Vai abrir um restaurante? Confira 8 dicas de empreendedores experientes

Empreendedores experientes da área de alimentação dão 8 dicas para quem quer abrir um restaurante ou entrar no delivery —descubra quais são elas.

Descubra o que não pode faltar no seu plano —da precificação ao cardápio digital


A ideia de abrir um restaurante geralmente nasce do gosto por cozinhar ou da vontade de aproveitar uma oportunidade de negócio seguindo os apetites do público. É um bom começo, mas os empreendedores também precisam de uma dose de preparo para que o novo negócio faça sucesso.

Os maiores desafios de quem abre um restaurante são saber calcular os custos, precificar os pratos corretamente e aprender a vender bem, apontam os especialistas que participaram da live “Como empreender e fazer uma gestão de negócios com sucesso” na Semana do Empreendedorismo iFood.

Nesse papo, quatro empreendedores em alimentação falaram sobre como se preparar para abrir um negócio na área: Daniela Rodrigues, do Old Man Sandwich, Pedro Valsassina, da hamburgueria Pão com Carne, Marcelo Marani, da pizzaria A Francesinha e coach de vendas, e Renata Cruz, do Rê Cruz To Go.

Confira, a seguir, as dicas que eles deram para quem quer abrir um restaurante –com salão ou para o delivery ou com os dois modelos de funcionamento.

Aprenda o básico de finanças

Quem gosta da cozinha em geral não é lá muito fã de planilhas e números. Mesmo assim, é preciso aprender o básico sobre finanças para poder planejar bem o novo negócio. “Se não tiver habilidade com números, busque alguém que entenda dessa área. Mas também é importante saber os princípios para poder coordenar a parte financeira”, aponta Renata.

Não puxe o preço para baixo

Até mesmo quem começa um negócio em casa precisa incluir, na precificação do produto, despesas com aluguel, gás e mão de obra. Afinal, quando chegar a hora de ter um ponto físico, será difícil convencer o consumidor a pagar mais pelo mesmo alimento. “Muitas pessoas chegam a um custo ilusório. Mesmo abrindo em casa é importante cobrar o valor correto”, diz Pedro.

Use a concorrência como modelo

Para ter uma ideia do que faz um restaurante dar certo, pesquise seus melhores concorrentes para entender o que eles fazem bem –e avalie como você pode competir. “Entender o que os outros fazem bem ajuda os empreendedores a modelar o seu negócio”, explica Marcelo.

Encontre o ponto de equilíbrio

Você sabe quantas refeições precisa vender para que os custos da empresa se paguem? Ter esse número em mente é fundamental para traçar estratégias de venda para bater essa meta e faturar o suficiente para manter o negócio funcionando e guardar uma sobra. “Se você precisa vender mil hambúrgueres em uma cidade de sete mil habitantes, o negócio é inviável”, alerta Pedro.

Não se baseie nas despesas pessoais

No plano de negócios, não coloque como meta cobrir as suas despesas pessoais. “É errado tentar encaixar as suas despesas no negócio. No primeiro ano da minha pizzaria, eu não tirava dinheiro, só colocava”, conta Marcelo. “Eu sempre tirei o meu pagamento apenas como pró-labore”, completa Daniela. “Mesmo quando sobra, é preciso guardar para a manutenção dos equipamentos e outras despesas.”

Capriche no cardápio digital

O cardápio digital é a maior referência para quem não tem ponto físico. Por isso, escolha um prato para ser o carro-chefe no delivery e invista em boas fotos e descrições para deixar o público com água na boca. “As redes sociais são uma vitrine importante para quem está começando”, diz Daniela.

Avalie se você gosta de pessoas

Um negócio de hospitalidade é movido por pessoas, por isso é preciso gostar de gente. “Se você não cuidar da equipe, a equipe também não vai cuidar do cliente”, afirma Renata. Pedro aponta a importância de gostar de desenvolver pessoas. “Quem trabalha pra você também tem sonhos. Valorize quem está do seu lado e ajude os funcionários a crescer não só no financeiro, mas também no pessoal.”

Faça amizades no meio

Trocar o espírito de concorrência pelo de colaboração é o canal para fazer amigos entre empreendedores da área. Isso é importante, por exemplo, para compartilhar resoluções de problemas ou formar um grupo de compras para negociar melhores preços. “Essas amizades melhoram o ecossistema como um todo”, diz Marcelo.

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