Por que é preciso dar o código de entrega para receber o pedido?

Tire suas dúvidas sobre esses números que os entregadores às vezes pedem antes de entregar a sua compra

Em alguns casos, o entregador ou entregadora pergunta o código de entrega para quem vai receber o que comprou no app do iFood. Não tem segredo: são os quatro últimos números do celular do/a cliente.

O que é código de entrega?

Esse código é uma medida de segurança tanto para os clientes como para os entregadores. Afinal, é ele que garante que o pedido foi entregue

Por isso, esse código só deve ser passado pelos clientes ao entregador ou entregadora no momento da entrega do pedido. Com essa confirmação, o iFood registra que a compra foi realmente entregue e os entregadores são autorizados a dar a sacolinha para os clientes.

Ainda tem dúvidas? Confira, a seguir, um rápido tira-teima:

Como os entregadores devem proceder?

Em primeiro lugar, eles vão pedir o código, que depois vão digitar em seus apps. Depois que o entregador ou entregadora validar o código, poderá finalizar a entrega e dar a compra ou a refeição para os clientes.

Leia mais:

Onde fica o código de entrega no iFood?

Para os clientes, esses números aparecem na tela de acompanhamento do seu pedido no aplicativo. Mas é fácil lembrar: esse número corresponderá sempre aos quatro últimos dígitos do seu celular.

Por que alguns entregadores solicitam código e outros não?

O iFood tem dois modelos diferentes de entrega. O primeiro é quando a entrega é feita pelo próprio estabelecimento, com entregadores/as contratados/as por ele. No segundo, o iFood é quem faz a entrega do pedido com entregadores/as cadastrados/as no app; é o que chamamos de Entrega Parceira.

No modelo Entrega Parceira, o código é obrigatório e precisa ser inserido no app pelo entregador. Nas entregas feitas por entregadores contratados pelos estabelecimentos, as pessoas da loja têm a opção de solicitar o código ou não. Hoje, a maioria das entregas do iFood é feita por entregadores do próprio restaurante (61% dos pedidos em 2022).

O que fazer se tiver problema com o código?

Se o seu pedido não possui código, você pode pedir ajuda no próprio aplicativo. O iFood vai pedir o seu relato para entender o que aconteceu e, assim, definir se o pedido deve ou não ser cancelado.

Alerta de golpe

Se você tiver passado seu código, não devolva o pedido para o entregador

O código confirma que você recebeu o pedido e que este está em suas mãos. Se houver algum problema com seu pedido, entre em contato com o restaurante ou com o iFood pelo app, mas não devolva ao entregador para não se expor a uma possibilidade de golpe.

E se o/a entregador/a pedir esse código pelo chat?

Não compartilhe o número pelo chat, apenas informe esses números para o/a entregador/a presencialmente, no momento em que você for receber a sua entrega.

E se o/a entregador/a pedir pra entrar em contato pelo WhatsApp?

Não entre em contato com entregadores pelo WhatsApp nem por outros canais de comunicação em que seu número de telefone fique acessível, pois essa atitude também pode expor você a uma possibilidade de golpe.

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