O que é criptografia e como ela atua na proteção de dados

Você sabe o que é criptografia? Explicamos aqui como funciona essa tática essencial para a proteção dos dados online.

Saiba como funciona essa tática de embaralhar as informações para que não possam ser lidas pelos outros

O que significa dizer que as criptomoedas são criptografadas ou que o iFood protege os dados dos cartões de seus clientes usando a criptografia? Nada mais do que isto: nos dois casos, a composição dessas informações é alterada para que elas se tornem ilegíveis a quem não tiver autorização para acessá-las.

A criptografia serve para proteger a privacidade dos dados que enviamos, recebemos e armazenamos em nossos dispositivos, como o computador e o celular. Ela pode ser usada, por exemplo, nos textos das mensagens que trocamos, nos arquivos que criamos e ao fazer uma transação bancária online.

Sim, estamos falando grego: a palavra nasceu da combinação de kriptós (“oculto”) e grápho (“escrita”). Em bom português, essa escrita oculta significa o processo de transformar dados em um código que só pode ser decifrado por quem tem a chave.

Funciona assim: primeiro um algoritmo usa equações matemáticas complexas para embaralhar os dados e transformar um texto normal (ou original, como dizem os especialistas) em um texto cifrado (ou texto código); depois, oferece uma chave para decifrá-lo.

Essa ação busca preservar a privacidade dos dados: ao serem criptografados, eles só poderão ser lidos por quem tenha essa chave. Outras pessoas podem visualizar as informações, mas sem a chave não são capazes de ler o que está escrito, apenas de ver uma sequência sem sentido de caracteres e símbolos.

Criptografia simétrica e assimétrica

Os algoritmos de criptografia utilizam dois tipos de chave. A primeira é a simétrica, ou seja, a que pode ser usada tanto para cifrar como para decifrar a mensagem —a pessoa que vai enviar o dado e a que vai recebê-lo precisam ter a mesma.

A segunda é a assimétrica, quando existem duas chaves, uma pública (disponível para qualquer um) e outra secreta. Nesse caso, os dados cifrados com a chave pública só podem ser decifrados pela pessoa que tem a chave secreta.

Quanto mais digitalizamos a nossa vida, mais importante é contar com a criptografia para proteger a enorme quantidade de dados sensíveis que enviamos e mantemos nos nossos arquivos. Ela é uma medida de segurança contra ciberataques, usada tanto por governos como por cidadãos para proteger as informações que trocamos online.

Leia mais:

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas