iFood e Suzano adotam embalagem sem plástico no Rock in Rio

Conheça a Embalagem do Futuro, feita de papel e resina biodegradável, que será usada na praça de alimentação do festival

Em 2022, o iFood será, pela primeira vez, o delivery oficial do Rock in Rio Brasil, maior festival de música do mundo, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 2 e 11 de setembro. E quem for recarregar as baterias na área de alimentação do evento, a Gourmet Square, vai topar com outra novidade: os alimentos serão acomodados nas Embalagens do Futuro, feitas com papel reciclável.

A nova embalagem, 100% nacional e livre de plástico, foi desenvolvida em parceria com a Suzano, que é parceira oficial de sustentabilidade do Rock in Rio, especialmente para o festival. O papel é feito de fibras virgens vindas de florestas renováveis de eucalipto e revestido com uma resina biodegradável à base de água. 

Essa é mais uma das iniciativas do iFood Regenera, programa de metas ambientais do iFood, que busca zerar a poluição plástica nas operações de delivery e neutralizar a emissão de carbono até 2025. Mais de 230 mil dessas embalagens sustentáveis serão usadas no Rock in Rio —e a vida útil delas não vai acabar na lata de lixo. 

Alinhados com os princípios da economia circular, o iFood e a Suzano vão garantir que todas as embalagens recolhidas após o uso sejam destinadas para a reciclagem para serem reutilizadas como matéria-prima de novos produtos. 

“O Rock in Rio é o palco ideal para estimular, com diferentes públicos, a importância da circularidade, da redução do uso do plástico e de um consumo cada vez mais consciente”, comenta André Borges, head de sustentabilidade do iFood.

E, segundo André, pode ser um ponto de partida para adotar a Embalagem do Futuro também nas entregas dos pedidos feitos no app. “Estamos destinando 61 mil unidades para alguns restaurantes que estarão no festival. A intenção é que o projeto ganhe a aderência dos  restaurantes parceiros para ampliar o uso de embalagens sustentáveis no delivery”, diz André.

Menos plástico no delivery

As novas embalagens nasceram da vontade de oferecer alternativas ao plástico que fossem, ao mesmo tempo, sustentáveis e viáveis para uso em grande escala no delivery de comida. Em 2021, o iFood e a Suzano lançaram o Desafio Embalagem do Futuro, cuja proposta era criar uma embalagem de papel, livre de plástico, para de PF (ou Prato Feito).

No app do iFood, os clientes já podem reduzir o consumo de plástico, dispensando o envio de itens feitos com o material, como talheres, canudos e copos de uso único. Em parceria com os 160 mil restaurantes que fazem parte do programa Amigos da Natureza, mais de 200 milhões de pedidos já foram enviados sem esses plásticos.“Além disso, investimos em projetos de reciclagem para atingir nosso compromisso de zerar a poluição plástica das nossas operações em 2025”, completa André.

A ação no Rock in Rio também reforça o compromisso da Suzano em oferecer, até 2030, 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, desenvolvidos a partir da biomassa de eucalipto, para substituir plásticos e outros derivados do petróleo.

“A Suzano está no Rock in Rio para provocar os consumidores a refletir sobre a importância das suas escolhas e reforçar o protagonismo de cada um na construção de um futuro sustentável”, diz Fabio Almeida, diretor executivo da Unidade de Papel e Embalagem da Suzano.

Para incentivar a destinação correta das embalagens de papel, a Suzano vai instalar seis máquinas de coleta na Cidade do Rock, todas com telas touch screen indicando o passo a passo para fazer o descarte e ganhar brindes exclusivos. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas