Vai um café… no molho? Veja 5 receitas curiosas com a bebida

Os brasileiros são tão apaixonados pelo grão que uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) mostrou que quem é fã bebe um cafezinho pelo menos duas vezes ao dia, quando não três ou quatro vezes

O cafezinho, coado ou expresso, pode ser usado também para fazer massas, carnes e drinques, sabia?

A bebida mais amada do Brasil e a segunda mais consumida por aqui (só perde para a água) responde pelo nome de café. Os brasileiros são tão apaixonados pelo grão que uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) mostrou que quem é fã bebe um cafezinho pelo menos duas vezes ao dia, quando não três ou quatro vezes. É o seu caso?

Para comemorar o Dia Mundial do Café, celebrado em 14 de abril, que tal variar um pouquinho do tradicional e experimentar outras maneiras de consumir a bebida? Além das preparações mais conhecidas, como espresso, pingado e cappuccino, o café entra também na composição de drinks, sobremesas e pratos diferentões —aqui vão algumas receitas e curiosidades sobre a bebida!

Caipirinha de Café

A junção das duas paixões dos brasileiros dá jogo, segundo o site Moka Clube. É só fazer a caipirinha do jeito tradicional e adicionar café espresso em temperatura ambiente quando for colocar a cachaça e o gelo.

Irish Coffee

Esse drink típico da Irlanda é uma boa pedida para os dias mais frios: combina café fresco e quente, uísque e açúcar, além do creme para finalizar. A lista de ingredientes e modo de preparo você encontra aqui.

Carré de cordeiro ao molho de café com hortelã

Nesta receita do De Bem Com a Comida, o café (a bebida mesmo) entra na hora de finalizar o molho que irá regar a peça de carne, ao lado do azeite, da hortelã e do sumo do assado.

Massa ao molho de cogumelos com café

Outra receita do De Bem Com a Comida; neste caso, o café se junta ao creme de leite fresco, aos cogumelos e à água usada para hidratar os cogumelos para compor o molho e dar um gosto todo especial para a massa.

Cheesecake de chocolate e café

Nesta sobremesa, o café se junta ao queijo cremoso, ao leite condensado e ao chocolate para dar um sabor marcante. Confira a receita —e inspire-se em outras que levam café— nesta matéria do Guia da Semana.

6 fatos curiosos sobre o café no Brasil e no mundo

1.    Em 2021, o Brasil produziu 47,7 milhões de sacas de 60 kg de café, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

2.    Só com esse tanto de café brasileiro seria possível servir 228,9 bilhões de xícaras de café, mais ou menos 30 xícaras para cada habitante da Terra (se todos tomassem a bebida).

3.    Em números absolutos, o Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo. Segundo a ABIC, 21,5 milhões de sacas de café foram usadas para consumo interno em 2021. Os Estados Unidos lideram com 26 milhões de sacas.

4.     E o maior consumo por habitante? Aí os líderes do ranking não são nem Estados Unidos nem Brasil. É a Finlândia. De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), cada finlandês tem uma cota de 12 kg de café por ano.

5.     O top 3 dos maiores consumidores per capita é todo da Escandinávia: Noruega (9,9 kg por pessoa) e Islândia (9 kg por pessoa). O Canadá é o único país não-europeu entre os 10 maiores consumidores por pessoa do grão.

6.      O Brasil ama café, mas é só o 14º no ranking de consumo per capita anual, que é de 5,8 kg por pessoa.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas