Por que a gente come ovo de chocolate na Páscoa?

Essa história começa lá na França e termina com mais gente pedindo chocolate no iFood hoje

Quando chega a época da Páscoa, as entregas de chocolate mais do que dobram no iFood. Em março e abril de 2021, por exemplo, o app teve um aumento de 50% nesse tipo de pedido em comparação com o bimestre imediatamente anterior —e de 158% em relação ao mesmo período de 2020.

Mas quando começou essa história de presentear as pessoas (ou a nós mesmos) com chocolate na Páscoa, que originalmente é uma data de celebração religiosa? Se você é fã de um ovo de chocolate, recheado, de colher ou trufado, pode gastar seu francês e mandar um merci beaucoup para o país da Torre Eiffel. Afinal, foram os franceses que tiveram a brilhante ideia de esvaziar os ovos de galinha e preenchê-los com chocolate para presentear as pessoas durante o feriado religioso.

O ovo entra na história porque sua relação com a Páscoa é antiga. Ao longo dos tempos e em diferentes civilizações, o ovo foi associado à fertilidade e ao início do ciclo da vida. Alguns historiadores especulam que a tradição de presentear os outros com ovos veio dos persas (região onde onde fica o Irã); outros, dos chineses.

Essa ideia pegou tanto que virou costume nas comemorações do equinócio da primavera no hemisfério norte, que marcavam o fim do inverno e o recomeço de mais um ciclo. Quando os cristãos fixaram a data de comemoração da Páscoa nessa mesma época, levaram consigo a tradição da troca de ovos e a simbologia conferida a eles, que a partir de então passou a ser relacionada à ressurreição de Jesus Cristo.

O chocolate entrou na história mais tarde, quando os europeus chegaram ao continente americano. Levado das Américas para a Europa, o cacau, alimento tradicional de civilizações da América Central, foi modificado para se adaptar ao gosto local. A sua popularização foi tamanha que logo decidiram (no caso, os confeiteiros franceses) unir a delícia de um alimento com uma tradição de longa data.

O resto é história!

Fonte: iFood

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas