Como o iFood incentiva entregadores a concluir o ensino médio

Conheça a história do programa Meu Diploma do Ensino Médio, que teve adesão de mais de 5 mil entregadores e entregadoras

O Brasil vive um grande desafio no campo da educação: mais da metade das pessoas que têm mais de 25 anos não completou o Ensino Médio —são quase 70 milhões de brasileiros, de acordo com os dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Entre os entregadores e as entregadoras cadastrados no iFood, 28% não concluíram essa etapa de formação escolar, aponta uma pesquisa feita pela empresa em 2022. No entanto, no mesmo levantamento, a maioria deles disse que gostaria de ter o diploma do Ensino Médio.

Pensando em como atender a essa demanda, o iFood lançou o programa Meu Diploma do Ensino Médio em dezembro de 2021 —uma ação em sintonia com seu compromisso de impactar 5 milhões de pessoas incentivando a educação básica até 2025.

Em parceria com a Descomplica (especialista em educação online), a empresa passou a oferecer bolsas de estudos para os entregadores e as entregadoras se prepararem para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) de 2022. Esse teste dá direito ao certificado de conclusão (ou diploma) do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Inicialmente, o programa ofereceu 2.000 bolsas de estudo para o curso preparatório online para fazer o Encceja. Mas a iniciativa fez tanto sucesso entre os entregadores e as entregadoras que foi ampliada. De saída, mais de 6 mil pessoas se candidataram para ganhar a bolsa na primeira etapa de inscrições para o Meu Diploma do Ensino Médio —a maioria (44%) na faixa de 21 a 29 anos. 

Em maio de 2022, o iFood ampliou a iniciativa e passou a oferecer, em parceria com a Termine Seus Estudos, bolsa a todos os entregadores e entregadoras que se inscreveram para fazer o Encceja. Resultado: 5.518 pessoas se inscreveram e começaram a se preparar para a prova, realizada no dia 28 de agosto.

“Ter o diploma é importante para abrir novas oportunidades,  além  de representar mais dignidade, aumentar a autoestima e viabilizar o sonho dos que desejam fazer curso universitário ”, diz Luanna Luna, gerente de educação do iFood. “O iFood enxerga que o diploma resgata a confiança e o interesse por essa jornada de conhecimento.”

Motivação para fazer faculdade

Entre as motivações para fazer a prova, os entregadores mencionaram a vontade de voltar aos estudos, principalmente para fazer faculdade e ter novas possibilidades de atuação profissional. A entregadora Elaine Zulato, por exemplo, aproveitou a oportunidade para voltar aos estudos aos 55 anos de idade e finalmente obter seu diploma. 

“Sempre tive vontade de terminar o ensino médio para dar continuidade aos meus estudos e fazer uma faculdade. Quando apareceu a mensagem no app dos entregadores eu falei: ‘vou tentar’”, conta. Seu sonho? Fazer uma faculdade. “Gosto muito da área de design de interiores e de enfermagem. Sou bem eclética”, diz. “Para mim é um orgulho estar com essa idade e voltar a estudar.”

Seu colega Marcelo Andrade, de 48 anos, também retomou os estudos para fazer a prova do Encceja.  Ele conta que estudou até a “antiga sexta série do primário” porque seus pais tiveram dificuldades em bancar os estudos dos filhos. “Quero tirar o diploma do Ensino Médio para chegar ao ensino superior”, explica ele —seu sonho é se formar em Direito. 

Raio-X: Meu Diploma do Ensino Médio

O que é: bolsas para curso 100% online de preparação para a prova do Encceja, que dá certificado de conclusão do Ensino Médio

Quem pode participar: entregadores e entregadoras cadastrados no aplicativo do iFood, maiores de 18 anos, sem ensino médio

Mais informações: no site do iFood Decola

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas