Capacitação profissional: entenda por que ela é essencial para o mercado de trabalho

A capacitação profissional pode definir o rumo de uma pessoa, um time ou de uma empresa, pois profissionais qualificados, capacitados e bem treinados, produzem mais e melhor. Neste guia, você vai entender o conceito de capacitação profissional, as diferenças entre treinamento e capacitação, como se capacitar e seus benefícios.

A capacitação profissional pode definir o rumo de uma pessoa, um time ou de uma empresa, pois profissionais qualificados, capacitados e bem treinados, produzem mais e melhor. 

É o famoso ganha-ganha, pois a capacitação profissional melhora salários, promove rendimento, diminuição de custos e bem estar na empresa, organização ou negócio.  

Neste guia, você vai entender o conceito de capacitação profissional, as diferenças entre treinamento e capacitação, como se capacitar e seus benefícios.

O que é capacitação profissional?

Capacitação profissional consiste no desenvolvimento de habilidades e competências para uma ação ou trabalho, por meio de um evento educacional planejado e sistematizado.

Dessa forma, capacitar significa “tornar capaz de”, “habilitar-se”. Porém, a capacitação profissional não está restrita à reprodução de uma tarefa específica. 

Desta forma, a capacitação profissional vai muito além de um treinamento; ela é aplicada em diferentes contextos, mesmo fora da organização. 

Diferença entre treinamento e capacitação

Treinamento é uma ação intencional e planejada cujo objetivo é construir ou modificar um comportamento ou habilidade relacionados ao trabalho, visando um desempenho melhor. 

Trata-se de atividades pontuais que envolvem tarefas e conteúdos específicos para potencializar capacidades, habilidades ou aprendizados já existentes..  

Enquanto isso, a capacitação envolve treinamento e cursos para ensinar competências e habilidades de uma nova função ou tarefa.  

Diferença entre qualificação e capacitação profissional

Qualificação dá a base de conhecimentos necessários para que uma pessoa exerça  determinada atividade profissional. 

Trata-se do conjunto de cursos, escolaridade e experiência profissional na área de formação. 

Um exemplo de qualificação profissional é o Meu Diploma do Ensino Médio

O programa do iFood em parceria com a edtech Descomplica oferece bolsas a entregadores para concluírem o ensino médio. 

Já foram dadas 2 mil bolsas para os entregadores se prepararem para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

A capacitação, por sua vez, torna o profissional qualificado apto a exercer determinada tarefa ou atuar em diferentes contextos dentro da organização ou fora dela. 

Importância da capacitação profissional

A importância da capacitação profissional está no fato de que profissionais capacitados e qualificados atendem e produzem mais e melhor no contexto do trabalho em que se inserem. 

Para a empresa, investir na capacitação profissional de colaboradores significa investir na qualidade de serviços e produtos e, desta forma, atender melhor e ampliar vendas. 

Programas de desenvolvimento profissional, como a plataforma iFood Decola, que capacita parceiros e contratados, são uma ferramenta importante de capacitação profissional. 

Com mais de 110 mil certificados de conclusão de curso emitidos, o Decola tem capacitação em delivery, finanças e empreendedorismo para entregadores, restaurantes e mercados

As pessoas são o principal patrimônio de uma organização. Ter profissionais qualificados e capacitados, portanto, é o principal diferencial de empresas bem sucedidas e competitivas. 

A empresa ganha com redução de custos, diminuição da rotatividade de profissionais, desenvolvimento e retenção de talentos, relevância e melhora da cultura organizacional. 

Já para os profissionais que buscam emprego ou recolocação, a capacitação profissional torna-se indispensável, uma vez que eles precisam estar atualizados e aptos para enfrentar os concorrentes em processos seletivos. 

Profissionais de grupos como LGBTQIA +, pessoas negras e PCDs (pessoas com deficiência) contam com programas exclusivos de capacitação. 

Uma iniciativa que tem dado resultados expressivos é o Potência Tech, plataforma do iFood que, em 6 meses, ofereceu mais de 4 mil bolsas e ajudou a empregar 380 pessoas em tech.

A plataforma de formação e empregabilidade em tecnologia é voltada a mulheres cis e trans, pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas), amarelas ou indígenas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência ou de baixa renda.

Outro exemplo é o Projeto CapaciTrans RJ, que promove a capacitação profissional e empreendedora da população trans e travesti do estado do Rio de Janeiro. 

Qual o objetivo da capacitação?

O objetivo da capacitação profissional é desenvolver e ampliar habilidades e conhecimentos para transformar o trabalho que é desenvolvido em determinada empresa ou instituição.

Melhorar o desempenho profissional é, portanto, o principal objetivo da capacitação. 

Investir em capacitação profissional também dá vantagem competitiva às empresas e aos profissionais que buscam um emprego. 

