Fortaleza investe em novo modelo para aumentar a reciclagem

Projeto apoiado pelo iFood inova ao fazer a coleta seletiva gratuita usando triciclos elétricos para não poluir o meio ambiente

Fortaleza tem uma meta ambiciosa para 2030: reciclar até 50% do lixo gerado na cidade e que pode ser reaproveitado. É um desafio e tanto, visto que atualmente a capital do Ceará tem uma taxa de reciclagem de 7%, a terceira melhor do Brasil, informa um artigo publicado na Folha de S.Paulo.

O grande desafio, no início, estava em consolidar uma operação de coleta seletiva porta a porta. E o diferencial seria adotar uma logística de baixo carbono, que utilizasse modais não poluentes.

A solução encontrada pela prefeitura foi fazer uma parceria com a iniciativa privada. E assim, em agosto de 2022, surgiu o Re-ciclo, uma plataforma gratuita de coleta de recicláveis em Fortaleza realizada com a startup SOLOS e o iFood. 

Nesse projeto, o lixo reciclável é retirado na casa das pessoas por meio de triciclos elétricos, que têm baixa pegada de carbono. De lá, esses resíduos são encaminhados para as associações de reciclagem parceiras.

Em setembro de 2022, o Re-ciclo já havia reciclado 30 toneladas de resíduos com a coleta seletiva realizada em cinco bairros. Nesse período, gerou R$ 48.182 em renda para associações de catadores e mobilizou 246 usuários participantes.

“Os catadores são os principais responsáveis pela coleta seletiva no nosso país e seguem vivendo abaixo da linha da pobreza. Há que se valorizar e dar mais visibilidade, conforto e melhores condições de trabalho para os catadores”, escreve Haroldo Rodrigues, sócio-fundador da investidora de negócios de impacto IN3 no artigo.

Como o iFood apoia a reciclagem

O Re-ciclo é apoiado e patrocinado pelo iFood e faz parte do Programa Mais Fortaleza. O objetivo é que, em 12 meses, a coleta seletiva porta a porta chegue a cinco bairros e retire 350 toneladas de resíduos.

Em setembro, o iFood lançou, em parceria com a MANUIA, o “Guia para Cidade Modelo em Gestão de Resíduos e Reciclagem”, uma publicação criada para orientar os municípios sobre como podem incluir ações eficazes de reciclagem. 

A iniciativa foi pensada para apoiar as metas do iFood Regenera, o programa de metas ambientais do iFood que tem como objetivo eliminar a poluição plástica nas operações de delivery e neutralizar a emissão de gases poluentes até 2025.

Fortaleza foi a primeira cidade a aderir a esse modelo de gestão de resíduos, por meio do projeto Re-Ciclo, aliado à instalação e manutenção de ecopontos e ao cadastramento de restaurantes e estabelecimentos da orla da cidade que tinham interesse em participar do projeto.

Para baixar o guia em PDF, clique aqui.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas