Anjos de Capacete capacita entregadores em segurança no trânsito

Programa criado em 2020 ensina os profissionais a atuar em primeiros socorros e na prevenção de acidentes

Uma das ações do iFood para reforçar a segurança de seus entregadores é o programa Anjos de Capacete, que capacita esses profissionais em primeiros socorros, segurança no trânsito e prevenção de acidentes.

Criado em 2020, o programa já formou 670 entregadores e entregadoras, que não só aprenderam a dirigir de maneira segura mas também a prestar atendimento básico quando presenciarem um acidente com vítimas.

“O iFood entende que a segurança viária no Brasil é um desafio que vai muito além do delivery”, afirma Stella Chamarelli, diretora de experiência com o entregador. “Com isso, investir constantemente em iniciativas que capacitem e tornem os próprios entregadores agentes multiplicadores de boas práticas no trânsito é uma maneira que a empresa encontrou de fazer a diferença.”

Em 2023, as primeiras turmas do programa foram formadas em Brasília e Fortaleza. Em março, 120 entregadores e entregadoras dessas duas cidades aprenderam com os socorristas do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) a prestar os primeiros socorros em caso de acidentes no trânsito.

Na capital federal, houve duas turmas, uma delas exclusivamente feminina, na qual 50 entregadoras foram capacitadas. No dia anterior, 50 outros entregadores já haviam passado pela capacitação.

O Anjos de Capacete é realizado em colaboração com órgãos locais, que, no caso de Brasília, foram o governo do Distrito Federal e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

“O curso permite que eles tenham uma noção de técnicas para evitar acidentes, ajuda a conscientizar sobre as leis e a ter empatia no dia a dia”, explica Abel Santos, vice-presidente da ATAM-DF (Associação de Trabalho e Assistência aos Motociclistas do Distrito Federal).

“É uma vitória muito grande ter esses projetos aqui em Brasília e, dessa forma, conseguimos alcançar cada vez mais pessoas da categoria, demonstrando que realmente estão cuidando do trabalhador.”

Como é a capacitação? 

A capacitação ocorre em duas etapas. A primeira delas é teórica: um curso a distância no qual os entregadores aprendem sobre segurança viária, quais comportamentos de direção levam a acidentes, como evitá-los e quais novos hábitos devem ser incorporados para aumentar a segurança no trânsito.

Em seguida, é realizada presencialmente uma etapa prática, em parceria  com o órgão de trânsito municipal. Nela, os entregadores aprendem a atender vítimas de acidentes de trânsito (ou de qualquer outra situação) que demandem socorro imediato.

O Anjos de Capacete é promovido em parceria com prefeituras e SAMU de todo o país. Entregadores e entregadoras que tiverem interesse em participar do programa devem buscar informações sobre ele no Portal do Entregador ou no aplicativo para entregadores do iFood.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas