Pegada de Carbono: o que é?

Conhecer nossa responsabilidade sobre a pegada de carbono que emitimos é fundamental para repensar um consumo mais consciente.

Você sabe o que é pegada de carbono e quais as suas implicações no ecossistema?

Neste texto contamos tudo sobre o assunto: a definição de pegada de carbono, para que ela serve, como calcular a sua e muito mais. Boa leitura!

Pegada de Carbono: o que é?

A pegada de carbono é uma metodologia criada para medir as emissões de gases estufa a partir do ciclo de vida de um produto, processos ou serviços que chegam na atmosfera e, então, são convertidos em carbono.

Além disso, a pegada de carbono também faz parte de uma metodologia, ainda mais macro. Ela foi definida por William Rees e Mathis Wackernagel, ambos da Global Footprint Network (GFN), e é chamada “pegada ecológica”. Dessa forma, mensura a quantidade de terra e água necessária para comportar nosso estilo de vida considerando recursos naturais disponíveis e capacidade regenerativa do planeta.

Nesse sentido, um dos critérios analisados para classificar a pegada de carbono dentro da metodologia é a partir do dióxido de carbono absorvido por oceanos e florestas. Assim, a pegada de carbono representa hoje cerca de 50% da pegada ecológica, acompanhando altos índices de crescimento desde 1970, como pode ser visto no gráfico abaixo:

pegada de carbono emissões 1900 até 2014

Emissões globais de carbono a partir de combustíveis fósseis desde 1900.

Fonte: Boden, T.A., Marland, G., and Andres, R.J. (2017). Global, Regional, and National Fossil-Fuel CO2 Emissions. Carbon Dioxide Information Analysis Center, Oak Ridge National Laboratory, U.S. Department of Energy, Oak Ridge, Tenn., U.S.A. doi 10.3334/CDIAC/00001_V2017.

Para que serve a pegada de carbono?

Já parou para refletir que todas as nossas ações têm impacto direto ou indireto com o planeta? Sendo assim, ao medir a pegada de carbono conseguimos mensurar a quantidade de gases do efeito estufa que uma pessoa, organização, empresa, atividade ou produto emite para concluir seu ciclo. Isso é válido desde processos complexos até atividades rotineiras.

E é isso mesmo: toda atividade humana, por mais simples que seja, libera determinada quantidade de gás carbônico (C02) ou algum outro gás do efeito estufa que contém carbono. Essas atividades estão mais presentes do que imaginamos, como carregar o celular, andar de carro ou ligar a televisão.

Portanto, conhecer nossa responsabilidade sobre a pegada de carbono que emitimos é fundamental para repensar um consumo mais consciente. E, assim, revisitar hábitos que impactam diretamente no futuro do nosso planeta.

Qual a SUA pegada de carbono?

Conhecer os próprios hábitos e começar com pequenas mudanças é essencial para a contribuição do todo. Dessa maneira, alguns sites ajudam a calcular sua própria pegada de carbono, como essa calculadora da Iniciativa Verde, ONG especializada em mudanças climáticas.

Outras calculadoras disponíveis usam da tecnologia para auxiliar na mudança de hábitos sustentáveis. Como o site Carbon Footprint, por exemplo, que calcula de forma gratuita uma média da pegada de carbono através de informações básicas do cotidiano.

Além disso, vale destacar que a compensação do carbono traz benefícios não só para projetos ligados a grandes empresas, mas também para melhora na qualidade de vida da população. Para saber como o iFood tem se posicionado frente a práticas sustentáveis, conheça o iFood Regenera.

O que fazer para reduzir a pegada de carbono

Até agora você deve ter lido o contexto sobre pegada de carbono e se perguntado: “Como eu posso contribuir para reduzir a pegada de carbono?”.

Entendemos o nível de complexidade do assunto, por isso separamos exemplos práticos de ações rotineiras, recomendadas pela ONG Instituto Akatu, que você pode implementar ao repensar hábitos mais conscientes.

  • Dê preferência ao transporte público: os veículos são responsáveis por 72,6% das emissões de gases do efeito estufa na cidade de São Paulo, isso sem contar outras localidades;
  • Ande de bicicleta: afinal, além de ser um ótimo hábito para saúde, contribui para diminuição dos gases;
  • Converse sobre a causa com familiares e amigos: quanto mais pessoas conscientes, melhor. E nada como uma boa conversa para expor a importância de repensar hábitos, não é mesmo?
  • Descarte o lixo corretamente: comece no básico com o lixo de casa. Isso porque a reciclagem tem grande importância na redução de impactos no meio ambiente.
  • Não desperdice: a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de 17% dos alimentos do mundo vão para o lixo (equivalente a 937 milhões de toneladas). Portanto, isso impacta diretamente no descarte incorreto, e você pode evitar facilmente planejando com antecedência suas compras mensais.
  • Compre o essencial: já parou para pensar na quantidade de água utilizada para confeccionar uma peça de roupa? Nesse sentido, segundo o Movimento Menos um Lixo quase 3 mil litros de água são utilizados para produzir uma camiseta, isso sem contar a lavagem e outros processos no ciclo de vida do produto. Ou seja, comprar ou descartar itens em excesso também prejudica o meio ambiente. Sendo assim, que tal doar o que não usa mais ou optar pela compra de peças coringas com maior durabilidade?

Leia também: Cidades sustentáveis: o que é e por que o termo foi criado?

Como o iFood contribui para diminuição da pegada de carbono

O iFood faz parte do programa “Compromisso com o clima”, do instituto EKOS, com objetivo de fortalecer o impacto positivo socioambiental em seus projetos, unindo forças com grandes empresas que compactuam da mesma causa.

Em contribuição à redução da pegada de carbono, o lançamento do “iFood Regenera” – programa de metas ligadas ao impacto do delivery – tem como principal objetivo zerar a poluição de plástico em suas operações até 2025. E, de quebra, neutralizar a emissão de carbono ainda em 2021.

Os compromissos ambientais se tornam cada vez mais presentes nas ações da marca, como a assinatura recente do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). Medidas como essa fortalecem a iniciativa de sustentabilidade corporativa no mundo, somando mais de 12 mil companhias em 160 países.

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