AprendiZAP chega a mais de 1 milhão de alunos e professores

Ferramenta criada pela Fundação 1Bi usa WhatsApp para ensinar estudantes e oferece plataforma para ajudar professores a criar aulas

O AprendiZAP é uma ferramenta de aprendizagem gratuita, criada pela Fundação 1Bi, que usa a tecnologia para oferecer apoio a estudantes e professores de escolas públicas.

Desde 2019, a ONG usa o WhatsApp para oferecer conteúdo educacional a alunos do ensino fundamental 2 e do médio. Esse canal foi escolhido por ser um dos mais populares entre os jovens, explica a criadora do AprendiZAP, Débora Nunes, especialista em produtos na Fundação 1Bi. 

Em seguida, a Fundação 1Bi criou o AprendiZAP Professores, uma plataforma com mais de 2 mil conteúdos e atividades que ajudam os docentes a criar planos de aula de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a realidade de cada turma.

A democratização do acesso deu resultado: o número de pessoas que usam a ferramenta já passou de 1 milhão. Nos últimos 12 meses, a quantidade de alunos que utilizam o AprendiZAP aumentou 408% —e a de professores, 477%.

Esse crescimento é fruto da evolução da ferramenta graças ao feedback de quem a usa. “Facilitamos o acesso, melhoramos a  solução com avaliações, incentivos e planos de aula e ampliamos o conteúdo dos temas”, explica Kelly Baptista, diretora-executiva da Fundação 1Bi.

Matemática é a disciplina mais acessada

Em 2022, a disciplina mais procurada na plataforma foi a de matemática, que teve 18 mil acessos no ano. Segundo Kelly, isso acontece porque essa matéria é uma das consideradas mais difíceis. “Não somos estimulados a gostar dessa área do conhecimento, o que leva alunos a estudar por conta própria”, diz.

Nesse ranking, as matérias que vêm a seguir são inglês e português, com 8.000 e 7.000 alunos, respectivamente. “A busca por língua estrangeira aumentou muito porque os alunos querem aprender por necessidade e curiosidade”, diz Kelly.

“Minha filha está no 9º ano e começou a utilizar o AprendiZAP no final do ano passado para as provas finais de matemática. Funcionou, literalmente, como um complemento do que ela já tinha aprendido na escola. Hoje ela utiliza a plataforma até mesmo para rever as matérias que não tem tanta dificuldade, como português”, afirma Rosiane Ribeiro, mãe da Maria Claudia, de 13 anos, estudante em Guarulhos (SP).

O que o AprendiZAP oferece

Para os estudantes, a ferramenta oferece material didático em forma de vídeos, textos e exercícios com correção pelo WhatsApp. O conteúdo é focado no ensino fundamental 2 e no médio e aborda áreas do conhecimento como Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Projeto de Vida.

Além disso, o AprendiZAP disponibiliza trilhas de aprendizagem complementar, como Enem (Descomplica), Direitos Humanos e Tecnologia. 

Já os professores podem acessar o AprendiZAP para ajudar na construção das aulas. Para cada disciplina, a ferramenta disponibiliza uma centena de conteúdos, divididos por áreas, que os docentes podem baixar. 

“Os professores podem, também, indicar o AprendiZAP para os alunos como forma de complementar suas aulas e através dele, monitorar o desenvolvimento dos estudantes”, explica Kelly. “É uma forma de utilizarmos a tecnologia que está ao alcance da maioria para impulsionar o ensino público, que ficou defasado nos últimos anos.”

Para usar o AprendiZAP, os estudantes devem iniciar uma conversa com o bot no WhatsApp, no número (11) 97450-6763 —ao enviar um “oi”, passam a receber os materiais. Os professores podem acessar a ferramenta pelo site.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas