iFood chega à marca de 100 milhões de entregas sem itens plásticos

O iFood atingiu 100 milhões de pedidos sem itens plásticos. Conheça a campanha Amigos da Natureza e sua estratégia para zerar a poluição plástica.

Campanha Amigos da Natureza mobiliza 82% dos clientes para dispensar talheres, copos e canudos no pedido

Pediu delivery para comer em casa — ou leva seus talheres para o trabalho? Desde junho de 2021 é possível dispensar o envio de garfos, colheres, facas e canudos plásticos ao fazer o pedido no iFood.

O público entrou na onda, e o resultado foi que, em oito meses, mais de 100 milhões de entregas foram feitas sem itens plásticos — e quase 925 toneladas do material deixaram de circular com as refeições.

Essa é uma iniciativa da campanha Amigos da Natureza, que foi criada para reduzir o consumo de plásticos de uso único no delivery e apoiar a meta do iFood Regenera de zerar a poluição plástica das entregas até 2025.

“Colocar no app a opção de não pedir talheres e canudos dá ao consumidor a oportunidade de refletir sobre a real necessidade do uso e de, com uma ação muito simples, se envolver no compromisso de reduzir o impacto ambiental”, comenta Camila Borges, analista de sustentabilidade sênior do iFood.

Estimular a redução do consumo de plástico no delivery é o principal objetivo do Amigos da Natureza, que se une a outras ações importantes do iFood Regenera, como o incentivo à reciclagem e à inovação em embalagens para trazer soluções sustentáveis.

“Para reduzir os resíduos plásticos, já disponibilizamos aos restaurantes, no iFood Shop, embalagens biodegradáveis e recicláveis. Estamos fazendo um trabalho forte para aumentar o leque de opções e torná-las mais acessíveis”, afirma Fabiane Staschower, especialista de EMI (Educação, Meio Ambiente e Inclusão) do iFood.

Os restaurantes que fazem parte do Amigos da Natureza podem perguntar aos clientes se é necessário enviar itens plásticos com o pedido ou informar que não envia mais talheres e canudos com a refeição.

Todos juntos para zerar a poluição plástica

Mais de 119 mil restaurantes aderiram à campanha nos primeiros meses, representando cerca de 41% do total de estabelecimentos cadastrados no iFood. “Esse é só o começo: queremos chegar a 100%”, comenta Fabiane. Na outra ponta, 82% dos clientes respondem no app que preferem não receber talheres e canudos plásticos.

Ao final do processo, apoiar a reciclagem reforça as ações de redução do uso de plástico. “Nem sempre é possível tirar o plástico da operação, pois alguns itens ainda não podem ser substituídos e em algumas situações o cliente precisa dos talheres, para comer fora de casa, por exemplo. Tudo o que não conseguirmos eliminar, poderemos reciclar para ajudar a zerar a poluição plástica”, diz Fabiane.

De olho nessa meta, em 2021 o iFood também assinou um compromisso público com a campanha #DeLivreDePlástico, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da ONG Oceana. Além de deixar de enviar talheres, pratos, copos, guardanapos e canudos plásticos, o iFood trabalhará para reduzir a oferta de sacolas e embalagens plásticas descartáveis.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas