Todos juntos contra a fome e o desperdício

Conheça o Todos à mesa, iniciativa que, na primeira semana, já distribuiu mais de 72 toneladas de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Movimento Todos à Mesa conecta iniciativa privada e organizações sociais para a redistribuir alimentos excedentes e combater a insegurança alimentar

A doação de alimentos pela iniciativa privada ainda é motivo de receio no Brasil. Muita gente ainda não sabe que a lei mudou para facilitar essa ação. Pouco conhecida, mas em vigência desde meados de 2020, a Lei 14.016 autoriza estabelecimentos que produzem e vendem alimentos a doá-los, desde que estejam dentro da validade e em condições ideais de conservação e próprias ao consumo.

Seguindo essa premissa, iniciativas como o Todos à Mesa, do qual o iFood participa, criam um ambiente de segurança e inspiração e convidam mais empresas a fazer parte dessa rede de combate à fome e ao desperdício.

“Nosso objetivo é educar, conscientizar a sociedade e gerar informação, além de linkar as duas pontas [empresas e pessoas em situação de insegurança alimentar] e estimular a doação”, explica Láislla de Gouveia, coordenadora de projetos socioambientais no iFood.

Segundo ela, o projeto cria espaços de troca e grupos de trabalho com grande potencial de discussão sobre boas práticas, que ampliam o assunto e chegam a cada vez mais organizações. Láislla explica que, para o iFood, a intenção não é protagonizar a ação, mas sim empoderar e conectar cada vez mais atores para que a transformação aconteça.

“Nesse sentido, o iFood chegou para potencializar iniciativas que já existem. Quando começamos a desenhar essa segunda fase do Todos à Mesa, queríamos usar essa inteligência de distribuição que já temos e oferecê-la aos parceiros do projeto”, conta Alcione Silva, fundadora e CEO da Connecting Food, startup que conecta alimentos saudáveis sem valor comercial às organizações sociais e integra o movimento, que já tem gerado resultados expressivos. Em apenas uma semana de trabalho, já foram redistribuídas mais de 68,5 toneladas de alimentos excedentes.

A ideia é que cada vez mais empresas façam parte da iniciativa. Tanto Láislla como Alcione comentam a importância de colocar o assunto em discussão no dia a dia, compartilhar informações confiáveis e desmistificar a doação de alimentos pela iniciativa privada.

“O consumidor comum também pode colaborar, questionando os estabelecimentos sobre o destino dos alimentos que sobram no fim do dia”, diz Alcione. “Quanto mais gente começar a perguntar, mais a mensagem vai chegando nos tomadores de decisão. Converse com as pessoas, leve o assunto para a mesa do almoço. Se todos nós fizermos essas provocações, conseguiremos mudar o status quo”, concluiu.

Para saber mais e/ou participar do movimento, envie um e-mail para todosamesa@ifood.com.br

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas