Por que é cada vez mais importante usar tecnologia na educação 

Saiba quais são os benefícios de usar ferramentas tecnológicas no ensino e como o iFood apoia esse movimento

Para muitos especialistas, utilizar a tecnologia na educação é uma poderosa ferramenta de aprendizado. Isso porque esse é um recurso que pode ser usado a favor da inclusão social no ensino e para aumentar o envolvimento de alunos com os conteúdos ensinados.

A tecnologia também facilita o aprendizado, que passa a ser personalizado, e ajuda professores e professoras a criar seus planos de aula. 

As restrições da pandemia da COVID-19 mostraram quão importante é o papel da tecnologia na educação, uma vez que as aulas só foram possíveis por causa dos recursos tecnológicos. 

Qual a importância da tecnologia na educação?

O uso da tecnologia é relevante porque permite aos alunos ampliar o conhecimento e aprender de forma interativa, personalizada e acessível. 

Para acompanhar a geração dos nativos digitais, que já cresceram mexendo em computadores, celulares e tablets, os professores e as instituições passaram a adotar recursos tecnológicos nas salas de aulas. 

Isso porque o envolvimento desses alunos no processo educacional e pedagógico é mais eficaz quando são utilizadas ferramentas inovadoras e tecnológicas.   

Outro ponto importante da tecnologia na educação, independentemente da geração dos alunos, é promover a alfabetização e o letramento digital e, desta forma, a inclusão digital. 

Além disso, o uso da tecnologia na educação mira o futuro, uma vez que 65% das crianças do ensino fundamental terão profissões que ainda não existem, segundo pesquisa do Fórum Econômico Mundial

Nesse sentido, as tecnologias digitais têm se tornado parte das esferas da percepção, do conhecimento e do aprendizado, ampliando o engajamento de alunos e facilitando o ensino. 

5 benefícios da tecnologia na educação

Usar recursos tecnológicos no ensino impacta a sociedade de diversas maneiras. E traz alguns benefícios, como:

  • Acesso a informações: alunos têm acesso a uma grande quantidade de informação a respeito de diversos assuntos e matérias, em tempo real, o que amplia a compreensão deles sobre os temas estudados em sala de aula; 
  • Maior interação: cresce a interação entre alunos e professores, por meio de chats, fóruns online e recursos que tornam a comunicação mais eficiente; 
  • Ensino personalizado: o ensino pode ser personalizado, adaptando o ritmo e conteúdo conforme a necessidade de cada aluno ou aluna; 
  • Aprendizagem flexível: cursos online podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer hora;
  • Mais motivação: a tecnologia pode tornar as aulas mais interessantes, envolventes e instigantes, aumentando o interesse e motivação dos alunos. 

Quais tecnologias podem ser usadas na educação?

As tecnologias que podem ser usadas na educação são diversas em termos de softwares e hardwares, do ensino a distância à robótica. 

O ensino a distância (EaD) ganhou força na última década no Brasil, com crescimento de 454% entre 2011 e 2021, graças ao avanço das tecnologias usadas na educação. 

Por meio do EaD, são oferecidos atendimento virtual, bate papo ao vivo, plataformas de videoconferência, fóruns online e aulas gravadas acessíveis, o que torna a experiência do aprendizado mais acessível. 

Já o uso de tablets e computadores em salas de aula torna a educação mais diversa, facilitando o estudo ao permitir o acesso a um conteúdo multimídia. 

Todo o conteúdo fica disponível graças à computação em nuvem, tecnologia que hospeda uma quantidade enorme de informações, dados, recursos e informações. 

Outra tecnologia muito usada na educação é a robótica educacional, ferramenta de ensino que auxilia na construção de pensamento e na solução de problemas. 

Desafios e perspectivas da tecnologia na educação 

Os desafios da tecnologia na educação referem-se à falta de conhecimento dos professores sobre tecnologia e mau uso de dispositivos pelos alunos. 

Outros fatores são a  baixa conexão à internet, falta de computadores nas salas de aula, alto custo de aquisição de novas tecnologias e segurança online dos alunos. 

Para superar tais desafios, surgem perspectivas da tecnologia na educação, como a competência geral 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Ela contempla o desenvolvimento de competências e habilidades referentes ao uso das tecnologias da comunicação e informação nas salas de aula para que os alunos produzam conhecimento com e sobre essas tecnologias. 

Para isso, foi elaborado o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (Cieb) pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira. 

O Cieb propõe três eixos que perpassam toda educação básica: cultura digital, tecnologia digital e pensamento computacional. 

Por que o iFood apoia o uso da tecnologia na educação

O iFood aposta na tecnologia como uma maneira de levar educação de qualidade a mais pessoas e trazer mais gente para o mercado de trabalho e enfrentar o apagão tecnológico no Brasil. 

Por isso, a empresa desenvolveu, por exemplo, uma plataforma —a Potência Tech— que oferece cursos e bolsas para pessoas subrepresentadas no mercado de tecnologia, como mulheres e pessoas negras.

Essa é uma das iniciativas que fazem parte do compromisso do iFood para promover o ODS 4, que faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e busca garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Conheça os programas de educação do iFood

Os programas de educação do iFood já impactaram milhares de pessoas, das quais muitas já estão empregadas na área de tecnologia. 

O Potência Tech, plataforma com cursos gratuitos, bolsas para formação em tecnologia e caminho para empregabilidade já distribuiu mais de 17 mil bolsas de estudo e resultou em mais de 1.500 pessoas empregadas. 

Voltado para entregadores, o Meu Diploma do Ensino Médio concede bolsas de estudos para quem quer fazer o exame que dá direito ao certificado de conclusão (ou diploma) do ensino fundamental ou do ensino médio. Na primeira turma, 950 entregadores receberam o diploma.

A empresa tem também o iFood Decola, plataforma que oferece cursos para entregadores e restaurantes. Mais de 200 mil parceiros já se inscreveram nos mais de 100 cursos oferecidos, que já emitiram mais de 140 mil certificados.

Além disso, o iFood é parceiro da Fundação 1Bi, organização que usa a tecnologia a favor da melhoria da educação. Um exemplo é o AprendiZAP, plataforma com mais de 2 mil conteúdos e atividades para auxiliar docentes a criar planos de aula de acordo com o BNCC.  

A ferramenta de ensino gratuita que oferece apoio a professores e alunos da rede pública de ensino já impactou mais de 1 milhão de educadores e estudantes

Se interessou pelo assunto? Saiba também como a tecnologia pode impulsionar negócios

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas