Como o iFood criou sua metodologia de mensuração de resíduos

A empresa fez um estudo detalhado sobre a quantidade de resíduos gerada em sua operação para reduzir a poluição plástica

Para reduzir a poluição plástica no delivery até 2025 e cumprir o compromisso #DeLivreDePlástico, o iFood precisou, em primeiro lugar, entender qual é o impacto ambiental exato dos resíduos gerados em suas operações.

Para fazer isso, a empresa se aliou à MANUIA para desenvolver um estudo inédito, usando metodologia própria.

Portanto, ela foi feita para mapear a quantidade de embalagens plásticas, de papel, vidro ou alumínio que são colocadas em circulação por meio do delivery.

Como foi feita a mensuração de resíduos?

De acordo com Fabiane Staschower, especialista em sustentabilidade no iFood, a metodologia proposta pelo estudo é totalmente inédita. “Buscamos referências em empresas do mundo inteiro, mas ninguém fez um estudo tão detalhado e minucioso”, explica. 

Assim, a metodologia de mensuração do iFood contempla duas fases: uma qualitativa, seguida por uma quantitativa.

Durante a primeira fase, foram feitas visitas a 12 restaurantes, de diferentes culinárias. Dessa forma, o objetivo era conhecer o estoque, a forma como são embalados os alimentos e a quantidade de plástico que cada pedido leva.

Em seguida, a equipe fez um banco de dados de embalagens, com base nos modelos encontrados em visitas a lojas de embalagens. Ao todo, foram 256 embalagens mapeadas, com descrição do material, tamanho, peso e agrupamento por tipo (garrafa, pote, sacola e por aí vai).

Além disso, para a fase quantitativa, foram elaborados questionários online para restaurantes de diferentes culinárias a respeito das embalagens utilizadas no delivery pelo iFood. Ao todo, a pesquisa obteve 578 respostas, de restaurantes espalhados por todo o Brasil, que abrangeram as 58 categorias de alimentos do aplicativo.

Com base nesses dados, o iFood conseguiu determinar uma média da quantidade de resíduos gerados por pedido, especificando o volume em peso de embalagens de diferentes materiais.

Por fim, após o estudo foi possível estimar que, em 2021, foram geradas 65.468 toneladas de embalagens, das quais 18.091 toneladas foram de plástico.

Por que esse estudo é tão importante?

A mensuração de resíduos faz parte de uma série de ações propostas pelo iFood Regenera. Esse é o programa de metas ambientais do iFood. Assim, tem como objetivo eliminar a poluição plástica nas operações de delivery e neutralizar a emissão de carbono até 2025.

Mas, para acabar com a utilização do plástico, é preciso, primeiro, saber qual é o tamanho dos resíduos gerados pelo delivery do iFood. Dessa forma, nota-se a importância de estudar e detalhar quanto a mensuração de resíduos.

“Com a mensuração, soubemos os números, o quanto é preciso reduzir para zerar a poluição plástica na operação do iFood”, explica Fabiane. Agora, com base nesses dados, o iFood se compromete, até 2025, a:

  • Ter 100% dos restaurantes na plataforma dando a opção para os usuários selecionarem se desejam ou não receber talheres, canudos ou sachês de condimentos com o pedido;
  • Reduzir em 50% o percentual de embalagens plásticas de uso único na sua operação, de 27% para 13,5%, tendo como base o volume gerado em 2021.
  • Reduzir em 23% o percentual de sacolas plásticas de uso único na sua operação, de 1,3% para 1%, tendo como base o volume gerado em 2021.
  • Todo o restante de plástico que ainda estiver presente nas entregar será reciclado em seus programas de reciclagem.

E até o final de 2022, o iFood se compromete a:

  • Implementar uma solução para redução de envio de sachês de condimentos para 5% da base de restaurantes;
  • Ter 100% das lojas próprias de mercado realizando entregas sem plástico;
  • Garantir o uso de 500 mil embalagens sustentáveis por meio da venda direta via iFood Shop e/ou negociação direta com restaurantes parceiros. Como piloto na implementação das embalagens livres de plástico no mercado.

Para alcançar esses resultados, o iFood Regenera já desenvolve diversas ações de sustentabilidade, como campanhas de conscientização para evitar o uso desnecessário de plástico. Além disso, busca por alternativas mais sustentáveis para embalagens descartáveis e incentivo à reciclagem. São elas:

Amigos da Natureza

Com a campanha “Amigos da Natureza”, o aplicativo do iFood passou a dar aos clientes a opção de dispensar o envio de garfos, colheres, facas e canudos plásticos. Até agora, 40% dos restaurantes já aderiram à iniciativa.

Portanto, isso resulta em mais de 260 milhões de pedidos enviados sem itens de plástico e evitando 600 toneladas de talheres plásticos.

Embalagens sustentáveis 

Para acelerar a redução de plástico nas entregas e oferecer soluções sustentáveis para a substituição dessas embalagens, Fabiane explica que o iFood tem buscado alternativas com parceiros, como a Suzano, Klabin e a growPack

Em uma ação no Rock in Rio, em setembro de 2022, o iFood disponibilizou mais de 230 mil embalagens sustentáveis para restaurantes do festival de música.

Elas são feitas de papel 100% reciclável, com matéria-prima de fonte renovável, biodegradável e livre de plástico.

As chamadas “Embalagens do Futuro” foram desenvolvidas em parceria com a Suzano e, antes do evento, 61 mil unidades do produto foram destinadas para alguns restaurantes, com o objetivo de ganhar aderência no mercado.

“Em breve, vamos lançar um piloto para testes com uma embalagem feita com palha de milho, desenvolvida em parceria com a growPack”, explica Fabiane. Além disso, o iFood também busca soluções de sacolas sem plástico resistentes à umidade, para produtos refrigerados.

Esses estudos são importantes por oferecer alternativas aos materiais plásticos —afinal, para eliminar o uso dessas embalagens poluentes, é preciso ter a possibilidade de substituí-las por opções sustentáveis.

E a reciclagem?

Com o objetivo de fortalecer a cadeia de reciclagem e dar o destino correto ao lixo, o iFood implantou 80 PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia.  

Em setembro deste ano, a empresa lançou o Guia para Cidade Modelo em Gestão de Resíduos para apoiar cidades na gestão de resíduos, em parceria com a Manuia.

A cidade de Fortaleza, no Ceará, foi a primeira a adotar o modelo de gestão de resíduos sólidos. O Política e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) serviu para basear o projeto. 

O projeto Já Fui Bag, em parceria com a Greening e a Retalhar, recolhe as mochilas do iFood que já não estão mais em condições de uso e transforma o material em novos produtos, como sacolas e pochetes, ou até em combustível para a indústria. Para não ir a aterros, conseguimos recuperar, entre 2020 e 2021, 124 toneladas de bags.

Por fim, o iFood oferece o Recicla Bot, uma ferramenta de educação ambiental que tira dúvidas sobre sustentabilidade pelo WhatsApp.

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