Toque de Mestre: novas ferramentas ajudam a vender mais no iFood

O Toque de Mestre traz ferramentas de marketing digital para que os restaurantes vendam mais no iFood usando inteligência de dados e a lógica das redes sociais.

Cerca de um terço dos restaurantes que estão no iFood são novos — têm até seis meses de vida. E, entre os veteranos, muitos ainda podem melhorar seu desempenho de vendas no ambiente digital.

Para ajudar os parceiros a crescer em sua plataforma, o iFood lançou o Toque de Mestre no segundo semestre de 2021. A iniciativa oferece, gratuitamente, ferramentas de marketing digital que dão o caminho das pedras para os restaurantes aumentarem suas vendas.

O Toque de Mestre atua em duas frentes: CRM (gestão de relacionamento com o cliente) e redes sociais. “A ideia é usar essas ferramentas para empoderar os restaurantes a adotar estratégias diferenciadas de venda”, explica Thomas Moreno, especialista em desenvolvimento de negócios do iFood.

Dados para guiar decisões estratégicas

Na frente de CRM, o iFood compartilha, na aba “Marketing” do Portal do Parceiro, dados para que 200 mil restaurantes entendam melhor os hábitos de consumo de seus clientes — quais são seus pratos preferidos, quanto gastam, quando mais fazem pedidos e recorrência de compras por exemplo.

Usando essa inteligência de dados, os empreendedores têm a opção de customizar as ferramentas para oferecer promoções (como frete grátis e cupom de desconto) a quem tem mais probabilidade de fechar compras.

“Assim eles podem saber como usar, da melhor maneira, as alavancas promocionais da plataforma”, resume Rafael Liziero, GPM (Group Product Manager) de Growth Tools do iFood.

Consumo social

A segunda frente de atuação do Toque de Mestre é o Feed do aplicativo do iFood, que funciona como uma rede social para os restaurantes publicarem fotos e histórias apetitosas para atrair novos clientes.

Segundo Rafael, essa novidade segue uma tendência global dos aplicativos, que vêm se transformando em espaços onde os consumidores não só fazem compras mas também consomem conteúdo.

No Feed, os restaurantes têm a oportunidade de mostrar mais do que preços e cardápio –e o público vê novidades em vez de pedir sempre no mesmo lugar. “Os consumidores ganham uma nova forma de fazer descobertas, e os restaurantes, de se relacionar com o público e incentivar a experimentação.”

E como isso se traduz em vendas? Quanto maior é a interação de uma pessoa com um restaurante no Feed, maior é sua tendência de fazer mais pedidos. “Temos gerado cerca de mil pedidos por dia dentro do feed”, diz Rafael. “E a taxa de conversão já é superior à média de 1,8% observada em outras redes sociais.”

O Feed está disponível em sete cidades (São Paulo, Belo Horizonte, Guarulhos, Recife, Fortaleza, Goiânia e Manaus) e em breve será estendido a todo o Brasil. Em dois meses, 15 mil restaurantes postaram conteúdo lá –11 mil deles na cidade de São Paulo. “O Feed tem quase 1 milhão de usuários únicos”, comenta Thomas.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas