Como o iFood levou o Potência Tech ao grande público

Com rap, batalha de rimas e muitas outras estratégias de comunicação, empresa atraiu 30 mil pessoas para sua plataforma de educação em tecnologia

Em outubro de 2021, o Potência Tech foi lançado como um dos pilares do iFood na área de educação: uma plataforma de cursos de capacitação em tecnologia com cursos introdutórios e gratuitos, focada nos perfis sub-representados na área de tecnologia, como mulheres e pessoas negras —e que também oferecia bolsas de formação e conteúdo sobre empregabilidade (com dicas e vagas). 

Mas como uma empresa de tecnologia, com foco em delivery, poderia divulgar as bolsas e os cursos para um público que vai além dos seus clientes? “O desafio foi grande, por ser a primeira vez que o iFood se posicionaria sobre o pilar de educação com uma iniciativa direcionada, a princípio, a uma audiência inédita”, conta Amanda Borsonello, coordenadora sênior de comunicação do iFood. 

Essa também seria a primeira vez que a empresa faria uma comunicação integrada em educação, usando todos os canais próprios e os das escolas de tecnologia parceiras do Potência Tech para ir além de sua zona de influência e alcançar toda a sociedade.

O primeiro passo foi entender o perfil, a linguagem e a comunicação do público-alvo do programa —em sua maioria jovens de baixa renda e de grupos sub-representados no setor de tecnologia— para, então, despertar o interesse deles por fazer um curso nessa área. E a estratégia adotada foi falar sobre sonhos, futuro e oportunidades e, assim, gerar conexão.

Para romper a bolha e divulgar o Potência Tech para vários públicos, a equipe de Comunicação ESG do iFood fez uma parceria com outros times de comunicação da empresa (Branding, PR e Comunicação Interna) e elaborou um plano de divulgação 360, contemplando a etapa de lançamento e de sustentação da plataforma. 

Esse plano teve ativações com influenciadores, mídia online, publicações na imprensa, CRM específico para o público do projeto, construção do site/plataforma e engajamento e comunicação para o público interno da empresa.

Batalha de rimas

Uma das iniciativas de destaque foi a parceria com o rapper Rashid, que criou uma música especialmente para o projeto. Outra foi a batalha de rimas que rolou no YouTube, além de ativação em social em conversa dos perfis do iFood e das escolas que fazem parte do projeto, que rimaram nas redes. “No lançamento da comunicação interna até o nosso CEO, Fabricio Bloisi, puxou uma batalha de rimas no Slack [aplicativo de mensagens utilizado pela empresa]”, lembra Amanda.

Além disso, a empresa também divulgou a oferta de bolsas para os cursos do Potência Tech em todo o seu ecossistema: entregadores, equipe terceirizada de atendimento a clientes e parceiros restaurantes. “Foram mais de 50 comunicações, incluindo alguns dos principais veículos de imprensa, as redes do iFood e e-mail marketing para os que já estão na plataforma —e até mesmo o Spotify”, lista Amanda.

Todo esse esforço de divulgação trouxe resultado: mais de 30 mil pessoas acessaram a plataforma do Potência Tech, das quais 28.678 eram perfis sub-representados em tecnologia. “Mais de 12 mil bolsas foram oferecidas e quase 900 pessoas se empregaram”, diz Amanda. 

Um ano depois, em outubro de 2022, esse projeto foi reconhecido também pelo mercado ao vencer o Prêmio Aberje, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, que elege as melhores ações de comunicação das empresas. “Conseguimos gerar conexão com diferentes públicos, para diferentes objetivos. Só assim conseguimos realmente atingir as metas de impacto que temos”, completa ela.

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