Responsabilidade social importa sim: saiba tudo sobre essa prática fundamental para qualquer negócio

Uma exigência cada vez mais em alta no mercado que reflete decisões de consumidores, a responsabilidade social é um conjunto de ações e práticas em prol da sociedade. 

Marcas focadas em fazer um mundo melhor são preferidas por 72%  dos brasileiros ouvidos pelo relatório Eldeman Trust Barometer 2021: Confiança, o novo capital da marca. 

Portanto, saiba tudo sobre o conceito, quais são os tipos, como implementá-la nas empresas e exemplo de empresas socialmente responsáveis, com destaque para o iFood

O que é responsabilidade social?

Responsabilidade social (RS) é o termo que define as iniciativas voluntárias de cidadãos e empresas em prol do bem-estar e desenvolvimento da sociedade e do meio ambiente

Nesse sentido, organizações e indivíduos devem se responsabilizar pelo impacto causado por suas ações e decisões para o planeta, e de como elas serão gerenciadas.  

Como o conceito ganhou força nas empresas nas últimas três décadas, normas, certificações e diretrizes foram sendo criadas no mundo todo. 

No Brasil, por exemplo, umas das normas que regulamenta a RS é a ABNT NBR ISO 26000, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).  

Já no sistema de gestão, passível de auditoria, vai se regulamentar pela norma ABNT NBR 16001, por meio do Programa Nacional de Certificação em Responsabilidade Social. 

Qual sua importância nas empresas?

A importância da responsabilidade social para as empresas e as pessoas está no fato de que 

todos desempenham um papel de corresponsabilidade no desenvolvimento da sociedade. 

Por isso, ter um comportamento ético e moral positivo, com foco no bem-estar comum, é um dever de todos que buscam viver em um mundo mais justo, sustentável e igualitário. 

Um exemplo disso é a adoção do consumo consciente, prática sustentável e ecologicamente correta. 

Desta forma, poderá minimizar ou até mesmo reverter diversos problemas socioeconômicos e ambientais, que vamos enfrentar diariamente. 

Quais são seus objetivos?

Os objetivos da responsabilidade social são, num sentido mais amplo, os de promover um futuro melhor para todas as gerações. 

Nas organizações, são o de proporcionar qualidade de vida, saúde e bem-estar na empresa, além de cuidar do meio ambiente e criar vínculos com a comunidade na qual está inserida. 

Portanto, o conceito está diretamente ligada à ética e à transparência da gestão de um negócio, com ênfase na qualidade ambiental e justiça.  

Tipos de responsabilidade social

Existem quatro tipos de responsabilidade social: empresarial (RSE), corporativa (RSC) e ambiental (RSA) e individual

Responsabilidade Social Empresarial 

A (RSE) diz respeito à gestão socialmente responsável do negócio e de como suas ações impactam a sociedade e os stakeholders (acionistas, fornecedores, governo e clientes). 

Além da confiança, o conceito é importante pois uma empresa ética e responsável ganha reputação, o que traz vantagem competitiva. 

A RSE está baseada em quatro pilares que são: responsabilidade econômica (ser uma empresa lucrativa), responsabilidade legal, (obedecer a lei), responsabilidade ética e responsabilidade filantrópica. 

Responsabilidade Social Corporativa 

A (RSC) é muito semelhante à RSE. Porém, mais focada no público interno, como colaboradores e diretores, suas famílias e a comunidade na qual está inserida. 

Assim como a responsabilidade social empresarial, a RSC tem a ver com o compromisso que uma organização assume com a sociedade por meio de ações e posturas éticas e responsáveis. 

Responsabilidade Social Ambiental (RSA) 

A (RSA) ou Socioambiental é a mais atual das responsabilidades sociais, pois está relacionada às preocupações com o meio ambiente. 

Políticas de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente são os principais objetivos da RSA.

Produção mais limpa, manejo adequado dos resíduos, uso racional de recursos naturais estão entre as práticas de uma empresa ou organização ambientalmente responsável. 

Responsabilidade Social Individual

A Responsabilidade Social Individual relaciona-se com as atitudes de cada pessoa e como elas impactam a sociedade e a comunidade. 

O desenvolvimento social não depende apenas das ações e estratégias empresariais e governamentais, mas também do que cada um faz para tornar o mundo um lugar melhor.

Repensar o papel na sociedade, ser um consumidor consciente, cuidar da família e da comunidade, olhar para o próximo e para o coletivo, são atitudes individuais benéficas a todos. 

Quais são as características essenciais da responsabilidade social? 

As características essenciais de uma empresa são: responsabilização, transparência, comportamento ético, respeito pelo interesse das pessoas interessadas nas decisões da organização. 

Além disso, o atendimento aos requisitos legais, ou seja, estar em conformidade com a lei, o respeito pelas normas internacionais de comportamento e universalidade dos direitos humanos também são atributos. 

Exemplos de responsabilidade social

São exemplos: boas práticas de governança, práticas leais de concorrência, promoção da diversidade e combate à discriminação, ações sociais de interesse público. 

Outras ações são o combate à pirataria, sonegação e corrupção, defesa dos direitos das crianças e adolescentes e combate ao trabalho infantil. 

São práticas de responsabilidade social a promoção de modelos sustentáveis de desenvolvimento, produção, distribuição e consumo de bens e serviços. 

