Startups: 4 vantagens de participar do ecossistema do iFood

Desde maio de 2021, o iFood Labs já realizou mais de 470 conexões entre startups e investidores, hubs, aceleradoras e universidades

Consolidar uma empresa no mercado requer planejamento, paciência e investimentos para ultrapassar a fase conhecida como “Vale da Morte”, que corresponde ao período antes de um negócio atingir o break even point, ou ponto de equilíbrio. Por isso, é fundamental que os empreendedores estejam atentos e observem tendências de mercado, inovações e também oportunidades. 

Um estudo da Fundação Dom Cabral mostrou que 25% das startups brasileiras encerram suas atividades em menos de um ano de existência —e 50% em até 4 anos. Fazer parte de um ecossistema, por meio de aceleradoras, incubadoras ou parques tecnológicos, é um fator determinante para a  sobrevivência desses novos negócios.

Para ajudar nessa jornada empreendedora, apresentamos a seguir algumas vantagens de fazer parte do ecossistema iFood. Entre elas estão a agregação de valor e conhecimento para as startups a respeito de diversos serviços, produtos e atividades intrínsecas da supply chain

Só esse  já seria um grande benefício para as startups, mas existem pelo menos outras quatro vantagens de participar do ecossistema iFood. Confira: 

Ampliação do mercado

Participar de um projeto de Inovação Aberta com o iFood traz visibilidade e oportunidades para expandir os negócios. A startup será inserida no ecossistema iFood, que conta com uma grande supply chain, e terá a chance de se conectar com distribuidores, fornecedores, consumidores e fabricantes.

Além do delivery de comida, o iFood já atua com supermercados, pet shops, farmácias e testa modelos de entregas B2B. Ou seja, uma solução pode fazer a diferença para mais de 300 mil estabelecimentos e chegar a 1.700 cidades brasileiras.

Possibilidade de testar suas soluções

Se a sua startup já tem um MVP (Minimum Viable Product ou, em português, “produto mínimo viável”) com funcionalidades básicas validadas, no ecossistema iFood você terá a oportunidade de testá-lo e aplicá-lo. O objetivo é aperfeiçoar as soluções, implementá-las e agregar valor, testando-as dentro e fora de casa.   

Os empreendedores ainda aprendem a seguir métodos e ter comprometimento e foco para cocriar novos produtos e serviços, analisando a concorrência e observando tendências. 

Investimentos

O iFood tem um papel importante na aceleração de novos negócios que têm seu potencial reconhecido. Desde maio de 2021, o iFood Labs já realizou mais de 470 conexões entre startups e investidores, hubs, aceleradoras e universidades. Também já promoveu 48 testes, gerou 30 novos negócios e realizou 7 investimentos. 

Um dos investimentos mais recentes, por exemplo, foi na startup Anota AI, que automatiza pedidos para restaurantes com o uso de inteligência artificial em aplicativos de mensagens. Com o investimento do iFood, a startup aumentou sua base de clientes de 6 mil para 20 mil, além de ter ampliado o quadro de colaboradores em 25%. 

Conexões e oportunidades

Estabelecer relacionamento com startups já é uma marca do iFood Labs e todos os envolvidos saem ganhando, pois aprendem uns com os outros. Esse movimento oferece a oportunidade de as empresas reverem suas próprias práticas para evoluir sempre. 

As parcerias do iFood também são importantes tanto para o desenvolvimento das startups como para melhorar a experiência do público e de todos os fornecedores envolvidos nessa cadeia. São conexões e investimentos em IA, sistemas, deliverys e soluções para entregas, entre outras.  

iFood: faça parte do ecossistema 

Agora que você sabe quais as principais vantagens do ecossistema iFood, venha fazer parte. Para ter acesso a oportunidades e destacar sua empresa nesse hub de inovações para a cadeia de supply chain, você pode mandar um pitch para o iFood Labs. 

O iFood Labs busca soluções em Logística, Retail, Martechs, Foodtechs e mais. As parcerias para uso do Robô ADA em shoppings, das entregas por drones e a popularização da moto elétrica estão no rol de parcerias do iFood que deram certo. 

Quem sabe a sua solução não é a próxima a fazer parte do nosso dia a dia? Inscreva sua inovação na nossa página! 

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