Movimento Todos à Mesa se une ao Pacto pelos 15% com Fome

Coalizão de empresas contra o desperdício e a insegurança alimentar agora vai doar alimentos também ao programa

O Movimento Todos à Mesa, primeira coalizão brasileira de empresas e organizações para reduzir a fome e o desperdício de alimentos no Brasil, uniu forças com o Pacto pelos 15% com Fome, programa idealizado em julho deste ano pela ONG Ação da Cidadania para enfrentar a insegurança alimentar no país.

Agora, o Todos à Mesa assumiu um novo compromisso: todo dia 15 do mês, de setembro a dezembro, os parceiros vão doar ao Pacto pelos 15% com Fome uma quantidade adicional de alimentos, além das 80 toneladas mensais que são destinadas em média aos beneficiários do movimento.

Esse movimento, do qual o iFood faz parte, é composto por empresas como Bauducco, Camil, Carrefour, Connecting Food, Danone, Design de Conversa, DPA Brasil, Facily, Frexco, Lopes Supermercados, M. Dias Branco, Nestlé e PepsiCo. Esta última aderiu recentemente ao Todos à Mesa e vai destinar, por meio da PepsiCo Foundation, R$ 600 mil para a Gastromotiva, uma instituição que prepara e distribui marmitas por meio de cozinhas solidárias em todo o Brasil e integra o Pacto.

“Essa parceria é fundamental para ampliarmos a nossa atuação no processo de doações periódicas de alimentos, um trabalho fundamental para contribuir e levar esperança e oportunidades para pessoas que se encontram em situação de insegurança alimentar. Com o apoio ao Pacto pelos 15% com Fome, conseguimos conscientizar e engajar a população a se juntar à PepsiCo e fazer parte desse movimento tão importante para o nosso país”, afirma Lívia Fávaro, gerente de cidadania corporativa da PepsiCo Brasil. 

Segundo Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania, o Pacto 15% com Fome, criado há dois meses, já levou comida para a mesa de 400 mil pessoas. “A chegada do projeto Todos à Mesa ao Pacto certamente vai ajudar outras milhares de famílias por todo o país. A fome é inaceitável, mas só vamos conseguir mudar essa realidade quando a sociedade entender que a solução para esse problema deve partir de todos nós”, explica.

O Pacto 15% com Fome

Idealizado pela Ação da Cidadania, o Pacto 15% com Fome promove a ideia de que quem não passa fome deve fazer parte da solução desse problema. Por isso, a iniciativa pede que empresas, pessoas físicas e jurídicas contribuam ativamente com o combate à fome por meio de doações financeiras, de tempo, de porcentagem de vendas ou de produtos. 

“O problema da fome persiste no Brasil. Ainda tem muita gente em situação de vulnerabilidade e é papel das empresas contribuir, da forma como puderem, para resolver essa questão”, completa André Borges, head de sustentabilidade do iFood.

Desde o lançamento, em outubro de 2021, o Todos à Mesa já arrecadou mais de 4.800 toneladas de alimentos, impactando cerca de 1,9 milhão de brasileiros. “A colaboração é o caminho para avançarmos em agendas tão importantes quanto a do desperdício de alimentos e a do combate à fome. São frentes que fazem parte da nossa jornada de regeneração e nos mantêm convictos em fortalecer movimentos como o Todos à Mesa e contribuir para que ações como a destinada ao Pacto pelos 15% com Fome sejam viabilizadas”, diz  Bárbara Sapunar, diretora de comunicação e sustentabilidade da Nestlé Brasil. 

Alinhada ao 12º dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, a aliança entre o Todos à Mesa e o Pacto pelos 15% com Fome é uma solução que busca um consumo e uma produção mais responsáveis, reduzindo os níveis de desperdício ao longo das cadeias de produção.

Para conhecer melhor as iniciativas e saber como contribuir, acesse www.15por15.org e www.todosamesabrasil.com.br. Para doar pelo aplicativo do iFood, basta acessar a seção “Perfil”, selecionar a opção “Doações”, escolher qual instituição deseja beneficiar e definir o valor que será enviado. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas