Tem um trecho da minha música “De Entrega em Entrega” que vou deixar como mensagem pra todos os entregadores: “Tamo na busca do progresso, não quero atrasar ninguém, só quero o meu sucesso. Quero meu lugar onde eu tenho que tá, sem tirar o de ninguém eu vi minha vida melhorar.” E é isso.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas