Maio Amarelo: conheça as ações do iFood para entregadores

Durante o Maio Amarelo, o iFood realiza uma campanha de conscientização e capacitação para os entregadores parceiros; conheça aqui as três fases da iniciativa.

Campanha de conscientização sobre segurança no trânsito traz educação e experiência imersiva para os parceiros da plataforma

Como se comportar de forma mais segura no trânsito é o mote da campanha do iFood para o Maio Amarelo, campanha nacional sobre esse tema. Focadas nos entregadores parceiros, as ações serão divididas em três fases, cada uma delas com um propósito bem definido para reforçar essa conscientização.

“Essa é uma responsabilidade nossa, pois o trânsito faz parte do nosso dia a dia. Quanto mais informações pudermos passar aos entregadores, melhor”, afirma Gisele Lafaeff, analista de engajamento do iFood e uma das líderes do projeto.

Cada fase da campanha terá um propósito diferente, mas todos convergem para o mote principal: as ações do dia a dia que podem fazer do trânsito um ambiente menos hostil e perigoso para ciclistas, motociclistas e pedestres.

Fase 1: Educação e informação

A primeira fase do projeto foca na educação. A partir da primeira semana de maio, todos os entregadores e as entregadoras cadastrados iFood receberão no celular (por WhatsApp ou no app para entregadores) links para cinco vídeos que trazem um resumo de informações sobre temas relacionados ao comportamento no trânsito.

A ideia é incentivar esses parceiros a entrar no iFood Decola (plataforma de ensino a distância) para realizar cursos voltados para o tema.

Cinco conteúdos serão trabalhados no Maio Amarelo:

  • Cidadania no trânsito
  • Cuidado e manutenção do veículo
  • Condição física e emocional
  • Situações de risco
  • Acidentes no trânsito

“Os vídeos trazem um pouco do conteúdo desses cursos de forma objetiva”, destaca Felipe Resende, analista de negócios do iFood, que esteve à frente da criação desta fase. “Queremos tratar o assunto de forma muito transparente. Não vamos dizer “olha, você não vai se acidentar”, mas queremos mostrar que os entregadores mas queremos mostrar que os entregadores têm um papel no trânsito e que o iFood se preocupa com eles.”

Fase 2: Reconhecimento

Na segunda fase do Maio Amarelo, o iFood vai reconhecer o compromisso dos entregadores para tornar o trânsito das cidades mais seguro. “Queremos focar em pequenas ações deles que fazem a diferença no trânsito”, explica Gisele.

Esse reconhecimento será registrado em um vídeo que vai reunir alguns “flagras” do comportamento correto dos entregadores nas ruas —que serão recompensados com brindes. O objetivo da ação é valorizar atitudes simples e eficazes, como dar a seta para trocar de faixa, dar preferência ao pedestre que atravessa na faixa ou estar com a manutenção do veículo em dia. Ao final, esse material será transmitido para toda a base de entregadores iFood. “Vamos mostrar como atitudes tão pequenas salvam muitas vidas no trânsito”, diz Gisele. 

Fase 3: Experiência imersiva

A campanha do Maio Amarelo do iFood se encerra com um evento presencial em São Paulo (24/5), Recife (25/5), Brasília (26/5) e Curitiba (30/5). Na última semana do mês, entregadores parceiros serão convidados a participar de uma experiência focada em segurança no trânsito.

O evento terá uma dinâmica semelhante à de uma feira de negócios, com estandes temáticos, distribuição e sorteio de brindes e a presença de parceiros do iFood em produtos e serviços relacionados à temática. 

“A questão da segurança é muito importante para o iFood, assim como reforçar a importância do tema de forma constante”, explica Felipe.

O Maio Amarelo presencial terá três grandes áreas de informação e interação: 

  • Educação
    Para reforçar os cursos oferecidos pelo iFood Decola e divulgar outras duas iniciativas de educação: Potência Tech (para formar profissionais de tecnologia) e Meu Diploma do Ensino Médio (destinado a quem não completou essa fase da educação).
  • Seguro Fácil e 100% gratuito
    Neste estande, os entregadores terão contato com as novidades de cobertura do seguro que é ativado assim que o cadastro no iFood é aprovado (não é preciso nenhuma burocracia extra); o seguro é gratuito e cobre motoqueiros, ciclistas e motoristas durante um pedido ou no trajeto de volta para casa.
  • Experiência imersiva
    O terceiro estande do evento será destinado a uma experiência imersiva em segurança no trânsito, com apoio de tecnologia para que os visitantes conheçam os riscos do dia a dia do trânsito e a importância de a manutenção do veículo estar sempre em dia.

“A ideia é que o entregador entre nesse evento e receba muito conteúdo e informação sobre segurança no trânsito e as demais coisas que fazem parte do seu dia a dia, dos seus direitos e oportunidades de crescimento”, explica Gisele. 

A expectativa é que todo o evento seja percorrido em no máximo uma hora. O agendamento para participar da ação será feito pelo app dos entregadores (em lotes de 30 minutos).

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