O que é (e onde tem) biotecnologia?

Esse ramo da ciência está presente nas nossas vidas desde a Antiguidade, mas muita gente nem nota

A biotecnologia é o ramo da ciência que usa organismos vivos —como plantas, animais e micro-organismos— para gerar novos produtos, processos e serviços que tragam benefícios para a nossa qualidade de vida. O nome parece pomposo e distante, mas os resultados da biotecnologia são mais do que conhecidos por muita gente.

O pão de todas as manhãs, o vinho das ocasiões especiais, o remédio que nos ajuda a vencer doenças, a vacina que salva vidas, frutas e verduras disponíveis nas feiras e mercados em qualquer estação, os plásticos biodegradáveis e o biocombustível são exemplos de como a biotecnologia está por perto, mas a gente nem nota.

A biotecnologia tem diversas aplicações, nas mais diferentes áreas:

  • Na saúde, é responsável pela produção de medicamentos, anticorpos, vacinas, hormônios de crescimento e testes de diagnósticos;
  • Na agricultura, atua no melhoramento genético de plantas, na produção de insumos (como fertilizantes e sementes) e no controle de pragas;
  • No meio ambiente, é parte importante na obtenção de combustíveis como o etanol, na recuperação de solo contaminado de lixões e aterros sanitários, na despoluição de rios e lagoas e na contribuição para assegurar padrões de produção e de consumo sustentável;  
  • Na indústria, contribui para a produção mais eficiente e sustentável de alimentos, combustíveis, produtos de limpeza, cosméticos e tecidos, entre tantos outros.

Nome “novo”, prática antiga

Desde que os seres humanos aprenderam a fazer pão e bebidas alcóolicas, a biotecnologia já era usada, por meio da fermentação, como explica o blog Profissão Biotec. Os primeiros indícios de uso de alimentos fermentados são da Antiguidade, há muitos milhares de anos atrás.

Mas o termo só foi criado no século passado, pelo húngaro Karl Ereky, em 1919, logo após a Primeira Guerra Mundial. Esse é o período conhecido como biotecnologia tradicional e teve como principais marcos a produção de alimentos por meios naturais e o desenvolvimento da primeira vacina.

A biotecnologia moderna tem como ponto de partida a descoberta do DNA, que desencadeou um novo campo de estudo (a engenharia genética) e a técnica conhecida como DNA recombinante. Basicamente, aprendemos a fazer organismos geneticamente modificados, tão importantes para muitos dos avanços já conquistados.

Quem faz biotecnologia no Brasil

Uma iniciativa do site Profissão Biotec já mapeou 631 empresas e startups de biotecnologia brasileiras (acesse aqui o Mapa Biotec) com atuação em quatro grandes áreas, conforme define o Programa Brasil-Biotec, do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação: Saúde Humana, Agropecuária, Industrial e Ambiental e Marinha.

A BioLinker, que em junho de 2022 recebeu investimento do presidente do iFood, Fabricio Bloisi, é uma dessas organizações listadas por lá. Bloisi foi um dos mentores de acompanhamento de crescimento e gestão da empresa de biologia sintética e agora será sócio e membro de seu conselho administrativo.

Apesar da presença em todas as regiões do Brasil, as empresas de biotecnologia se concentram em seis cidades, quase todas na região sudeste: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Ribeirão Preto (SP), Porto Alegre (RS) e Viçosa (MG).

Existem mais de 60 cursos de graduação em bacharelado em biotecnologia, engenharia de biotecnologia e engenharia de bioprocessos. Mas não é preciso ter formação específica nessa área para trabalhar nesse campo. Como ela é multidisciplinar, graduados em biologia, biomedicina, bioquímica, engenharia química, engenharia de alimentos e farmácia podem fazer carreira na profissão dependendo de como foi construída a carreira acadêmica.Já na área de pesquisa, são 35 institutos de pesquisa, dentre eles os mais conhecidos são a Embrapa, a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Butantan.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas