Presença de restaurantes pequenos e médios cresce 27% no iFood

Aumento representa 84% dos mais de 270 mil estabelecimentos cadastrados

São Paulo, fevereiro de 2022 – Do restaurante de família ao foodtruck do bairro, os restaurantes PME’s estão ganhando espaço no aplicativo do iFood, maior foodtech da América Latina. Somente no último ano, a presença de pequenos e médios restaurantes cresceu em 27% na plataforma – aumento de representa 84% dos mais de 270 mil estabelecimentos cadastrados.

“Apesar de termos grandes redes na plataforma, os pequenos e médios sempre foram a maioria, não só em presença mas também em número de pedidos. E seguem crescendo”, contextualiza Tamara Abdouni, head de expansão comercial do iFood.

A adesão ao delivery, que já era uma tendência entre os micro e pequenos estabelecimentos, acelerou na pandemia e agora dificilmente sairá do modelo de negócio do setor. “Nem digo mais que é tendência porque agora é realidade”, afirma Michelle de Melo Santos, gestora estadual de serviços do Sebrae-SP que atende o segmento de alimentação. “Os restaurantes precisam atender por meio do delivery porque o consumidor quer praticidade, rapidez e conveniência e não vai abrir mão desse estilo de vida.”

Pesquisa FIPE: parceiros do iFood geram mais empregos, com melhores salários

Na contramão do aumento do desemprego no Brasil, os restaurantes cadastrados no iFood criaram, em média, 10.472 empregos por mês entre 2015 e 2019, enquanto os que não operam na plataforma tiveram uma perda líquida de 5.676 postos. É o que revela a pesquisa “Impacto econômico do iFood no setor de restaurantes nas regiões brasileiras”, realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a pedido do iFood, para estimar como a adesão à plataforma impacta o setor de restaurantes. No mesmo período, a taxa de desemprego no país foi de 9,6% para 11,9%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A presença do iFood impactou positivamente o mercado de trabalho: o saldo foi que 4.796 postos de trabalho foram gerados ou preservados por mês —ou uma média de 1,7 emprego a mais em cada restaurante, mesmo considerando o resultado negativo de quem não é parceiro. Além disso, o salário médio dos funcionários dos restaurantes aumentou depois que eles aderiram ao iFood: foi de R$ 1.331 para R$ 1.457 mensais.

Mais informações em: portal iFood News

Vantagens do Chef

A fim de trazer soluções econômicas para os mais de 270 mil restaurantes parceiros, o iFood — maior foodtech da América Latina, tem investido em ações que proporcionam economia em despesas básicas como gás de cozinha, consumo de água e energia. Com esse propósito o iFood viabilizou o Vantagens do Chef, um programa diretamente ligado a proporcionar economia em produtos e serviços dos pequenos e médios restaurantes cadastrados. Ao todo, são mais de 7 mil restaurantes cadastrados e uma economia de 15 milhões de reais no último ano.

Sobre o iFood

O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. Recentemente foi lançado o iFood News, portal de notícias do iFood que promove temas da atualidade como Nova Economia e conteúdos sobre as curiosidades do negócio, cases de sucesso dos parceiros além da abordagem de tendências e inovação do segmento.

Mais informações: imprensa@ifood.com.br / ifood@agoracomunica.com.br

news.ifood.com.br / @ifoodnewsbrasil

Informações Imprensa

Bruna Nascimento | Ágora Comunicação

bruna.nascimento@agoracomunica.com.br

(11) 99171-6314

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas