Startup: 6 pontos que mostram a hora certa de captar investimento

O Brasil já é a quarta maior economia digital do mundo. Lideramos diversos rankings dos principais apps utilizados pelas pessoas no dia a dia, temos a terceira maior quantidade de unicórnios do mundo, representamos 50% da atividade de capital de risco na América Latina e estamos, de forma geral, apenas atrás de Estados Unidos, China e Israel. 

É normal a cada semana acontecer de duas a três rodadas de investimento de expressão no ecossistema brasileiro. Esse contexto promissor leva muitas startups a pensar na necessidade de captar investimentos, mesmo que essa premissa não seja verdadeira.

Como é possível saber se estou no momento certo ou não para levantar uma rodada de investimentos para minha startup? Seria impossível afirmar um padrão para classificar automaticamente as startups, mas algumas recomendações e boas práticas que são observadas são:

  • Você já tem time de fundadores com competências complementares necessárias para escalar o negócio
  • O produto já está no ar, interagindo com clientes, coletando feedbacks e melhorando constantemente; 
  • O negócio está transacionando valores financeiros ou os usuários estão usando o produto, gostando, voltando e indicando para mais pessoas; 
  • Mês após mês, já se tem um crescimento dos principais indicadores financeiros, mercadológicos e de produtos, por um semestre consecutivo você observa que tem tração; 
  • Chegou o momento em que a sua rede de contatos ficou saturada e você precisa de novas introduções estratégicas; 
  • Começaram a surgir desafios e dilemas, e você não faz ideia de qual caminho seguir (e ter um mentor ou uma mentora poderia ajudar).

Se você se identificar com a maioria dessas questões, pode ser que realmente levantar uma rodada tenha muito valor para sua startup. Mas é preciso tomar cuidado para evitar excessos, afinal muito capital pode enviesar bons resultados ou camuflar desafios e erros. 

O valor a ser captado para sua startup e o percentual societário a ser negociado vão depender muito do momento da startup, de maturidade como negócio e da modalidade de investimento escolhida, como aceleradora, investimento anjo, capital seed, venture capital e venture debt. O valor basicamente vai precisar ser sua necessidade de capital pelos próximos 18 meses, tempo médio em que as startups brasileiras abrem rodadas de captação. Dessa forma, entender qual é a melhor modalidade e os reais motivos por que você precisa levantar uma rodada são pontos que vão fazer você usar esses recursos de uma melhor forma.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas