Robô Ada: entregas inteligentes e sustentáveis são o futuro

Na meta de chegar à pelo menos 50% de entregas com modais não poluentes até 2025, o iFood investe em robôs como a Ada na logística. Saiba mais!

Neste mês da mobilidade, o iFood News já apresentou um dos modais sustentáveis em que o iFood vem investindo esforços: os drones. Ainda sobre os desafios da mobilidade urbana e a busca por meios de transporte que se utilizem de energia limpa e renovável, outro modal que promete ajudar o iFood a atingir a meta do iFood Regenera – pilar de sustentabilidade da foodtech – de ter pelo menos 50% das entregas feitas por modais não poluentes é a robô ADA.

A ADA, desenvolvido pelo iFood em parceria com a Synkar (empresa brasileira especializada em inteligência artificial), é um veículo autônomo, 100% elétrico e ecologicamente correto. Tem capacidade para transportar até 30kg e autonomia de 12 horas. Como um sistema de iluminação interna que utiliza raios ultravioleta (UV), é capaz de eliminar microorganismos e aumentar a segurança da entrega.

“Buscar soluções não poluentes e que dinamizem a logística são fundamentais para melhorarmos a experiência como um todo e garantir um futuro com cada vez menos impacto no meio ambiente”, diz Fernando Martins, Head de Inovação no iFood. Ele explica que o objetivo da empresa com a ADA é complementar o leque de modais de forma mais inteligente, segura e sustentável. “Trata-se de um modal sustentável de entrega que agrega alta tecnologia e que, ao lado dos demais formatos, pode otimizar e tornar a entrega mais ágil”.

A iniciativa está entre as ações do iFood Regenera. “Dessa forma, o iFood caminha para ser a primeira empresa brasileira de delivery a oferecer impacto ambiental positivo. A ideia é continuar crescendo, mas sempre de forma responsável”, afirma Martins.

Entrega ecologicamente correta

Desde agosto deste ano, a robô ADA funciona em horário comercial no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. Ao receber o sinal do aplicativo do iFood, a ADA segue sua rota, de forma autônoma, até o restaurante indicado. Após coletar o pedido, dirige-se a um ponto de encontro, onde um mensageiro retira o pedido e entrega no iFood Hub – espaço estrategicamente localizado no shopping para facilitar a distribuição do pedido para o entregador que fará a entrega ao consumidor. A abertura da ADA para colocação e retirada do pedido funciona a partir da tecnologia de QR Code e é feita somente por pessoas autorizadas.

Origem do nome ADA

ADA foi o nome escolhido para batizar o robô autônomo e sustentável do iFood. Essa foi uma homenagem à matemática e escritora Ada Lovelace, conhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina.
“A escolha do nome tem a ver com o nosso propósito, que é continuar rompendo paradigmas, assim como fez Ada Lovelace”, explica Fernando Martins.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas