iFood é medalha de prata no relacionamento com startups

Ranking mostra como grandes companhias colaboram com esse ecossistema e mostra que iFood lidera em reputação

O iFood está no pódio das empresas que têm o melhor relacionamento com startups, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria de inovação The Bakery e da Abstartups (Associação Brasileira de Startups), informa o NeoFeed.

A empresa está em segundo lugar nesse ranking, liderado pela Ambev e que tem a Natura na terceira posição. Além disso, o iFood foi o grande vencedor em Reputação e ficou com quase 40% desse quesito. Isso significa que as startups têm uma visão positiva sobre a empresa e sobre seu interesse em se relacionar com esse ecossistema. 

Para os pesquisadores, o desempenho em reputação é resultado da clareza na comunicação dos objetivos, da velocidade de implementação e da taxa de conversão de testes que viraram negócios. E a medalha de prata se deve muito à cultura de inovação aberta no iFood e a ações como os Jet Skis.

“Com uma metodologia que acabou por virar benchmark nacional, o time do iFood é capaz de se conectar, cocriar, testar e implementar soluções em parceria com startups em poucos meses”, aponta o relatório da premiação, referindo-se ao método Jet Ski de inovação disruptiva

Os chamados Jet Skis são times temporários do iFood que têm a missão de colocar ideias a teste. “Ao invés de focar na execução de projetos de inovação com startups, o time de inovação aberta do iFood se concentrou em gerar os meios para que essa inovação possa acontecer em escala dentro da companhia”, completa o documento.

A empresa ganhou destaque devido ao iFood Labs, um hub de inovação criado em 2021 para desenvolver novas soluções em parceria com startups. A pesquisa aponta que essa ação criou as pontes necessárias com o ecossistema, viabilizando parcerias e ferramentas que funcionam como uma porta de entrada para startups no iFood.

Falando em inovação aberta, a pesquisa menciona como case a parceria entre o iFood e a Synkar, startup especializada em entrega autônoma, para desenvolver a robô ADA como um novo modal de entregas que aplica inteligência artificial ao delivery de comida.

Como as empresas foram avaliadas

Os pesquisadores da The Bakery selecionaram 50 companhias para chegar às 20 finalistas. E a Abstartups realizou um levantamento com cerca de mil startups para identificar quais empresas se conectam a esse ecossistema. 

Além das três vencedoras, as outras companhias que figuram nessa lista são BASF, Santander, Vivo, Eurofarma, Lojas Renner, Raia Drogasil, Dasa, Suvenir, Mondelez, BV, Bayer, Cognática, Andrade Gutierrez, Randon, Banco Carrefour e Vibra Energia.

A pesquisa levou em conta quatro critérios: estratégia, infraestrutura, operação e reputação. As empresas foram avaliadas em relação à estrutura e o orçamento dedicados à inovação e sobre suas iniciativas na área. E as startups citaram as três empresas que melhor se relacionam com o seu ecossistema.

“Procuramos olhar não apenas para o número de contratos. Existe uma vantagem competitiva para as corporações conectadas em um ecossistema forte e saudável. E a existência destas habilidades de interação o fortalece, gerando um ciclo vicioso de inovação”, afirmou à InfoMoney Marcones Siqueira, sócio e cofundador da The Bakery no Brasil.

Para Felipe Novaes, também sócio e cofundador da The Bakery, esse trabalho busca mostrar como a inovação gera valor. “Nossa proposta foi aprofundar o que está por trás dos grandes números publicados sobre inovação aberta, procurando identificar situações de ganha-ganha no ecossistema”, disse ele em entrevista ao Mercado e Consumo.

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