Pacto Global: entenda seu impacto para as empresas brasileiras

O Pacto Global é a principal iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, reunindo países em torno de temas importantes, como direitos humanos, meio ambiente e trabalho. Veja neste guia o conceito de Pacto Global, qual sua importância para o desenvolvimento, como surgiu, seus princípios, quais países fazem parte e os resultados para empresas brasileiras.

O Pacto Global é a principal iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, reunindo países em torno de temas importantes, como direitos humanos, meio ambiente e trabalho. 

Portanto, veja neste guia o conceito de Pacto Global, qual sua importância para o desenvolvimento, como surgiu, seus princípios, quais países fazem parte e os resultados para empresas brasileiras.  

O que é Pacto Global?

Pacto Global é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para que empresas do mundo todo  trabalhem em prol da sustentabilidade, inclusão e uma sociedade melhor. 

Assim, Lançado em 2000, ele dá a direção às organizações alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. 

Dessa forma, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e conta com 15 mil membros, entre empresas e organizações e outros membros, espalhados por 160 países. 

Como surgiu o Pacto Global?

Primeiramente, ele surgiu da necessidade de aproximar o setor privado da agenda de desenvolvimento da ONU para que a sociedade como um todo  fosse beneficiada. 

Além disso, a necessidade de adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos na prática e gestão de negócios também está na origem do tratado. 

Por fim, o Pacto foi anunciado em 31 de janeiro de 1999 pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, no Fórum Econômico Mundial e lançado oficialmente em 26 de janeiro de 2000.

Qual é o objetivo do Pacto Global?

Seu objetivo, portanto, é propor um diálogo entre empresas, organizações não governamentais e a ONU para o desenvolvimento de um mercado sustentável e inclusivo.

Para cumprir as metas do Pacto Global, as empresas devem estar alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram a Agenda 2030.

Assim, os 17 objetivos são: 

  1. Erradicação da pobreza;
  2. Fome zero e agricultura sustentável;
  3. Saúde e bem estar;
  4. Educação de qualidade;
  5. Igualdade de gênero;
  6. Água potável e saneamento;
  7. Energia acessível e limpa;
  8. Trabalho decente e crescimento econômico; 
  9. Indústria, inovação e infraestrutura;
  10. Redução das desigualdades;
  11. Cidades e comunidades sustentáveis; 
  12. Consumo e produção responsáveis; 
  13. Ação contra mudança global do clima
  14. Vida na água;
  15. Vida terrestre; 
  16. Paz, justiça e instituições eficazes;
  17. Parcerias e meios de implementação.  

Importância do Pacto Global

A importância do Pacto Global para os países, empresas e a sociedade é imensa no sentido de que todos ganhem com a adesão aos princípios e objetivos estabelecidos. 

Economias estáveis e trabalhadores satisfeitos, qualificados e saudáveis são os ingredientes para o sucesso corporativo e organizacional, e, consequentemente, para uma sociedade mais justa. 


Além disso, outro ponto importante na sua adesão é que empresas mais sustentáveis e responsáveis ganham maior confiança em suas marcas e apoio de investidores. 

Princípios do Pacto Global

O Pacto Global defende 10 princípios universais que estão alinhados com a Declaração Universal de Direitos Humanos e também com a  Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho. 

As empresas e organizações participantes do tratado estão comprometidas a seguir esses princípios em suas operações, rotinas de trabalho e agenda. 

Assim, veja abaixo quais são os 10 princípios preconizados do pacto:

Direitos Humanos

Apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos e não participar de nenhuma forma da violação deles. 

Trabalho

Apoiar liberdade de associação e reconhecer o direito à negociação coletiva; eliminar todo trabalho forçado; abolir o trabalho infantil e a discriminação no emprego. 

Meio ambiente

Ter iniciativas de responsabilidade ambiental; apoiar prevenção de desafios ambientais; incentivar o desenvolvimento de tecnologias ambientalmente corretas e amigáveis. 

Anticorrupção 

Combater todas as formas de corrupção, incluindo extorsão e propina. 

Quem faz parte do Pacto Global?

Fazem parte do Pacto Global 12 mil empresas e 3 mil membros ativos sem vínculo com empresas, distribuídos em cerca de 70 redes locais de 160 países. 

As empresas são dos mais diversos setores da economia como automóveis e peças, bancos, seguros, viagem e lazer, comida e bebida, serviços financeiros, tecnologia e utilidade pública. 

Pacto global empresas brasileiras

Mais de 1500 empresas brasileiras de diversos setores da economia fazem parte da Rede Brasil do Pacto Global (RBPG), a terceira maior do mundo. 

Segundo a revista Época Negócios, ele é a principal iniciativa de sustentabilidade corporativa do País de acordo com as empresas signatárias. 

Entre as empresas estão: iFood, Nestlé Brasil, Fazenda Futuro, Camil, Lojas Marisa, Unilever Porto Seguro, Getnet Brasil, Locaweb, Comgás, Claro, CVC, Grupo Boticário, entre outras.  

O que diz o último relatório do Pacto Global?

Segundo o Relatório de Desenvolvimento Sustentável 2020, de maneira geral, os países têm apresentado progresso em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Os três países que mais tiveram progresso em relação aos ODS foram Costa do Marfim, Burkina Faso e Camboja. Os que menos tiveram foram Venezuela, Congo e Zimbabwe. 

Suécia, Finlândia e Dinamarca ocupam, respectivamente, as três primeiras posições no ranking de ODS 2020. O Brasil ocupa a posição 53, com 72.7 pontos. 

Quais os resultados do Brasil frente ao Pacto Global?

A RBPG ganhou visibilidade com o movimento #AceitaEstaCaneta pela mobilização de líderes corporativos para assinatura de compromisso contra o aquecimento global. 

Desta forma, a RBPG contribui cada vez mais com as 17 metas propostas pela Agenda 2030, de acordo com informações do Relatório Anual 2019 da Rede Brasil do Pacto. 

A campanha de 2019 ajudou a aumentar em 50% o volume de seguidores nas redes sociais, como Instagram, Facebook, Linkedin e da Rede Brasil do Pacto Global. 

Além disso, 100 representantes de empresas participantes da RBPG estiveram nos principais eventos de sustentabilidade do mundo.  

Pacto Global e governança corporativa: qual a relação?

Facilitar um ambiente de inovação, atrair investidores, estar alinhado com uma agenda global, ampliar a transparência e melhorar a comunicação dos impactos estão relacionados à governança corporativa das empresas que participam do Pacto Global. 

Nesse sentido, como signatário deste tratado, o iFood reafirma o compromisso de alinhar suas estratégias e operações nas áreas de sustentabilidade, educação e inclusão social. 

Para as empresas fazer parte do Pacto Global significa: 

  • Crescimento da confiança na empresa por meio do compromisso com a sustentabilidade; 
  • Alinhamento  à natureza universal dos princípios preconizados; 
  • Promoção à sustentabilidade dentro da empresa. 
Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas