Você sabe o que é Maio Amarelo? A gente explica

Você sabe o que é o Maio Amarelo? Descubra por que essa é uma campanha importante para conscientizar os brasileiros sobre segurança no trânsito.

Campanha nacional quer conscientizar a população sobre a segurança no trânsito

Maio Amarelo é um movimento para conscientizar as pessoas a respeito dos altos índices de acidentes e mortes no trânsito no Brasil. Em 2020, 32.716 pessoas morreram em acidentes de trânsito no país —um número que voltou a crescer após cair 21% entre 2015 e 2019, segundo dados do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e do Datasus.

Nesse contexto, o Maio Amarelo é uma ação importante para que motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres reflitam sobre suas responsabilidades e sobre como podem fazer a sua parte para melhorar essas estatísticas, uma vez que os acidentes de trânsito são a terceira causa de morte prematura no país.

Criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a iniciativa incentiva ações entre o poder público, o setor privado e a sociedade civil para a discussão do tema e a busca por soluções. 

Maio Amarelo tem esse nome porque faz referência ao mês em que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a primeira Década de Ação para Segurança no Trânsito (no ano de 2011) e traz como símbolo a cor amarela, que é sinônimo de atenção.

(In)Segurança do trânsito: problema no Brasil e no mundo

Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado em 2018 — com dados de 2016 — mostrou que 1,35 milhão de pessoas em todo o mundo foram vítimas de acidente de trânsito. Isso equivale a uma morte no trânsito a cada 23 segundos — mais ou menos o tempo que você levou para chegar até essa parte do texto.

Esse é um problema mundial e local. Para enfrentar a questão no Brasil, a meta do Pnatrans para o período entre 2018 e 2028 é reduzir em no mínimo 50% a taxa de mortalidade, tanto por grupo de habitantes (mortes por 100 mil habitantes) como por grupos de veículos (mortes por 10 mil veículos). Com isso, a expectativa é preservar a vida de 86 mil brasileiros.

Além disso, também são esperadas:

·        A redução em 50%, no mínimo, do número de mortes de motociclistas, pedestres e ciclistas —em 2018, foram, respectivamente, 11.435, 6.018 e 1.363.

·        O aumento em pelo menos 20% da participação de modos de mobilidade ativa (a pé e de bicicleta).

Maio Amarelo e Setembro Amarelo são a mesma coisa?

Em setembro, a segurança no trânsito volta a ser debatida, pois esse é o mês do ano dedicado a discutir os problemas e as soluções de mobilidade urbana. Foi assim definido porque em 22 de setembro se comemora o Dia Mundial Sem Carro.

Mas esse não é o Setembro Amarelo do qual muito provavelmente você já ouviu falar. Essa campanha não tem nada a ver com trânsito —mas tem tudo a ver com a preservação da vida, pois seu objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio.

Criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Setembro Amarelo associa a cor de atenção ao mês em que se celebra o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (no dia 10).  

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas