Sustentabilidade Financeira na Empresa: por que e como começar?

Você sabe o que é sustentabilidade financeira e como ela se relaciona com a saúde das empresas? Confira neste artigo conceito e dicas de como implementar em seu negócio

Você sabe o que é sustentabilidade financeira e como ela se relaciona com a saúde das empresas? Confira neste artigo conceito e dicas de como implementar em seu negócio

A pauta de sustentabilidade financeira tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões corporativas. Você pode não relacionar o termo ao conceito, mas ele é tão antigo quanto a necessidade de ser implementado nas empresas.

É a gestão eficaz de recursos que mantém um negócio saudável e viável. Embora essa teoria pareça óbvia, nem sempre ela é colocada em prática. E o resultado disso são empresas deficientes e desequilibradas.

No texto abaixo você entende mais sobre o conceito e a importância da sustentabilidade financeira. Além disso, confere dicas para implementá-lo em seu negócio. Boa leitura!

O que é sustentabilidade financeira?



Provavelmente a primeira associação que você faz do termo sustentabilidade é a ambiental. Embora essa seja, de fato, a aplicação mais comum, há também outros cenários, entre eles o financeiro.

Assim como no meio ambiente, a sustentabilidade financeira fala sobre desperdícios de recursos. Quando falamos dos recursos de uma empresa, nos referimos a tudo que a mantém ativa. É o caso dos recursos materiais, financeiros, humanos e até mesmo as informações.

E o que é uma empresa sustentável financeiramente? É aquela que usa seus recursos de maneira inteligente e que os aproveita por completo, evitando despesas desnecessárias. Quem aplica esse modelo em seu negócio atua estrategicamente, atendendo às necessidades do presente, mas vislumbrando as necessidades do futuro.

>>> E falando em futuro, você já ouviu algo sobre Finanças Descentralizadas (ou Defi)? Neste texto do iFood News você entende mais sobre o conceito que irá revolucionar o futuro financeiro de pessoas e empresas.

Por que aplicar sustentabilidade financeira nas empresas?

Quando se fala em empresa saudável, em que tipo de negócio você pensa? Provavelmente naqueles que têm o caixa no azul, que fazem uma gestão eficaz, que aproveitam ao máximo seus recursos e que planejam estrategicamente suas ações, certo? Para todos esses tópicos, ter as finanças sustentáveis é fundamental.

Quando uma empresa otimiza os recursos que tem disponível, automaticamente otimiza também os seus custos. Afinal, quando se explora ao máximo um recurso, não é preciso dispender mais investimentos para sua reposição. Isso faz com que ela fique mais sustentável, gere maior economia e aumente seus lucros.

Outra vantagem de gerar economia através do uso racional e inteligente dos recursos é viabilizar o desenvolvimento do negócio, seja mantendo projetos de longo prazo, seja através da execução de iniciativas que exijam investimento. Isso sem falar na possibilidade de manter fundos de reserva para situações de emergência.

Como começar a aplicar isso no meu negócio?

A essência da sustentabilidade financeira está diretamente ligada a uma gestão eficaz e a um planejamento estratégico. Por isso, sua implementação exige atenção a todos os aspectos da empresa, desde a liderança até a gestão de pessoas. Confira abaixo algumas dicas de como colocá-la em prática dentro da sua empresa.

>>> Quer empreender, mas está preocupado com as finanças? Confira cinco dicas fundamentais para dar os primeiros passos.

Tenha visão e equilíbrio de gastos

Pode parecer loucura, mas muitas empresas não têm uma visão ampla sobre seus gastos mensais. Quando isso acontece, elas consolidam apenas seus custos fixos, como salários, aluguéis e tributos, deixando de lado investimentos menores, como a compra e manutenção de equipamentos e a aquisição de softwares e plataformas.

Para reverter essa situação, a dica é colocar tudo na ponta do lápis – ou, melhor dizendo, em sistemas específicos de controle financeiro. Dessa maneira, você tem visão total sobre o que consome dinheiro e pode criar planos para contenção ou melhor aproveitamento da verba.

Pague os impostos em dia

Embora tenhamos dito no tópico acima que as empresas têm visão sobre seus tributos, muitas vezes eles também são negligenciados em meio a desorganização da área. Nem é preciso entender de finanças em profundidade para saber o quanto isso gera de prejuízos para a saúde de um negócio.

Nesse caso, a solução é ter uma gestão tributária eficiente, que avalie todos os impostos e tributos devidos, organize-os e faça projeções e o acompanhamento devido de todos eles.

Planeje cada movimento

Planejamento é a chave para qualquer pessoa ou empresa que queira ser sustentável, saudável e, principalmente, durável. E não pense que isso só está relacionado a colocar as ideias no papel.

Planejamento envolve definição de metas e prazos, acompanhamento de indicadores, a elaboração de projeções, a definição de custos, bem como de expectativas de ganhos e perdas.

Conclusão

São inúmeros os desafios de ter e, principalmente, manter uma empresa. Não basta olhar para o futuro sem que um ambiente sustentável seja criado no presente – e isso exige disciplina, planejamento e estratégia. É por isso que a sustentabilidade deve ser incorporada cada vez mais dentro dos negócios. E mais: vista como um de seus pilares.

Dica extra: ainda mais importante que olhar para o seu negócio, é olhar para você como empreendedor. Afinal, só uma base bem fundamentada é capaz de gerar frutos. Se você quer crescer ainda em 2022, confira neste artigo as dicas que o LinkedIn Top Voice Eberson Terra tem para você.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas