Formas de pagamento do iFood: saiba quais são e como são protegidas

Preparamos um material sobre as formas de pagamento do iFood, como é feita a proteção de seus dados e quais são as principais dúvidas sobre o assunto

Quem nunca cadastrou o cartão de crédito ou outras formas de pagamento no iFood e se perguntou se era seguro?

Então, pode relaxar porque a maior plataforma de delivery da América Latina tem mecanismos super seguros de proteção de dados nas mais diversas formas de pagamentos.

“As pessoas costumam questionar o que fazemos para evitar fraudes e incidentes envolvendo os dados do cartão de crédito”, afirma Camila Nagano, advogada e encarregada do programa de privacidade do iFood.

Para responder essa e mais perguntas, preparamos um material sobre as formas de pagamento do iFood, como é feita a proteção de seus dados e quais são as principais dúvidas sobre o assunto.

Quais são as formas de pagamento iFood?

O iFood aceita diversas formas de pagamento para compras no aplicativo e no site. Elas são mostradas na etapa final do pedido.

O pagamento pode ser feito direto pelo app ou site na compra ou na hora da entrega do pedido com o entregador.

Nesse sentido, as formas de pagamento do iFood são:

  • cartão de crédito,
  • cartão de débito,
  • pix,
  • dinheiro,
  • vale-refeição,
  • vale-alimentação,
  • Google Pay,
  • Apple Pay,
  • QR Code,
  • iFood Card,
  • cupons.

Essas formas de pagamento variam entre os estabelecimentos da foodtech. Há locais que não aceitam pagamento na entrega, por exemplo, ou só aceitam pagamento por débito.

Entre as soluções corporativas do iFood Empresas, estão iFood Benefícios e iFood Office. O objetivo do iFood Empresas é centralizar os gastos com eventos e refeições corporativas, facilitando a vida da empresa e de seus funcionários.

Como funcionam as formas de pagamento no iFood?

Para escolher as formas de pagamento, basta acessar os pagamentos do perfil cadastrado.

Na opção forma de pagamento, há um campo para cadastrar um cartão de crédito, débito, vale-refeição, vale-alimentação ou iFood office.

Na etapa final do pedido, a sacola vai mostrar o resumo de valores, com o total. Abaixo, na opção pagamento, basta escolher um cartão cadastrado, a opção pix ou pagar na entrega.

O pagamento pode ser feito também via pix, com código copia e cola.

Os pedidos podem ser pagos na entrega na máquina de débito e crédito e vale-refeição ou alimentação, dinheiro e leitura de QR Code com o entregador.

Como o iFood protege os dados das formas de pagamento?

O iFood protege os dados de pagamentos via cartão de débito e crédito por meio da tokenização, mecanismo de transformação de um ativo real em ativo digital por meio da criptografia.

A criptografia é o mecanismo de codificação de dados para evitar que sejam acessados e lidos por terceiros.

A proteção de dados das formas de pagamentos funciona assim: quando o cliente cadastra um cartão no iFood, é criada uma identificação para esse cartão em forma de token, que é uma sequência de números aleatórios.

Uma vez realizada a compra, o token é usado para validar os pagamentos com as emissoras dos cartões de crédito, em vez de serem utilizados os dados do cartão.

Dessa forma, o iFood só tem acesso ao token, que é um dado anonimizado, nunca aos dados do cartão.

Além disso, o iFood só trabalha com empresas de TSP (Token Service Provider) com certificação PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard).

A certificação foi criada pelo Conselho dos Padrões de Segurança da Indústria de Pagamento com Cartão, fundado pelas bandeiras Visa, MasterCard, American Express, Discover e JCB.

Para estar em conformidade com essa certificação, é preciso cumprir requisitos como:

  • Proteger os dados armazenados do cartão e dos titulares (como data de nascimento e números de documento);
  • Usar criptografia na transmissão de dados dos titulares feita por meio de redes públicas;
  • Rastrear e monitorar todos os acessos à rede e dados de cartões de crédito;
  • Usar um firewall eficiente, além de software de proteção antivírus, antispyware e antimalware.

13 dúvidas sobre as formas de pagamento iFood respondidas

Agora que você já sabe quão segura é a proteção de dados das formas de pagamento no iFood, podem surgir algumas dúvidas sobre as formas de pagamento.

Respondemos 10 dúvidas frequentes de usuários da plataforma para te ajudar.

Dá só uma olhada.

1 – O que é apelido do cartão no iFood?

O apelido do cartão é o nome dado a um cartão cadastrado. Se você usa mais de um cartão com titularidades diferentes, por exemplo, o apelido vai facilitar na hora de identificar qual cartão está sendo usado na compra.

2 – O que devo fazer para excluir dados do cartão crédito?

No seu Perfil, vá em pagamentos e depois forma de pagamentos. Toque no cartão que está cadastrado, e depois nos três pontos que aparecem no canto superior direito. No ícone da lixeira vai aparecer a opção Quer excluir esse cartão. Clique em Excluir cartão e pronto.

3 – Como funciona o iFood Card?

O cartão-presente do iFood pode ser usado em várias compras e serviços e tem validade de 90 dias. No aplicativo, vá em Perfil e depois em Carteira. Escolha a opção resgatar iFood Card. Insira o código do cartão ou escaneie o QR Code.

4 – Posso usar o cupom iFood para pagamento em dinheiro?

Não. O cupom somente é aplicado para pagamentos online. Fique atento às regras de uso, como data de validade, formas de pagamento aceitas, estabelecimentos em que pode ser usado, valor mínimo do pedido, limite de uso etc.

No Perfil, vá em Sacolas. Lá é possível ver os cupons disponíveis e a regra de cada um deles.

5 – Meu cupom sumiu, e agora?

Os cupons do iFood têm prazo de validade e limite de uso. Pode ser que aquele cupom que você tinha uma hora atrás já tenha expirado ou você pode já ter usado em alguma compra. Você pode checar na aba Indisponíveis da área Cupons.

6 – Como meu cartão vira um token?

Após os dados do cartão de crédito serem cadastrados no app, eles são enviados para uma TSP (Token Service Provider), a plataforma que faz a tokenização. A TSP transforma as informações do cartão em um token, uma sequência de números protegida por criptografia.

A TSP envia o token para o servidor do iFood, que passa a ter acesso a um dado anonimizado, e não aos dados do cartão. O servidor do iFood usa esse token para validar o pagamento com os emissores do cartão.

7 – De que forma posso proteger meus dados?

Lembre-se de nunca fornecer dados ou imagens do seu cartão para outras pessoas. Caso você faça o pagamento na entrega, confira o extrato do cartão na hora para evitar o golpe da maquininha.

Se receber um telefonema, e-mail ou mensagem pedindo dados pessoais em troca de promoções ou suporte, não informe, pois pode ser um novo golpe para invadir sua conta no app. O iFood jamais pede dados pessoais dos seus clientes por telefone ou mensagem.

8 – Posso fazer o pagamento por Pix?

Sim, é possível fazer o pagamento por Pix em todo território nacional. Na sacola, escolha Pix como forma de pagamento e depois clique em fazer pedido. Copie e cole o código gerado. Vá no seu app de pagamento ou do banco e siga as instruções. Volte no app do iFood e acesse Pedidos.

9 – O que é iFood Benefícios?

É o vale-refeição ou vale-alimentação iFood para empresas repassarem valores de benefícios de alimentação a seus colaboradores. O iFood Benefícios pode ser usado para compras no app e em restaurantes e mercados que aceitam vale-refeição com o cartão físico Elo.

10 – O que é a Fidelidade do iFood?

É um programa de fidelização de clientes para restaurantes parceiros. Funciona assim: o restaurante define quantos pedidos precisam ser feitos pelo cliente, em determinado período de tempo, para ganhar um cupom, o valor da recompensa e o valor mínimo para ser válida a promoção. O cupom fica disponível no aplicativo do iFood.

11 – Como trocar a forma de pagamento?

É possível trocar a forma de pagamento no aplicativo e site do iFood, mesmo depois de ter cadastrado um cartão de crédito. Depois de ter feito o pedido, na opção Pagamento, toque em Trocar. Nessa aba vão aparecer outras opções além do cartão cadastrado, como pix e dinheiro, se o estabelecimento aceitar o pagamento na entrega.

12 – Como descobrir quem usou meu cartão no iFood?

Como o sistema de segurança do iFood não armazena dados de formas de pagamento, como número de cartão de crédito, não é possível saber quem utilizou. O iFood não tem autonomia para questionar cobranças indevidas. Nesse caso, é necessário entrar em contato com a operadora do cartão de crédito.

13 – Por que o iFood não aceita meu cartão?

Problemas com informações incorretas ou inverídicas e limite excedido podem ser a causa da recusa de um cartão de crédito ou débito como forma de pagamento para pedidos no iFood.

Tive um problema com as formas de pagamento do iFood. E agora?

Se você tiver um problema com as formas de pagamento do iFood, faça o seguinte:

  1. Verifique se a forma de pagamento escolhida é aceita pelo estabelecimento onde o pedido está sendo feito;
  2. Cheque todos os dados do cartão, como número, validade, código de segurança;
  3. Se estiver tudo certo, faça contato com a bandeira do cartão para ver se existe algum problema;
  4. Caso esteja tudo certo com seu cartão, mas ainda não consegue finalizar a compra, vá no ícone Pedidos (canto inferior da tela). Clique no pedido com o qual está tendo problema e depois em Ajuda.
  5. Informe o tipo de problema e envie uma mensagem para o atendimento no campo enviar mensagem para o iFood no aplicativo, se for necessário.

Você teve algum problema com a entrega do seu pedido? Descubra como resolvê-lo aqui

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