Também incluim-se a proteção do meio ambiente e dos direitos das gerações futuras.   

Ética e responsabilidade social: quais as diferenças?

São conceitos distintos, mas complementares. A ética está relacionada aos valores morais e princípios que orientam o comportamento humano.

Enquanto isso, a responsabilidade social diz respeito ao impacto das ações das empresas na sociedade e no meio ambiente. Além disso, envolve o compromisso das empresas em agir de forma ética e sustentável, promovendo ações que beneficiem a sociedade.

Ambas são importantes para o sucesso e a reputação das empresas, pois a ética influência diretamente a tomada de decisões e a forma como as organizações são percebidas. 

Já a responsabilidade social contribui para a construção de uma imagem positiva e duradoura, que pode atrair clientes e investidores.

Sustentabilidade e responsabilidade social: qual a relação entre os dois conceitos?

A relação entre sustentabilidade e responsabilidade social é a de interdependência, ou seja, sem ser sustentável uma empresa não pode ser considerada socialmente responsável. 

A sustentabilidade de uma empresa vai se assegurar em três pilares: lucro, qualidade ambiental e justiça social. 

Uma empresa sustentável busca o lucro sem exploração de pessoas nem degradação ambiental, comprometendo-se com o desenvolvimento da sociedade por meio do conceito. 

Qual a diferença entre responsabilidade social e ética?

A ética é o conceito que norteia princípios e padrões orientadores do comportamento no ambiente de negócios. Ou seja, vai falar dos valores que não vamos colocar à prova. 

Enquanto isso, a responsabilidade social promove a maximização dos efeitos positivos e minimiza os efeitos negativos das ações de uma empresa para a sociedade como um todo. 

Desta forma, a ética é uma das dimensões da responsabilidade social de uma empresa, bem como as dimensões legais, econômicas e filantrópicas. 

Responsabilidade social: como implementá-la em uma empresa?

Implementar o conceito em uma empresa exige um fluxo de ações complementares e contínuas, que devem ser periodicamente revistas pela empresa. 

O e-book Responsabilidade Social Empresarial, do Sebrae, traz sete dicas para a implementação do conceito em uma empresa. Veja abaixo quais são. 

  • Identifique os gatilhos, ou seja, as ações da empresa diante de uma crise ou ameaça, de forma proativa e antecipadamente para que eles sejam pontos de partida na resolução de problemas ou para evitar problemas futuros. 
  • Após identificar o problema, prepare argumentos sólidos, com o máximo de informações possíveis, para que seja montado um plano de ação, com análise de riscos e oportunidades. 
  • Avalie a abrangência de questões como ética nos negócios, meio ambiente, saúde e bem-estar, diversidade e direitos humanos e como elas se relacionam com o problema em questão e como envolver a empresa e o público de interesse. 
  • Comprometa-se a agir para resolver o problema de forma transparente e ética de modo a diminuir riscos e ampliar oportunidades de negócio. 
  • Integre estratégias e crie diretrizes para o processo de resolução para que seja favorável a todos envolvidos e que todos saiam ganhando. 
  • Inclua o público com diálogos constantes, coerentes e contínuos e parcerias para a compreensão da necessidade de todos os envolvidos. 
  • Ao final do processo, fazer relatórios e avaliar os resultados a fim de entender o que vai precisar melhorar. 

Exemplos de empresas com responsabilidade social

De acordo com o Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa no Brasil, de 2020, as empresas que lideram com são: Natura, Grupo Boticário e Ambev.  

O iFood apareceu pela primeira vez na lista como exemplo de empresa com transparência e boa governança. 

Analista de responsabilidade social: o que faz? 

Um analista de responsabilidade social é responsável por avaliar, planejar e executar projetos e programas que visam melhorar a relação entre empresas e a sociedade. 

Suas atividades incluem a identificação de questões sociais relevantes, a definição de estratégias para abordá-las, o engajamento de stakeholders e a avaliação de resultados.

Esse profissional também é responsável por promover a transparência e a ética nos negócios, além de garantir o cumprimento de leis e regulamentos relacionados à responsabilidade social corporativa. 

Por fim, ele pode trabalhar em organizações de diferentes setores e portes, desde empresas privadas e organizações não governamentais.

Quando contratar um analista de responsabilidade social?

Normalmente, vamos contratar esse profissional quando a empresa tiver a estratégia de melhorar sua atuação social. 

Assim, esse analista vai desenvolver um planejamento para promover ações que vão impactar a sociedade, política e ambientalmente. 

A contratação desse profissional também pode representar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Isso porque vai mostrar para o mercado o desejo da marca de conquistar a confiança dos consumidores.

4 ações de responsabilidade social para implementar na sua empresa

Confira algumas ações que podem ajudar sua empresa a construir uma responsabilidade social:

  1. Programas de voluntariado para os funcionários, promovendo engajamento e bem-estar na comunidade.
  2. Implementação de práticas sustentáveis, como a redução do uso de plástico e a utilização de fontes de energia limpa.
  3. Campanhas de arrecadação de fundos ou doações para instituições de caridade.
  4. Criação de oportunidades para a contratação de grupos vulneráveis, como pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social.

O que não é considerado responsabilidade social?

Caridade, boa ação e alguns tipos de filantropia não são responsabilidade social. Assistencialismos disfarçados de ações de marketing também não são. 

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