A horta urbana do iFood em detalhes

Plantação no terraço da sede produz 1,7 tonelada por mês de alimentos que são doados à população de Osasco (SP)

Topos de prédios são ótimos lugares para fazer um show de despedida, mirantes das cidades ou hospedar restaurantes com vistas de cair o queixo. Mais recentemente, eles ganharam mais uma funcionalidade: servir de espaço para hortas urbanas. É isso que acontece no terraço da sede do iFood, em Osasco (SP).

Lá, o espaço vazio que existia no sétimo andar foi transformado em 2021 e virou um aliado na tentativa de combater a fome e a insegurança alimentar. Em uma área de 950 m² é produzida mensalmente 1,7 tonelada de alimentos orgânicos. 

De tudo o que é colhido na horta do iFood, parte se aproveita no refeitório da empresa e parte é doada para o Banco de Alimentos de Osasco, que atende a mais de 3 mil famílias cadastradas na ação da prefeitura local para o combate à insegurança alimentar e à fome.

Como a plantação está muito próxima do consumidor final, eliminam-se algumas etapas de transporte na cadeia de alimentação, o que reduz o desperdício de alimentos e a poluição gerada e amplia a “vida útil” daquele alimento, que chega fresquinho, fresquinho para quem vai comer.

O projeto, realizado em parceria com a Begreen, future tech especializada em fazendas urbanas, produz folhas, frutos e legumes livres de agrotóxicos. Lá se plantam alface, rúcula, folha de beterraba, tomate, abobrinha e agrião usando a técnica da hidroponia, um sistema em que as raízes se desenvolvem na água e não no solo, o que gera uma economia no uso de água (90% em relação ao modo tradicional) e de adubo.

A estufa da horta do iFood protege as hortaliças da poluição e conta com um sistema de climatização que permite o controle remoto da temperatura e um sistema de iluminação artificial que complementa a luz solar. Tudo isso contribui para uma produtividade substancialmente maior (28 vezes mais em relação ao cultivo convencional).

Confira na galeria de fotos abaixo como é a horta urbana do iFood.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas