iFood investe no ensino de tecnologia em projeto inovador no Rio

Parceria com a Secretaria Municipal da Educação vai equipar o novo Ginásio Experimental Tecnológico

O Rio de Janeiro inaugurou, em 23 de março, a nova Escola Municipal Elza Soares, que conta com seu primeiro Ginásio Experimental Tecnológico (ou GET), focado no uso da tecnologia na educação e que aplica um método de ensino que incentiva os estudantes a traçar a sua jornada de aprendizado.

“Estamos inaugurando a escola pública mais inovadora do país”, afirmou o secretário municipal do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, na cerimônia de inauguração. “Os GETs são centrados na metodologia STEAM, que reúne diferentes áreas do conhecimento, e colocam o aluno como protagonista do seu processo educacional. Precisamos inovar na educação, e o GET inaugura essa etapa na nossa rede.”

Apoiando essa iniciativa, o iFood investiu na compra de equipamentos e mobiliário que serão usados para equipar três salas de três escolas com tecnologias que apoiem os projetos desenvolvidos pelos estudantes, como impressoras 3D e ferramentas que incentivem a cultura maker, na qual os alunos aprendem colocando a mão na massa.

“Os GETs são espaços onde os alunos têm contato com a tecnologia e com atividades que estimulam o raciocínio lógico e o pensamento computacional. Sabemos que na rede pública existe um desafio de equipar as escolas, por isso queremos contribuir para acelerar iniciativas que despertem o interesse dos jovens pela tecnologia e os preparem para as profissões do futuro”, comenta Luanna Luna, gerente de impacto social no iFood.

Esse será o primeiro Ginásio com foco no uso da tecnologia, e inicialmente atenderá a 200 alunos do ensino fundamental. Nesse novo modelo, o conteúdo didático é abordado a partir de necessidades reais, vividas e trazidas pelos alunos de maneira colaborativa.

A previsão da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro é implantar os GETs em 22 escolas públicas da cidade e beneficiar 297 mil pessoas até 2024, entre alunos e professores do Ensino Médio.

“O Rio tem um projeto ambicioso de criar mais GETs, que vão servir como um suporte para as redes e comunidades que estão no entorno desses ginásios”, comenta Luanna. “Como a cidade tem o maior número de escolas do ensino fundamental do Brasil, entendemos que esse seria um investimento que pode causar um grande impacto.”

Compromisso do iFood com educação

A iniciativa da secretaria faz parte do projeto Educação para o Século XXI, que busca desenvolver novos formatos e currículos em STEAM (sigla, em inglês, para as disciplinas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática).

Os Ginásios Experimentais foram criados no Rio de Janeiro em 2011 para incentivar os jovens a escolher a trilha de ensino mais adequada a suas aptidões e ao projeto de vida que constroem visando a desenvolver seu potencial.

O investimento nos Ginásios Experimentais Tecnológicos está alinhado com o compromisso do iFood de impactar, até 2025, 5 milhões de estudantes e professores da rede pública, incentivando o acesso e o uso de tecnologia na educação básica.

Um exemplo é o programa Meu Diploma do Ensino Médio, que ofereceu aos entregadores parceiros 2.000 bolsas de estudo para fazer o curso preparatório para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2022 e receber o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Outro é o apoio à Fundação 1Bi para o desenvolvimento do AprendiZAP, uma ferramenta gratuita de reforço escolar no WhatsApp que já foi usada por cerca de 300 mil alunos e professores (também disponível para os entregadores).

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