Como funciona treinamento e capacitação de funcionários nas empresas?

Treinamento e capacitação de funcionários nas empresas funcionam com ações de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas, conhecido como sistema T&D. 

O investimento médio de empresas brasileiras em T&D é de R$ 1.651 por colaborador, segundo a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2020-2021

De acordo com o ebook Guia Essencial: Treinamento e Desenvolvimento na prática, os métodos de treinamento são: 

  • Treinamento em sala de aula ou laboratório em que os profissionais vão a um local ou in company, quando os professores vão à empresa para ministrar as aulas; 
  • E-learning, com uso de plataformas online ou por meio de softwares; microlearning, com vídeos curtos com conteúdos e exercícios;  
  • Sala de aula invertida, em que colaborador estuda a distância mas tem aulas presenciais para debates, dinâmicas e dúvidas; 
  • Aprendizagem social, que é o ensino por meio do convívio entre os profissionais.  

Plano de capacitação profissional

Para montar um plano de capacitação profissional, é  necessário pensá-lo no contexto do sistema T&D. 

Nesse sentido, o sistema T&D envolve o levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação do treinamento. 

Sobre o levantamento de necessidade, é preciso identificar o público-alvo da capacitação, no que ele precisa ser capacitado e qual o perfil desse grupo. 

A seguir, na etapa de planejamento e execução define-se os objetivos e conteúdos, estratégia de ensino e os recursos disponíveis adequados para os objetivos propostos. 

Por fim, a avaliação da aprendizagem vai ser um dos principais indicadores da qualidade e efetividade da capacitação profissional. 

Além disso , a satisfação dos participantes e aplicação do que foi aprendido na rotina do trabalho também são importantes parâmetros de avaliação. 

Quais os tipos de capacitação?

Existem vários tipos de capacitação profissional, de cursos livres à pós-graduação. Confira alguns tipos: 

Curso de livre oferta 

São aqueles em que são oferecidas formação inicial ou qualificação profissional, sem uma carga horária preestabelecida. 

Abertos a toda comunidade, também não exigem nível de escolaridade e possuem características diversas quanto à preparação para o exercício profissional. 

Cursos de graduação 

São os cursos para as pessoas com ensino médio completo ou equivalente e aprovadas em processo seletivo. São de 3 tipos: bacharelado, licenciatura e tecnólogos. 

Cursos de graduação podem ser presenciais, com frequência de 75% nas aulas,  ou a distância (EAD). 

Cursos de pós-graduação 

São aqueles que exigem uma graduação ou formação equivalente. Mestrado e doutorado são programas de pós-graduação stricto sensu que emitem um diploma. 

Já os cursos de especialização são a pós-graduação lato sensu, cuja carga horária deve ser igual ou superior a 360h.

 O aluno que concluiu um curso de especialização recebe um certificado.  

Cursos de extensão 

São cursos abertos a candidatos que preencham os requisitos estabelecidos pela instituição de ensino. Oferecem certificado e  têm carga horária mínima de 180h. 

Cursos de aperfeiçoamento 

Em geral, são cursos práticos para quem quer se aperfeiçoar em um aspecto técnico do trabalho. Têm duração mínima de 180h. 

Curso de capacitação profissional: qual a importância?

A importância de se investir em cursos de capacitação profissional está na exigência, cada vez maior, de qualificação para entrar e se manter no mercado de trabalho. 

Além disso, cursos de capacitação profissional podem elevar salários. Após concluir a graduação, 82% dos profissionais afirmaram que houve melhoria na vida profissional. 

Destes, 24,9% apontaram o aumento salarial como principal fator.  O dado faz parte da 3a Pesquisa de Empregabilidade 2021 do Instituto Semesp e Symplicity. 

Para as empresas, cursos de capacitação podem reter talentos, motivar seus colaboradores, reduzir gastos, promover diferencial competitivo e ser referência no mercado. 

Como investir em capacitação profissional?

Investir em capacitação profissional requer tempo e dedicação. O profissional pode escolher um curso ou até mesmo um consultor de carreiras que vai orientá-lo no melhor caminho. 

Outra forma de se capacitar é usar sites, plataformas e aplicativos para encontrar programas de qualificação, como cursos, seminários e workshops dentro da área profissional. 

As empresas também podem disponibilizar cursos, treinamentos, coaches, mentorias, rotação de posições, job shadowing e troca de conhecimento entre colaboradores.  

Plataformas de ensino como Potência Tech, criada pelo o iFood, conta com diversas escolas com foco no ensino de tecnologia, são importantes iniciativas de capacitação profissional. 

Outra forma de capacitar profissionais é aceleradoras de talentos, como o iLab, do iFood, que qualifica e promove o acesso à educação em tecnologia. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas