Conheça as metas do iFood na área de meio ambiente

Saiba o que a empresa vem fazendo para reduzir o uso de plástico e a emissão de poluentes em sua operação de delivery

Em 2021, o iFood assumiu um compromisso público na área de meio ambiente, alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 13 da Organização das Nações Unidas: a ação contra a mudança global do clima. 


Desde aquele ano, a empresa persegue duas metas para 2025. A primeira é reduzir a poluição gerada pelo uso de plástico no delivery; a segunda, tornar-se neutra na emissão de carbono –com pelo menos 50% de suas entregas sendo feitas em modais não poluentes, como as bicicletas e as motos elétricas.

O iFood também aderiu ao #DelivreDePlástico, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade ambiental no sistema das Nações Unidas (ONU), e pela Oceana, a maior organização não governamental sem fins lucrativos focada na proteção dos nossos oceanos.

Como o iFood quer atingir essas metas ambientais?

Para cumprir essas metas, a empresa já está colocando em prática ações como:

Redução do uso de plástico

A campanha Amigos da Natureza incentiva quem faz um pedido no iFood a dispensar o envio de garfos, colheres, facas, canudos e outros itens plásticos na entrega. Hoje, mais de 90% dos restaurantes que estão no app aderiram a essa iniciativa, e 80% dos clientes preferem receber seu pedido sem talheres de plástico.

Com isso, desde 2021 mais de 360 milhões pedidos foram entregues sem esses itens descartáveis, evitando que 130 toneladas de plástico de uso único sejam descartados todos os meses, em média. 

Compensação de emissões

O iFood tem métricas de volume de gases poluentes emitidos por quilômetro rodado na operação de delivery. Com esse número, a empresa compensa a emissão de CO2 nas entregas. Os recursos usados na compensação são investidos em projetos de preservação e regeneração do meio ambiente e de geração de energia renovável.

Modais não poluentes

Para reduzir a emissão de gases poluentes nas entregas, o iFood apoia e incentiva o uso de modais não poluentes, como as bicicletas e as motos elétricas. Em 2021, a empresa criou o iFood Pedal, o primeiro serviço do mundo de aluguel de bicicletas exclusivo para entregadores, que já é utilizado por 18 mil entregadores. E, no ano seguinte, lançou uma moto elétrica em parceria com a VOLTZ.

Embalagens sustentáveis

Desde 2021, o iFood atua em parceria com a Suzano em ações para desenvolver embalagens sustentáveis para o delivery. Naquele ano, os parceiros lançaram o desafio “Embalagem do Futuro” para incentivar o desenvolvimento de novas embalagens sem uso de plástico. 

Em 2022, disponibilizaram 230 mil embalagens feitas de papel 100% reciclável para serem usadas na área de alimentação do Rock in Rio. Essas embalagens, aliás, foram recicladas e transformadas em sacolas usadas no delivery em São Paulo.

Apoio à reciclagem

Para incentivar as pessoas a reciclar, o iFood vem implantando PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) em diversas capitais. Até o momento, a empresa já disponibilizou 104 PEVs –mais recentemente na Orla do Guaíba, em Porto Alegre (RS). 

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