Ano Novo: iFood apoia coleta de recicláveis na orla de Fortaleza

Ação pretende recolher 15 toneladas de resíduos da orla no Réveillon da capital cearense e beneficiar catadores da região

O iFood fechou uma parceria com a prefeitura de Fortaleza para a coleta de recicláveis na praia de Iracema durante os eventos de Réveillon, que acontecerão nos dias 30 e 31 de dezembro. 

A previsão é recolher 15 toneladas de resíduos que serão destinados à reciclagem — uma ação do projeto Re-ciclo, que coleta recicláveis e tem o apoio do iFood.

A venda dos materiais recolhidos deverá gerar uma renda de R$ 70 mil, beneficiando catadores da região. Serão cerca de 50 catadores cadastrados para atuar diretamente no apoio da coleta dos resíduos e que receberão uniformes e equipamentos de proteção adequados para essa atividade.

“Essa é parte de uma jornada que a gente vai construir junto com a cidade, a prefeitura e os cidadãos para fazer de Fortaleza uma cidade referência em sustentabilidade. O nosso projeto vem tentar trazer a sensibilização e a tangibilização de que um evento desse tamanho também deixa várias marcas no nosso planeta. É por isso que estamos nessa parceria para fazer uma cidade e um evento cada vez mais limpo”, afirma Alexandre Lima, gerente de sustentabilidade do iFood.

O que é o Re-ciclo?

O Re-ciclo surgiu em setembro de 2022. Seus objetivos são promover a coleta seletiva porta a porta em residências, bares e restaurantes em cinco bairros do município e atingir a marca de 370 toneladas de recicláveis coletados até junho de 2023.

No Re-ciclo, a coleta é feita por triciclos elétricos conduzidos por catadores de associações selecionadas para atuar no projeto para gerar maior inclusão social e aumento de renda para os catadores.

Fortaleza também foi, em setembro, a primeira cidade do país a aderir ao “Guia para Cidade Modelo em Gestão de Resíduos e Reciclagem”, publicação criada pelo iFood em parceria com a Manuia Consultoria

Resultado de uma imersão nos desafios da reciclagem de lixo no Brasil, o guia foi elaborado com base na Política e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A publicação passou a integrar o Programa Fortaleza Mais Verde, orientando práticas como a gestão de resíduos recicláveis em grandes cidades direcionando para um modelo que atenda à política atual.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas