XPRIZE: competição promete resolver desafios mundiais

Prêmio que incentiva desenvolvimento de soluções para os maiores desafios da humanidade tem inscrições abertas. Saiba o que o iFood tem a ver com isso!

Para combater o aquecimento global e evitar que o aumento da temperatura média da Terra ultrapasse 2oC, será preciso extrair cerca de 10 gigatoneladas de CO2 da atmosfera por ano até 2050. O desafio é tão relevante para a humanidade que a Fundação Elon Musk está oferecendo US$ 100 milhões pelos melhores projetos para resolver a questão.

Essa é uma das competições que estão abertas no XPRIZE, um prêmio que incentiva o crowdsourcing em escala global para desenvolver soluções para os maiores desafios da nossa época. “Nunca é tarde para usar a criatividade humana, a inovação e a competição para reescrever nossa história e criar um futuro melhor”, afirma a CEO do XPRIZE, Anousheh Ansari.

Um exemplo recente: diante dos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19, o XPRIZE lançou uma competição oferecendo US$ 6 milhões para o time que desenvolvesse, em seis meses, testes rápidos e acessíveis para detectar a doença. Os vencedores criaram um teste mais barato, que entrega o resultado em 12 horas – e levaram US$ 6 milhões para casa.

O XPRIZE foi criado em 1994 por Peter Diamandis, com a proposta de desafiar as pessoas a descobrir novas maneiras de resolver desafios complexos da humanidade. Tudo começou com a provocação para viabilizar viagens privadas ao espaço, que inspirou iniciativas que hoje estão bem perto de se tornar realidade com a Virgin Galactic, a Blue Origin e a SpaceX (fundada, aliás, pelo próprio Musk).

Hoje, essa organização sem fins lucrativos sediada na Califórnia (Estados Unidos) tem apoio de grandes parceiros, como o Google, a IBM e a Fundação Elon Musk, para oferecer prêmios milionários a quem trouxer soluções inovadoras e sustentáveis para questões como equilibrar as emissões de dióxido de carbono, conhecer melhor a biodiversidade das florestas tropicais e expandir o uso da inteligência artificial para resolver problemas globais.

Em 27 anos, o XPRIZE lançou 25 competições e distribuiu US$ 269 milhões em premiações, além de reunir mais de um milhão de apoiadores em todo o mundo. Um dos mais recentes é Fabrício Bloisi, presidente do iFood – bigtech brasileira referência na América Latina -, que entrou para o board de Inovação da XPRIZE em junho de 2021.

“Acreditamos profundamente que no futuro as empresas vão assumir um papel além dos seus negócios e vão resolver problemas da nossa sociedade e de urgência global. A tecnologia mudou a vida das pessoas, a forma como pagamos contas, como viajamos, como nos relacionamos e como nos alimentamos. Atualmente inovamos com agilidade na construção de um ecossistema sustentável para clientes, parceiros e sociedade. Agora, vamos escalar a inovação para o benefício da humanidade. Vamos promover tecnologia e inovação levando o Brasil para desenvolver pesquisas em excelência, como uma alavanca na transformação contra causas urgentes globais, como remoção de carbono em grande escala, e garantir um futuro mais promissor para o nosso país e para o mundo”, destaca Fabrício.

Para participar das competições, basta entrar no site do XPRIZE e fazer a inscrição no desafio desejado.

rt

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas