Dos ganhos à educação: conheça ações do iFood para entregadores

O iFood tem várias iniciativas que buscam dar melhores condições de trabalho, no presente e no futuro, para seus entregadores parceiros —descubra quais são elas.

Iniciativas buscam melhorar as condições de trabalho no presente e abrir oportunidades no futuro


Os entregadores e entregadoras são essenciais para o ecossistema do iFood, fazendo a ponte entre estabelecimentos parceiros e o consumidor. De moto, bike, carro ou de patinete, eles formam um contingente de 200 mil trabalhadores que geram renda a partir do app.

“Reconhecer o valor desses trabalhadores vai além dos ganhos. Por isso, o iFood investe em diversas iniciativas para dar mais segurança, qualidade de vida e capacitação para garantir bem-estar e mais oportunidades para todos”, afirma Felipe Ramires, head de Logística no iFood.

Além disso, ao longo de 2021, o iFood fez 68 reuniões com entregadores e lideranças para dialogar sobre suas demandas e realizou o 1° Fórum de Entregadores do Brasil, que resultou em uma Carta-Compromisso.

Confira, a seguir, algumas das principais iniciativas da plataforma para oferecer não só boas condições de trabalho no presente, mas também oportunidades de capacitação e desenvolvimento para o futuro.

1 – Ganhos

Geração de renda
Em 2021, o iFood fez dois reajustes, um na taxa mínima e outro nos km rodados.
Os profissionais ativos na plataforma do iFood que trabalham 140 horas por mês recebem, por hora trabalhada no percurso de entrega, um valor até quatro vezes superior ao da hora do salário mínimo vigente no Brasil.
Segundo um estudo feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), os ganhos médios dos entregadores, por hora trabalhada, são 165% superiores à remuneração que eles teriam no mercado tradicional.

Delivery de Vantagens
Plataforma de vantagens que ajuda na redução de custos ao dar descontos que podem chegar a mais de 50% em serviços como seguro e manutenção para motocicletas, educação, saúde e bem-estar além de descontos especiais na compra de produtos como celulares, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e roupas em lojas parceiras do iFood.

Fundo de combustível temporário
O iFood foi a única empresa brasileira a criar um fundo temporário de combustível para os entregadores cadastrados no app. Entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, foram disponibilizados R$ 8 milhões para ajudá-los no enfrentamento da alta do preço dos combustíveis.

Seguros
Desde 2019, todos os entregadores têm direito a um seguro que contempla a cobertura das rotas de entregas e o retorno para casa (com limite de até 1h e 30 quilômetros depois da última entrega para quem usa moto e de 2h e 30 quilômetros para quem usa bicicleta). O seguro cobre até R$ 15 mil em despesas médicas e odontológicas de emergência, além da compensação por invalidez permanente (total ou parcial) e morte acidental.

O iFood também é a única empresa do setor a oferecer cobertura por lesão temporária. Esse seguro indeniza os entregadores em até 70% da média dos ganhos que eles tiveram nos 30 dias anteriores (com limite de R$ 700 por mês) e vale para acidentes ocorridos durante a entrega ou na volta para casa.

Os parceiros entregadores também têm direito a seguro de vida, gratuito, com cobertura de R$ 15 mil para despesas de emergência e indenização em casos de invalidez ou morte acidental.

2 – Saúde e segurança

Desconto em serviços de saúde
Em parceria com a Avus, o iFood oferece um plano gratuito de vantagens em serviços de saúde para todos os entregadores cadastrados na plataforma e seus dependentes, que podem se consultar com médicos e fazer exames a preços acessíveis (a partir de R$ 19,90), além de comprar medicamentos com até 80% de desconto nas redes de farmácias credenciadas. O plano já cobre 82.500 pessoas, entre entregadores e seus dependentes.

Pontos de apoio
O iFood tem um ecossistema de pontos de apoio com 1.000 espaços em 14 cidades, onde os entregadores podem, por exemplo, utilizar as instalações sanitárias, tomar água e usar tomadas.

Os pontos disponíveis aparecem no aplicativo do entregador no momento em que ele recebe o pedido, indicando se aquele restaurante é ou não um ponto de apoio. Além disso, existem 4 pontos de apoio público nas cidades de Osasco (SP), Fortaleza (CE), Campinas (SP) e São Paulo (SP).

3 – Educação

Aprimoramento profissional
O iFood investe na preparação dos entregadores para trabalhar com delivery. Mais de 35 mil parceiros já se inscreveram no curso profissionalizante do Sesi, que é gratuito. E muitos outros participaram de capacitações que vão desde orientações para pilotagem segura até treinamento em primeiros socorros e segurança no trânsito —mais de 500 parceiros se tornaram Anjos de Capacete.

Educação para o futuro
Na plataforma do iFood Decola, os entregadores podem fazer vários cursos do programa de capacitação para o futuro do trabalho, gratuitos ou com bolsa, seja em tecnologia (como os de programação) ou em temas como gestão financeira, empreendedorismo, inteligência emocional e legislação de trânsito. Mais de 192 mil parceiros já se inscreveram nos cursos e mais de 71 mil certificados já foram emitidos.

Além disso, em janeiro de 2022, começaram as aulas do programa Meu Diploma do Ensino Médio, que disponibilizou aos entregadores mais de 2.000 bolsas de estudo para fazer o curso preparatório para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e concluir o Ensino Médio.

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