Digitalização de restaurantes: Como usar a tecnologia a favor do seu negócio

A digitalização é um imperativo para os empreendedores que querem ter um negócio competitivo e sustentável.

O mercado digital vem transformando as relações de trabalho também no setor de alimentação – e a digitalização dos restaurantes entra nessa onda. Afinal, com a alta adesão dos brasileiros a dispositivos móveis (segundo o IPEA, 67% da população tem acesso à internet), os negócios precisam se adaptar às novas demandas.

Dessa forma, é aí que o processo de digitalização de restaurantes aparece como uma solução para esses negócios se reinventarem e atenderem às necessidades do público, além de seguir os protocolos sanitários durante a pandemia de Covid-19.

Mas, já parou para pensar em como um restaurante pode adaptar seus processos e serviços ao cenário digital?

Portanto, confira a seguir um guia de orientação sobre o processo de digitalização, seus benefícios e por onde começar.

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O que é digitalização de restaurantes?

Usar tecnologia a favor do seu negócio não é mais um diferencial, e sim uma necessidade de adaptação às novas necessidades do consumidor. Hoje, a digitalização é um imperativo para os empreendedores que querem ter um negócio competitivo e sustentável.

Em suma, a digitalização de restaurantes é uma forma de adaptar o seu negócio a novos hábitos de consumo na esfera digital.

O aumento de 36% no faturamento do delivery no início da pandemia apontado pela pesquisa da Associação Brasileira de Franchising em parceria com a consultoria Galunion em 2020, por exemplo, mostra como é importante, por exemplo, ter um cardápio digital ou acesso a dados que permitam fazer uma análise das preferências do público.

Leia também: Confira quais são os tipos de comida mais pedidos no iFood em 2021

Além disso, a digitalização permite que o restaurante adote práticas ágeis, como novos formatos de divulgação, entrega de produtos, cardápios digitais e seleção de pratos de acordo com a preferência do cliente, entre outros modelos que levam em consideração a experiência do usuário.

Por que investir na digitalização do seu restaurante?

A comodidade e a economia de tempo são dois desejos dos consumidores brasileiros que usam o delivery, aponta um estudo feito pelo iFood e a Box1824 em 2017. Desde então, muitas ações foram tomadas para digitalizar os restaurantes –e satisfazer os consumidores.

Portanto, veja alguns dos motivos que levam as pessoas a pedir comidas em aplicativos são:

  • economia de tempo;
  • não ter que cozinhar todos os dias;
  • comer em qualquer lugar da casa, sem se preocupar em manter a cozinha sempre organizada;
  • acesso facilitado a promoção e comidas típicas;
  • pagamento online;
  • suprimento de restrições alimentares;
  • descoberta de novas possibilidades gastronômicas.

Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil, realizada em 2020, cerca de 72% das pessoas que têm um smartphone já pediram uma refeição usando um app. A quarentena elevou ainda mais essa proporção, que ficou 14 pontos percentuais à frente do ano anterior.

Por fim, o mercado está aquecido e os usuários buscam cada vez mais facilidade e independência no seu processo de compra.

Benefícios da digitalização de restaurantes

De acordo com pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), 29% dos pequenos negócios adotaram as vendas online como uma saída para a crise desencadeada pela pandemia. Rever processos, portanto, nunca foi tão essencial para manter a competitividade e lucrar com as novas tecnologias.

Além disso, a internet permite criar ferramentas de alta adaptabilidade em curto espaço de tempo, muitas vezes com poucos recursos iniciais. Quando olhamos para os benefícios da digitalização de restaurantes, observamos que o atendimento ágil é um deles. Assim, usar processos automatizados não é sinônimo de frieza no contato com o cliente, e sim de assertividade, desde a mensagem utilizada até a escalabilidade do negócio.

Outro benefício da digitalização de restaurantes é a eficiência de processos, uma vez que a automatização diminui a quantidade de erros (e, consequentemente, reduz também os custos com sua correção).

Por fim, lembre-se: quanto mais satisfeito seu cliente estiver, mais recomendações e avaliações positivas ele deixará em seus canais, melhorando sua reputação digital. Portanto, o relacionamento com o consumidor é um pilar fundamental para garantir uma experiência prática e agradável.

Como fazer a digitalização de restaurantes

O primeiro passo para implementar a digitalização é entender que isso não precisa ser feito de uma vez só. Não é preciso mudar todos os processos financeiros, operacionais, logísticos, de marketing, entre outros, da noite para o dia. Contudo, será necessário adaptá-los para uma nova realidade, priorizando o que é mais urgente até que a digitalização se torne completa.

Estas são as etapas iniciais para nortear esse começo:

Coloque o restaurante em um aplicativo de delivery

Utilizar apps de delivery tem menor custo inicial do que contratar uma plataforma própria. Além do mais, permite uma boa amplitude geográfica nas entregas e facilita a organização do delivery e da logística.

Crie um cardápio digital

Um cardápio digital traz agilidade aos pedidos, uma vez que eles podem ser realizados via aplicativo. Além disso, a ferramenta ajuda a minimiza erros no atendimento, que é feito de forma autônoma.

Foque na experiência do cliente

Aproveite os recursos para inovar no relacionamento com os clientes que já estão na sua base. Nesse sentido, é possível criar programas de pontos por número de pedidos, cartão fidelidade ou até mesmo estratégias de marketing com ofertas exclusivas.

Além disso, é importante fortalecer a comunicação com seus contatos pedindo feedbacks após efetuar um pedido. Outra opção é coletar contatos, com permissão prévia, para enviar ofertas personalizadas e celebrar datas comemorativas ligadas ao seu negócio.

Faça bom uso das redes sociais

Uma das formas mais acessíveis de posicionar seu restaurante no digital é entrar nas redes sociais. Por isso, certifique-se de que todos os canais de comunicação do seu negócio comunicam informações importantes, como: contato, localização, promoções e horário de funcionamento.

Também é crucial ser constante nas publicações, pelo menos uma vez ao dia nos Stories e no mínimo três vezes por semana no feed para divulgar seus produtos com imagens atrativas e apetitosas. Incentive os clientes a marcar suas redes sociais ao publicar uma foto do produto ou até mesmo fazer check-in no local quando visitarem presencialmente.

Como o iFood tem contribuído para o processo de digitalização de restaurantes

Com o avanço digital, muitos empreendedores precisam readaptar suas formas de lucrar. O iFood entende que nem todos estavam preparados para essa quantidade de mudanças em um curto período de tempo. Com o processo de digitalização de restaurantes, chegaram também as dúvidas sobre como aproveitar a integração das novas tecnologias com o empreendedorismo.

Pensando na capacitação dos parceiros da aplicativo, o iFood criou o iFood Decola, plataforma educacional que reúne cursos dinâmicos de curta duração alinhados com as necessidades dos donos, funcionários e entregadores de restaurantes. Cerca de 240 mil pessoas já foram impactadas por essa iniciativa em parceria com SESI, Conquer e PROA.

Saiba mais sobre como o iFood tem contribuído com a digitalização de restaurantes clicando aqui!

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