Salário em criptomoeda? Agora tem —e o próximo pode ser o seu

Pesquisa mostra aumento do número de profissionais que recebem via carteira virtual, especialmente na América Latina

Será que seu próximo salário pode chegar na forma de criptomoedas? Por enquanto, essa forma de pagamento está disponível para uma minoria. No primeiro semestre de 2022, 5% dos trabalhadores que estão em home office receberam seus vencimentos na carteira virtual. Mas já houve um crescimento: no segundo semestre de 2021, eram só 2%. 

Esses dados vêm de uma pesquisa realizada pela Deel, startup que faz a intermediação da contratação de profissionais por empresas de diferentes nacionalidades. O levantamento foi feito com 100 mil profissionais contratados pela instituição. A Deel foca em trabalhadores jovens (a maioria com até 35 anos) que atuam em finanças e tecnologia. Os pagamentos foram feitos nas seguintes moedas: Bitcoin, USDC, Ethereum, Solan e Dash.

Carteiras virtuais da América Latina foram o destino de dois terços desses pagamentos (67%). Segundo a Exame, a preferência e a popularidade dos ativos digitais pode ser explicada pela instabilidade econômica presente já há algum tempo na região. 

Profissionais da Europa, do Oriente Médio e da África (que fazem parte de uma das subregiões do estudo) ficam com o segundo posto entre os que preferem receber o salário em moedas digitais (24%).

O que dá para comprar com Bitcoin?

Dá para usar moeda digital para comprar coisas no mundo real? Sim, até mesmo para fazer um pedido no iFood. Não diretamente, como pagar no cartão de crédito, mas sim na forma de vale-presente. 

O iFood fechou uma parceria com a carteira de criptomoedas Bitfy. Quem se cadastrar lá pode comprar vale-presentes válidos como meio de pagamento em restaurantes e mercados. No Brasil, as criptomoedas também podem ser usadas para comprar ingressos para o cinema, imóveis, roupas e refeições em restaurantes. 

Dá para sacar Bitcoin em dinheiro?

Sim. O site de finanças pessoais Finance One mostra que existem duas maneiras de realizar essa operação: transferir Bitcoins para uma conta corrente ou para um cartão de crédito. 

Mas isso não quer dizer que seja uma operação rápida ou gratuita. A troca de criptomoeda por dinheiro em papel é uma ação de câmbio, portanto está sujeita também a taxas, perdas e ganhos.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas