Startup de A a Z: um guia para começar nesse universo

Um guia com os principais termos do ecossistema das startups, para começar como startupeiro(a) ou ampliar seus conhecimentos.

O que um unicórnio tem a ver com o mundo dos negócios? O que é um ICO ou um KPI? Todos esses termos pertencem ao universo das startups, empresas que já nascem focadas no uso da tecnologia para trazer inovação e crescer em escala.

O ecossistema já é bem maduro no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Startups, há quase 14 mil delas espalhadas pelo país. No ranking da associação, os maiores polos de startups são as cidades de São Paulo (2.786), Rio de Janeiro (725), Belo Horizonte (631), Porto Alegre (570) e Curitiba (391). E seus principais focos são nas áreas de Educação, Finanças, Saúde e Bem-estar, Internet, E-commerce e Varejo.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, preparamos um minidicionário que resume as principais palavras e expressões para quem quer dar os primeiros passos como startupeiro(a) — ou, quem sabe, ampliar ainda mais os seus conhecimentos.

A

Acqui-hiring: Aquisição ou compra de empresa, focada em trazer o time para dentro de outra empresa, com a intenção de adquirir talentos.

Adtech: Empresa que desenvolve tecnologia na área de anúncios.

Advisor: Conselheiro que atua na startup. Geralmente é uma pessoa que atua no mercado da empresa e contribui para o desenvolvimento do negócio por meio de sua rede de relacionamentos e de consultorias ou assessorias.

Angels: Investidores que apostam em grandes ideias que ainda não são negócios formados.

Aporte: Qualquer apoio dado às startups, seja financeiro ou por meio de mentoria.

ARR (Annual Recurring Revenue): Receita anual recorrente, ou seja, quanto uma empresa estima receber no ano seguinte com as assinaturas de um serviço.

B

B2B (Business to business): Formato em que as soluções/produtos são negociados entre empresas.

B2C (Business to consumer): Formato em que as soluções/produtos são negociados entre empresa e consumidor final.

Backlog: Quadro de tarefas a serem realizadas sem prioridade imediata.

Benchmarking: Comparação entre produtos/serviços/empresas para extrair informações para implementação de melhorias ou diferenciais competitivos.

Burn Rate: Quanto a empresa gasta a mais do que sua receita, ou seja, quanto do capital investido está “queimando”.

C

Capital de Giro: Dinheiro “guardado” necessário para que a empresa se mantenha e faça investimentos por determinado período de tempo.

Canais de tração: Meios de alcançar um público em escala, online ou offline.

Core Business: É o negócio principal da empresa, uma expressão usada para se referir à razão pela qual um empreendimento existe.

CEO (Chief of Executive Officer): Diretor executivo ou presidente da empresa.

Churn Rate: É o “índice de cancelamento de clientes”, métrica de quantos cancelaram o serviço ou deixaram de consumir da empresa.

D

Design de Serviços: Metodologia de criação de negócios/serviços.

Downgrade ou Downsell: Quando o cliente muda o objeto da compra para outro com menor valor ou o altera para um plano de menor valor.

Design Thinking: Técnica aplicada no processo de inovação, que tem como objetivo entender os problemas de forma mais ampla.

Double Diamonds: Método do Design Thinking com 4 fases: Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar.

Daily: Reunião diária de alinhamento de time com foco no desenvolvimento e acompanhamento de um projeto.

E

Empreendedorismo Social: Empresa que tem como foco causar impacto social ou ambiental –e que pode ou não ter fins lucrativos.

Early-stage: Empresa em estágio inicial.

Ecossistema: Conjunto de agentes (pessoas, empresas etc) que atuam em conjunto.

Escalabilidade: Capacidade de entregar o mesmo produto/serviço para um grande público.

F

Feature: Funcionalidade de um produto, normalmente algo que é acrescentado a determinada ferramenta.

Fintech: Empresa de tecnologia voltada para o mercado financeiro.

Fluxo de Caixa: Fator que determina quanto de dinheiro entrou e saiu da empresa em determinado período.

Follow up: Acompanhamento de alguma tarefa, desdobramento ou processo.

Founder: Criador(a) de um negócio.

G

Growth Hacking: Técnicas de marketing específicas para crescer em escala.

Golden Circle: Metodologia focada em responder 3 tipos de pergunta (“Por quê? Como? O quê?”) para esclarecer o propósito de algo.

Growth: Etapa de crescimento, quando a startup começa a escalar e adquirir uma fatia maior do mercado.

Growth Capital: Investimento realizado em estágio de escala, na qual a startup já está mais amadurecida.

Growth Hacker: Profissional que aplica técnicas de Growth Hacking.

H

Hackathon: Maratona de programação, um evento competitivo que aguça a criatividade dos participantes que topam o desafio proposto.

Heavy User: Usuário que aproveita o máximo de funções que um produto/serviço oferece.

Hurdle Rate: Taxa mínima de retorno ou atratividade de investimento.

I

ICO (Initial Coin Offering): Oferta inicial de uma nova criptomoeda para arrecadação de fundos.

Incubadoras: Entidades que promovem e estimulam empreendimentos inovadores, no início ou já em operação.

Intraempreendedor: Colaborador ou colaboradores que buscam, criam e implementam ideias dentro de uma empresa, visando analisar cenários e encontrar oportunidades.

IoT (Internet of Things): Internet das coisas, que abrange tecnologias que possibilitam que diferentes objetos se conectem à internet e interajam com ela.

IPO (Initial Public Offering): Oferta pública de ações, abertura de capital de uma empresa na Bolsa de Valores.

J

Jornada do cliente: Caminho que o cliente percorre desde quando conhece a solução até a última interação que tem com a empresa.

K

Know-how: Conhecimento específico e especializado sobre um assunto.

KPI (Key Performance Indicator): Indicador chave de performance, ou seja, métrica importante para entender o progresso de uma startup.

L

Lean Startup: metodologia de gestão focada em identificar e eliminar desperdícios nos processos da startup.

Lead: Contato de um potencial cliente, que será usado para iniciar uma negociação ou venda.

Long-tail: Estratégia que busca um retorno em longo prazo; também define palavras-chave que atingem um nicho específico.

LP (Limited Partner): Pessoa que investe em um fundo mas não faz parte do conselho de avaliação do investimento a ser realizado.

LTV (Lifetime value): Valor do tempo de vida, referente ao ciclo em que um cliente permanece pagando pela solução ou produto.

M

Marketplace: Plataforma que conecta duas pontas de fornecimento de produtos ou serviços, compradores e vendedores.

Meetup: Encontro para discutir determinado tema.

Mentores: Pessoas com conhecimento de mercado que auxiliam no desenvolvimento do negócio ou de projetos específicos.

MVP (Minimum Viable Product): Produto rudimentar que representa a proposta da startup e pode ser testado o quanto antes.

N

Networking: Rede de contatos profissionais.

NPS (Net Promoter Score): Métrica que analisa o nível de satisfação dos clientes com a solução e se recomendariam o produto/serviço para outras pessoas.

No Shop Provision: Cláusula que protege o empreendedor quando um investidor pede para encerrar outras negociações para manter a exclusividade de uma proposta que está sendo negociada.

O

OKR (Objectives and Keys Results): Composto por “Objetivos”, fundamental para dar direção ao negócio, e “Resultados-Chave”, responsável por quantificar a meta necessária para atingir o objetivo.

Onboarding: Técnicas que buscam ambientar o usuário de determinada plataforma. Também é muito conhecido como um processo de integração de um colaborador na equipe.

P

Pitch: Ato de apresentar sua ideia para investidores e/ou mentores.

PME: sigla para pequenas e médias empresas.

Pivotar: Mudar a estrutura da startup no modelo de negócios ou na solução proposta.

Pré-Money: Valor de mercado antes do recebimento de determinado investimento.

Product Owner: “Dono do produto” é a pessoa responsável por dar as diretrizes para o desenvolvimento do produto.

Q

QBR (Quarterly Business Review): Também conhecida como Revisão Trimestral de Sucesso, é a revisão formal do processo com clientes e tomadores de decisão.

R

ROI (Retorno de Investimento): Cálculo que demonstra a taxa de lucro, ou seja, o retorno de determinado investimento.

Rollback: Ato de descartar alterações realizadas em um código.

Round: Rodada de investimento.

S

Scale: Estágio em que a startup desenvolve seu potencial de mercado atingindo um maior número de usuários, também conhecida como fase de tração ou escala.

SCRUM: Metodologia de gestão ágil de projetos, comum em startups.

SEO (Search Engine Optimization): Conjunto de estratégias para potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de busca.

Stakeholder: Refere-se às partes interessadas e/ou envolvidas em um projeto ou empresa.

T

Tração: É o modo de atingir um maior número de usuários.

Trade-off: Custo de oportunidade; uma troca ou transação em que há alguma perda para ganhar um benefício.

Trial: Modelo de testes com um período definido (semanal, quinzenal, mensal, etc) para uso de um produto, sem custos.

Turnover: Rotatividade de colaboradores na empresa.

U

Unicórnio: Startups que chegam ao valor de mercado de US$ 1 bilhão.

Upgrade ou Upsell: Técnica de vendas que permite vender um produto/serviço com maior valor agregado do que o oferecido antes.

User Friendly: Interface/produto amigável ao usuário, com linguagem de fácil entendimento.

V

Valuation: Avaliação da empresa, realizada normalmente para definir o valor acionário para um investimento.

Venture Builder: Organizações que criam empresas por meio de suas ideias e recursos, criando sinergia entre elas.

W

Workflow: Fluxo de trabalho, referente à sequência de passos a serem executados.

Webinário: Apresentação/seminário online.

White label: Empresa que cria apps e websites voltados para negócios de um nicho específico a partir de um modelo, dando agilidade na implementação e conectando os clientes do negócio.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas