Suecos dão algas para o gado e criam carne de “baixo metano”

Startup sueca alimenta bovinos com uma alga que reduz suas emissões de metano e reduz impacto ambiental da pecuária; conheça essa nova tecnologia.

Mudança simples na dieta pode reduzir em 80% a emissão desse gás do efeito estufa na atmosfera

No Brasil, estamos começando a falar de carne carbono neutro, cuja produção compensa a emissão de gases que contribuem para o aquecimento global, como o metano, liberado em grandes volumes pelos animais no processo de digestão. 

Já na Suécia, uma startup da área ambiental deu um passo além e está colocando no mercado um novo tipo de produto: a carne bovina “baixo metano”, que começou a ser vendida na rede de supermercados Coop, informa a Fast Company.

A inovação desenvolvida pela Volta Greentech propõe  pequena mudança na dieta dos animais para reduzir a eliminação de metano por eles. Os bois e as vacas passaram a ser alimentados diariamente com 100 gramas da alga vermelha da espécie Asparagopsis, um suplemento que reduz a produção desse gás pelo sistema digestivo dos bovinos na faixa de 80% a 99%.

Isso acontece porque a alga vermelha tem grandes quantidades de compostos bioativos que bloqueiam uma das enzimas necessárias para as bactérias que produzem metano no organismo dos animais —uma propriedade que só foi descoberta em 2015.

O uso da alga na alimentação bovina foi aprovada na Suécia. O próximo desafio, agora, é aumentar a produção. A Volta Greentech está desenvolvendo um sistema de cultivo na terra, com otimização de temperatura, luz e nutrientes para maximizar a taxa de crescimento da produção —e se prepara para começar a construir sua segunda fábrica em 2023.

“Muitas outras marcas de alimentos com as quais conversamos antes estão começando a ver que está funcionando e que é uma solução real”, afirma Fredrik Åkerman, cofundador e CEO da Volta Greentech, à Fast Company. “O cultivo é um gargalo na produção. Mas agora podemos investir, já que sabemos que há demanda.”

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas