Empresas com ESG conquistam crédito e visibilidade no mercado

Tanto consumidores como investidores têm valorizado iniciativas em favor do meio ambiente, da transparência e de causas sociais

As empresas que adotam o ESG vêm ganhando destaque em um mundo que está em transformação. Isso porque os negócios precisam acompanhar a busca por uma sociedade mais justa e a preservação do meio ambiente.

Mas o que é o ESG nas empresas? Por trás da sigla estão iniciativas concretas para a proteção ambiental e a diminuição das desigualdades sociais. Isso significa que as empresas buscam atuar de maneira ética para atingir seus objetivos e realizar suas estratégias.

A sigla ESG se refere, em inglês, a Environmental, Social and Governance, ou, em tradução para o português, meio ambiente, social e governança. São os três pilares dessa orientação.

Assim, o termo surgiu em 2005, em um relatório realizado por instituições financeiras a convite da ONU (Organização das Nações Unidas) intitulado “Who cares wins” (Ganha quem se importa, em tradução livre).

O que significa ESG nas empresas

O ESG nas empresas, então, não visa somente aos resultados financeiros: eles devem ser obtidos por meio de boas práticas de responsabilidade socioambiental e de governança.

Dessa forma, em relação ao meio ambiente, são exemplos de ESG nas empresas a diminuição na emissão de poluentes nas operações, o uso racional de insumos como água e energia e a destinação adequada e sustentável de resíduos.

No que diz respeito ao “S” da sigla, o perfil das empresas com o foco no ESG prevê diretrizes como diversidade étnica, cultural, racial e de gênero no quadro de colaboradores e o apoio e financiamento a projetos sociais.

Por sua vez, o eixo da governança abrange aspectos ligados à transparência dos dados fiscais e a políticas de combate à corrupção e de enfrentamento corporativo a preconceitos como racismo, sexismo e etarismo.

Empresas ESG Brasil: conheça as principais do mercado

Uma das vantagens do ESG nas empresas está na boa reputação que conquistam perante consumidores e investidores, entre outros stakeholders. Esse termo que define os indivíduos e as organizações impactadas por uma empresa.

O próprio mercado financeiro criou índices para mensurar a performance das empresas em relação aos princípios ESG. A B3, a Bolsa de valores brasileira sediada em São Paulo, estabeleceu indexadores para orientar quem quer investir em corporações alinhadas com boas práticas socioambientais e de governança.

O Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa) divulgou em maio seu ranking com as 100 empresas que mais se destacam em ESG no Brasil. Natura, Grupo Boticário, Ambev, Magazine Luiza e Avon encabeçam a lista.

O iFood é uma das empresas ESG do Brasil?

Sim: em 2021, o iFood se tornou a primeira empresa brasileira de tecnologia especializada em delivery a assinar o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), a maior iniciativa corporativa pelo desenvolvimento sustentável do mundo.

Além disso, a empresa tem compromissos públicos tanto no campo social como no ambiental. Até 2023, as metas do iFood são ter 50% de mulheres na liderança e 35% na alta liderança, 30% de pessoas negras na liderança e 40% de pessoas negras no quadro de funcionários.

No campo ambiental, a missão do iFood Regenera é reduzir o impacto da operação de delivery sobre o meio ambiente cumprindo duas metas até 2025.

  1. zerar a poluição plástica causada no delivery
  2. ter ao menos 50% de modais não poluentes para fazer as entregas.

Dicas de como identificar empresas ESG

Primeiramente, existem muitas vias de informação para identificar o ESG nas empresas.

As próprias companhias publicam anualmente relatórios de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. Esses documentos são padronizados pelo modelo GRI (Global Reporting Initiative) e apresentam informações sobre os impactos causados por toda a cadeia produtiva da empresa.

Índices e certificações também sinalizam o comprometimento das empresas com causas sociais, ambientais e de governança. O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 é um deles.

Entre as certificações, uma das mais conceituadas é a do Sistema B, uma chancela do laboratório americano B-Lab, organização sem fins lucrativos que audita empresas em relação a práticas com o meio ambiente, os colaboradores, os clientes e a comunidade, bem como procedimentos de governança corporativa.

Práticas ESG do iFood para conhecer

O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do mundo. Assim, a empresa tem atuado em frentes como segurança alimentar, inclusão, meio ambiente e educação.

Um dos seus objetivos é formar e empregar 25 mil pessoas de baixa renda em tecnologia até 2025.

Outra de suas metas é a de tornar-se uma empresa neutra na emissão de carbono até 2025. Para atingir esse resultado, criou o programa iFood Regenera.

E, falando em governança, em 2022 o iFood publicou seu primeiro relatório de ESG, que destaca os principais avanços dos compromissos públicos da empresa em educação, meio ambiente e inclusão. E esse documento está disponível para o público em PDF, nas versões completa e resumida.

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