5 truques das casas inteligentes para poupar energia e água

Com inteligência artificial e sensores, nossas residências podem ficar mais amigas do meio ambiente

A tecnologia usada para automatizar alguns processos nas casas “inteligentes” tem o potencial não só de trazer mais comodidade à rotina doméstica como também de nos ajudar a reduzir despesas e a nossa pegada de carbono.

A Fast Company e o The New York Times mostram como a inteligência artificial combinada a sensores pode contribuir para o uso racional de energia elétrica, gás e água, evitando surpresas quando a conta chega e colaborando para um consumo sustentável dos recursos naturais.

Liga e desliga no automático

A casa automatizada gerencia o uso de energia ligando ou desligando os aparelhos conforme as pessoas se deslocam entre os cômodos. Para melhorar, trocar as lâmpadas tradicionais pelos LEDs poupa energia porque eles são mais eficientes e econômicos —e o variador de luminosidade (ou dimmer) dá às pessoas a possibilidade de regular a quantidade de luz emitida.

Controle do banho

Outra automação que ajuda nas contas de casa é o chuveiro que aquece a água até uma determinada temperatura e então desliga tudo até você entrar no banho. Com um app complementar, os moradores podem checar o uso da água em cada ponto: chuveiro, vaso sanitário e torneiras. “Se você vir que seu filho está tomando banho de 25 minutos, pode conversar sobre isso”, explica à Fast Company Mark-Hans Richer, diretor de marketing e inovação da fabricante Moen. 

Sensores caça-vazamentos


Quando a conta de água vem muito acima da média, é quase certo que há um vazamento ocorrendo em algum ponto da casa. Apesar de existirem algumas técnicas para verificar vazamentos (como a Sabesp ensina aqui), tudo pode ficar mais fácil com o apoio da tecnologia.

Já é possível comprar sensores de vazamento para serem instalados próximos a pontos de água (pias, vasos sanitários, máquinas de lavar roupa). Eles emitem sinais de alerta, como um alarme ou notificações do celular, assim que a água toca neles. 

Há também os sensores instalados diretamente no encanamento principal e que conseguem, por exemplo, medir a pressão da água e tomar a decisão de cortar o fornecimento antes que o estrago seja maior. 

Ajuste inteligente de temperatura

Nas casas automatizadas, o termostato inteligente economiza energia ao ajustar automaticamente a temperatura interna de acordo com os hábitos de quem mora lá e com o tempo que leva para aquecer ou resfriar o espaço.

Para quem não tem um desses, e sim ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado espalhados pela casa, há produtos com sensores de presença que só funcionam quando alguém está no ambiente. Esses aparelhos podem ser integrados com outros dispositivos, como um termostato, para que a casa fique do jeito que você gosta com o menor consumo de energia possível.

Fim da energia gasta no stand by

Mesmo quando estão desligados, aparelhos elétricos que ficam ligados na tomada continuam consumindo energia. A solução comumente usada para esse problema é optar por um filtro de linha, que liga e desliga todos os aparelhos conectados a ele de uma só vez. 

Mas já existe a versão inteligente desse produto, que monitora o consumo de energia de cada equipamento e consegue cortar a energia daquele que não precisa ficar puxando eletricidade enquanto não é utilizado. 

Outra opção é manter os aparelhos conectados sem gastar energia. Para isso, é preciso ter algumas tomadas inteligentes para fazer esse papel de cortar e religar o fornecimento de energia naquele ponto específico com um simples comando, esteja a pessoa presente no ambiente ou não. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas