iFood dá bolsas para entregadores terminarem o ensino médio

O iFood amplia oferta de bolsas para entregadores que querem se formar no Ensino Médio —saiba aqui o que mudou no programa Meu Diploma do Ensino Médio.

Meu Diploma do Ensino Médio é ampliado para atender a todos os profissionais que queiram fazer a prova de conclusão dessa etapa do ensino

Em dezembro de 2021, o iFood lançou, em parceria com a Descomplica, o programa Meu Diploma do Ensino Médio para oferecer 2.000 bolsas para entregadores e entregadoras fazerem o curso de preparação para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), exame que dá aos aprovados o certificado de conclusão do Ensino Médio. 

Agora, em parceria com a Termine Seus Estudos, a foodtech brasileira amplia o alcance do programa e vai dar bolsa para todos os entregadores e entregadoras que se inscreverem para fazer o Encceja. Quem quiser participar pode se inscrever no site do Meu Diploma do Ensino Médio, gratuitamente, entre 24 de maio e 4 de junho. A prova será realizada no dia 28 de agosto.

“Entendemos que havia muito interesse na temática e que muitos desconheciam os caminhos para retomar e concluir essa jornada tão importante para o desenvolvimento humano”, explica Luanna Luna, gerente de educação do iFood. “É um passo importante rumo à formação de base, além de trabalhar o restabelecimento da autoconfiança, o que em muitos cenários é pré-requisito para acessar outras oportunidades. 

No Brasil, metade da população que tem mais de 25 anos não completou o Ensino Médio —são quase 70 milhões de pessoas—, segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Em uma pesquisa realizada pelo iFood em 2022 com entregadores, 28% das pessoas entrevistadas disseram que não têm ensino médio completo e 67% afirmaram que gostariam de concluir essa etapa do ensino.

O programa de preparação para o Encceja oferecido no Meu Diploma do Ensino Médio é 100% online e gratuito, e está disponível para os mais de 200 mil entregadores cadastrados na plataforma, com vagas ilimitadas. Para participar, basta ter cadastro no app, mais de 18 anos e não ter concluído o ensino médio.

Volta aos estudos

Algumas dessas pessoas já estão se preparando para encarar o Encceja em agosto. A entregadora Elaine Zulato voltou aos estudos aos 55 anos para obter o diploma do ensino médio. “Sempre tive vontade de terminar o ensino médio para dar continuidade aos meus estudos e fazer uma faculdade. Quando apareceu a mensagem no app dos entregadores eu falei: ‘vou tentar’”, conta ela ao iFood News (leia aqui a história completa da Elaine).

Quando for aprovada, ela quer prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e fazer faculdade. “Gosto muito da área de design de interiores e de enfermagem. Sou bem eclética”, diz. “Tenho 55 anos, e para mim é um orgulho estar com essa idade e voltar a estudar.”

Já o entregador Marcelo Andrade, do Rio de Janeiro, conta que estudou até a sexta série, pois os pais tiveram dificuldade de bancar os estudos. Além disso, o transporte era precário e não havia merenda escolar onde ele estudava. “Dava desânimo ir para a escola”, lembra ele.

Ao completar 18 anos, ele foi trabalhar no açougue de um conhecido. Mais tarde, tornou-se empresário nesse ramo, mas a empresa quebrou, pois ele não tinha conhecimento sobre como administrá-la. Agora, aos 48 anos, Marcelo retomou os estudos: além de voltar à escola para terminar o nível fundamental, ele recebeu uma bolsa do Meu Diploma do Ensino Médio para finalizar também essa etapa. Seu sonho grande, agora, é se formar em Direito. 

Serviço – Meu Diploma do Ensino Médio

O que é: bolsas para curso 100% online de preparação para a prova do Encceja, que dá certificado de conclusão do Ensino Médio

Quem pode participar: entregadores e entregadoras cadastrados no aplicativo do iFood, maiores de 18 anos, sem ensino médio

Prazo de inscrições: de 24/5 a 4/6

Como se inscrever: no site do programa

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas