Você já ouviu falar de alguma dessas 7 profissões do futuro?

Avanço da tecnologia e das relações humanas cria demandas que antes não existiam; conheça novos tipos de trabalho que podem surgir nos próximos anos

“O que você vai ser quando crescer?” é uma pergunta que talvez não tenha uma resposta tão clara hoje em dia. Com tanta tecnologia disponível e tantos novos problemas precisando de uma solução, são grandes as chances de que o que você, seus filhos ou familiares vão fazer para viver no futuro ainda nem exista.

O site da revista Forbes trouxe um estudo da Descomplica —edtech parceira do iFood no curso Meu Diploma do Ensino Médio— que mapeou algumas profissões que ainda serão criadas para atender a demandas que ainda não existem ou que ainda não são tão requisitadas.

Conheça, a seguir, sete dessas profissões.

Apagadores de Passado Digital

Quando esses profissionais começarem a atuar, a frase “o print é eterno” perderá o sentido. Não se trata de apagar a memória física (como no filme “Brilho Eterna de uma Mente Sem Lembranças” e um episódio da série “Black Mirror” já sugeriram), mas sim de levar para o esquecimento algumas de nossas ações na internet. “Em alguns casos, será necessário ter expertise legal para conseguir tirar dados da rede”, disse à Forbes Roberta Campos, diretora de insights e foresights da Descomplica.

Curadores de Memórias Pessoais

A Descomplica acredita que essa é uma área que poderá se desenvolver nos próximos anos. Com uso de Inteligência Artificial e softwares, as vivências de quem perdeu a memória poderão ser recriadas —onde estarão os profissionais especializados nesse tipo de operação?

Personal de Saúde Mental

O debate sobre os cuidados com a saúde mental na vida pessoal e profissional criarão o ambiente para que surjam profissionais especialistas em bem-estar e saúde mental, aponta a Descomplica. Isso vai acontecer mais ou menos nos moldes do que hoje representam os personal trainers para a saúde física. “Os profissionais de saúde mental teriam um papel diferente dos terapeutas. Cuidariam de estimular preventivamente a saúde mental, e não só solucionar um problema (que é algo para terapia)”, disse Campos.

Walker/Talker

Uma população que envelhece a passos largos precisará de cada vez mais de produtos e serviços voltados para suas necessidades. O Walker/Talker (acompanhante e ombro amigo, em uma tradução muito livre) é a pessoa que fará companhia para os mais velhos que não têm ou não podem contar com membros da família para realizar alguma atividade. É diferente dos cuidadores de idosos, que demandam conhecimentos mais específicos da área de saúde.

Engenheiros de Criptomoedas

Segundo a executiva do Descomplica, esses profissionais vão precisar conhecer um pouco de tudo: programação, lógica, engenharia e ainda ter habilidade para trabalhar em grupo. Para Campos, apesar do boom das criptomoedas, a tecnologia ainda é muito recente e passa por uma alta demanda em diferentes áreas.

Especialistas em energias renováveis e meio ambiente

Em um mundo em que as práticas ambientais contam cada vez mais para os consumidores, é de se esperar que surjam especialistas nas empresas que pensem  em estratégias para minimizar o impacto ambiental de suas atividades, prevê a edtech.

Programadores de Metaverso

Até 2021, o metaverso era pouco conhecido no Brasil, mas hoje já está na boca do povo. Os programadores de metaverso serão os responsáveis por fazer esse mundo paralelo acontecer. “Precisarão de conhecimento em programação 3D, estética, storytelling e design”, lista Campos.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas