Comunicação e ESG do iFood se destacam em ranking de reputação

O iFood subiu 17 posições no ranking Merco de reputação de empresas; saiba em quais quesitos a foodtech mais evoluiu e o que fez para chegar lá.

Merco mostra reconhecimento do mercado dessas áreas como pontos fortes da foodtech, ao lado de direção, estratégia e inovação.

Em março de 2022, o iFood recebeu uma ótima notícia. A foodtech subiu 17 posições e ficou em 18o lugar no ranking Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa), que mede a reputação de cem companhias brasileiras —em 2020, a empresa havia ficado em 35o. Entre as empresas de comércio eletrônico, o iFood galgou uma posição e em 2021 foi a segunda mais bem avaliada na lista.Esse índice classifica as empresas a partir de pesquisas feitas com diretores de grandes companhias, jornalistas, consumidores e catedráticos de universidades, entre outros profissionais. Eles avaliam o desempenho das candidatas nos quesitos de resultados econômicos financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética e responsabilidade corporativa, dimensão internacional da empresa e inovação.

O avanço do iFood no ranking da Merco se deu especialmente pela melhora na avaliação feita por jornalistas, que levou a um ganho de 41 posições entre 2020 e 2021 e posicionou a foodtech em primeiro lugar em reputação em seu setor de atuação. A subida no ranking também foi puxada pelas boas análises feitas por representantes de governos, associações de consumidores e gestores de redes sociais.

“A comunicação baseada na veracidade passou a valer muito em termos de reputação. Na pandemia, a liderança entendeu a importância de nos comunicarmos bem para que todos entendam o que fazemos, porque nosso negócio é novo, disruptivo”, explica Manuela Cherobim, gerente de Relações Públicas do iFood. “Foram muitas horas de conversa com jornalistas, por exemplo, para explicar como operamos. O resultado da Merco é fruto de todo esse trabalho.”

Segundo os critérios do ranking, o maior reconhecimento global da reputação do iFood se deu nas áreas de comunicação, direção e gestão, estratégia, meio ambiente, social e inovação. “Quando a comunicação senta à mesa com a alta liderança e passa a fazer parte da estratégia global da empresa, o iFood atinge outro patamar”, comenta Manuela.

Em relação à média das companhias avaliadas pelo índice Merco, a inovação, a dimensão internacional e a qualidade da oferta comercial se destacaram entre os pontos fortes da foodtech. Em relação a outras empresas do seu setor, o iFood pontuou bem também em ética e responsabilidade corporativa.

Já na pesquisa feita com consumidores —o ranking Merco Consumo—, os quesitos mais bem avaliados por esse público foram a qualidade da oferta, a inovação, a trajetória do iFood e sua qualidade/preço.

Quanto à evolução do iFood entre 2020 e 2021 nas diferentes dimensões avaliadas no ranking, o maior crescimento de um ano para o outro se deu nas áreas de meio ambiente, social e governança corporativa.

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