Ex-entregador conta como virou engenheiro de software do iFood

Daniel Silveira aceitou na hora o convite para fazer um curso gratuito do Potência Tech; ele conta sua história na série “Abrindo a Bag”

Em seu primeiro emprego, o Daniel, 38 anos, fez um curso de informática e virou professor de manutenção de computadores. “Mas nunca cheguei na área que eu gostaria, que é a de programação”, ele conta. Há cerca de dois anos, ele começou a trabalhar como entregador parceiro do iFood. Um dia, recebeu pelo aplicativo um convite para fazer um curso do Potência Tech, a plataforma educacional gratuita da empresa para formação em tecnologia —e que dá bolsas para os entregadores.

“Quando eu recebi esse convite, eu falei ‘pô, acho que é agora, né?’. A gente vê a todo momento na TV que a área de tecnologia é uma área que está crescendo”, revela Daniel no sétimo vídeo da série “Abrindo a Bag”, da campanha Muito Mais Que Um Pedido, que você pode assistir no canal da empresa no YouTube e nas plataformas digitais.

O convite era para fazer um curso de formação full stack, que reúne back end e front end, as duas principais áreas de tecnologia para quem quer trabalhar no desenvolvimento de software. “Fiquei muito feliz de ganhar a bolsa. O valor do curso era muito alto, eu não teria condições de pagar”, compartilha Daniel. “Então, falei: vou aproveitar para estudar porque tenho essa liberdade de trabalhar na hora em que eu quero, essa flexibilidade que em outro emprego eu não teria.”

Daniel conta que o curso foi bem puxado, mas isso não o desanimou, porque estava determinado a mudar de carreira. “Eu estava realizando o sonho de aprender e concluindo o curso que eu tinha ganhado”, diz. Em dezembro de 2021, ele terminou a formação e logo ficou sabendo de outra novidade: o iFood estava abrindo um programa de aceleração de talentos, o iLab.

Com crachá do iFood

É claro que Daniel se inscreveu, foi selecionado e, em janeiro de 2022, foi contratado como engenheiro de software pelo iFood. “É a realização de um sonho, né?”, conta Daniel aos colegas entregadores no vídeo. “Tem um ditado que diz que o universo só abre as portas para quem sabe o que quer.”

Sua dica para quem quer seguir o caminho da educação para mudar de carreira é definir o que você quer ser, o que quer fazer e mirar nesse objetivo, mesmo se ainda não for possível enxergar os caminhos. “Como vai ser, como vai acontecer, não importa. A partir de hoje, eu quero fazer diferente e vou mirar nisso daqui. E vou pra cima.”

Como o Daniel, mais de 30 mil entregadores parceiros se inscreveram para fazer cursos no Potência Tech em 2021 —e 96% deles vêm de perfis sub-representados em tecnologia e 80% são de baixa renda. 

O programa concedeu mais de 6.000 bolsas e 500 pessoas foram empregadas depois de fazer o curso —67 delas no próprio iFood. E, em 2022, recebeu o Prêmio Notáveis CNN Brasil. Conheça, aqui, as outras iniciativas de educação do iFood para entregadores.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas