Quanto cresce o uso de apps de delivery de comida no mundo?

Nova pesquisa mostra quanto cresce o uso de aplicativos de delivery e outros serviços de alimentação no mundo —confira os principais resultados.

Relatório traz novos dados sobre aumento da demanda por entregas, especialmente as ultrarrápidas

O iFood é o aplicativo mais usado pelos brasileiros na categoria de alimentos e de bebidas —e o sexto em todo o mundo, aponta o relatório State of Food and Drink on Mobile 2022, levando em conta o número de usuários ativos mensais (MAU) dessas plataformas digitais.

Em todo o período avaliado (de janeiro de 2021 a março de 2022), o iFood aparece em primeiro lugar em número de usuários mensais ativos no Brasil. O relatório foi elaborado pela data.ai, uma plataforma de inteligência artificial que reúne dados de consumo e estimativas dos principais mercados do mundo.

Só no primeiro trimestre de 2022, o levantamento mostra que as pessoas passaram mais tempo usando apps da área de alimentos e bebidas do que no mesmo período de 2021 —especialmente quem vive no Brasil. No mundo todo, o crescimento do tempo de uso desses apps foi de 65% (somando 5,5 bilhões de horas), e por aqui foi de 380%.

O segmento de apps de delivery de refeições segue sendo o maior em alimentos e bebidas, mas teve um crescimento moderado: aumento de 5% no número de downloads e de 28% nas sessões, o que indica alta demanda de quem já usa esses aplicativos com frequência. “A entrega de supermercado tornou-se cada vez mais importante como um setor de alto crescimento em downloads e uso”, aponta o documento. 

Tendências em apps de alimentos e bebidas

Já os aplicativos de entrega ultrarrápida se destacaram pela velocidade de expansão: 266% em número de downloads e 213% no número de sessões durante o período analisado. Segundo o relatório, conveniência, comida barata e atendimento ágil estão alimentando a demanda em subgêneros de alto crescimento. “Há pouca dúvida de onde o crescimento do ‘unicórnio‘ está acontecendo no mercado: entrega ultrarrápida em 30 minutos”, conclui o relatório.

O State of Food and Drink on Mobile também indicou algumas tendências que apontam para o futuro dos apps de alimentos e de bebidas. Uma delas é a nova onda de interesse em sustentabilidade e compartilhamento de alimentos. 

Um exemplo citado foi o do app indiano UrbanKisaan, o primeiro a conectar as pessoas aos agricultores no país, que teve aumento de 391% no número de downloads entre o primeiro trimestre de 2021 e o de 2022.

Em alta também está a preocupação em usar a tecnologia para evitar o desperdício (como nos casos de apps que permitem às pessoas comprar, com desconto, alimentos que não foram vendidos por mercados e restaurantes).

Leia também

Datafolha: iFood é eleito melhor app de delivery de comida

iFood é eleito a marca mais amada pelos brasileiros

Top 5: quais são as pizzas mais pedidas no iFood?

iFood é o aplicativo de entrega favorito dos gamers

Em 2022 iFood já vendeu mais de 45 milhões de hambúrgueres

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas